domingo, 13 de setembro de 2009

ANTES DA PLATAFORMA, A PRESTAÇÃO DE CONTAS

Diante da quantidade de ilustres rubro-negros , considerados “ pesos-pesados” na política do Mengão, eu, humildemente, para formação de Juízo de quem na verdade representa tudo o que nós pretendemos para tornar o nosso clube viável, acho que
PRELIMINARMENTE
Os candidatos deveriam apresentar suas prestações de contas , no caso de terem atuado direta ou indiretamente na política e gestão do clube nos últimos 10 ( dez anos), período em que o clube navegou no mar da falência e se tornou TERRA ARRAZADA.

Quem ajudou a falir o clube?
Quem tornou a terra num deserto?
Quais os gestores que encaminharam os planos estratégicos que nos levaram a esta situação?
Quem pode trabalhar e colocar suas idéias em prática , ou se foi minado, solapado, por algum opositor político?
Se o foi, QUEM AGIU ASSIM?

IA AGUARDAR ATÉ O DIA 30 DE SETEMBRO DE 2009 PARA FAZER ESTA ANÁLISE, COM AS CHAPAS OFICIAIS JÁ INSCRITAS, MAS DIANTE DOS DEZESSETE DIAS QUE RESTAM PARA TAL DATA LIMITE, ACHO QUE POUCO VAI MUDAR.
Com isto, eu espero ser auxiliado por nossos butequeiros ( e ilustres visitantes ) na análise, visão e opiniões pessoais sobre o que eu comentar e o que eles pensam......
Nosso LEMA NO BUTTECO: “ DISCORDAR , PODE! OFENDER NUNCA!”

Claro que o o dirigente que prejudicou, prejudica de qualquer maneira a imagem e o patrimônio do clube , não será poupado das críticas.... Quem dera que pudéssemos fazê-los repor o que tiraram ou causaram de prejuízo financeiro e moral a instituição.... Mas só a história poderá levar seus nomes para o devido lugar: O OPRÓBIO E O OSTRACISMO , ALÉM DA REPULSA E AVERSÃO DOS VERDADEIROS FLAMENGUISTAS, POIS NÃO HÁ LUGAR PARA JUDAS, TRAÍRAS, SENHORES FEUDAIS E PRINCIPALMENTE APROVEITADORES , NOS QUADROS DO FLAMENGO!

VAMOS AOS CANDIDATOS E AS SUAS ATUAÇÕES NO ÚLTIMO DECÊNIO A FRENTE/AO LADO DAS DIRETORIAS:

1) Delair Dumbrosck
Delair Dumbrosck tem 60 anos de idade e mais de 30 anos de vida associativa na Gávea. No clube foi diretor geral do esporte amador em 85/86, vice presidente interino de esporte amador em 86, vice presidente do conselho fiscal para o biênio 87/88. Ainda foi eleito presidente do conselho fiscal do clube em 2001 durante a gestão de Edmundo Santos Silva, fazendo oposição a presidência. Como presidente do conselho fiscal rejeitou o balanço patrimonial de 2000 do flamengo apontando irregularidades na prestação de contas do clube, e perante a CPI do futebol solicitou que se fizesse uma auditoria nas contas do clube para apurar as irregularidades. No período seguinte Delair esteve afastado do clube por motivos políticos, pois em 2003 foi derrotado por uma pequena margem por Marcio Braga nas eleições para presidente do clube. Em 2006 Delair chegou a lançar candidatura a presidência do clube, porém a retirou para formar chapa com o antigo opositor Marcio Braga, na época ele disse que não passava na oposição para a situação, pois não fazia parte da oposição raivosa. Assim Delair voltou ao clube como vice-presidente do flamengo para o triênio 2006/2009.
Em 2009 por motivos de saúde o presidente Marcio Braga se licenciou do cargo, e Delair Dumbrosck assumiu o clube interinamente, e esse tempo se alongou devido à suspensão que o TJD do RJ imputou a Marcio Braga. Durante esse ano Delair como presidente interino vem tentando, como disse no programa arena Sportv, oxigenar as contas do clube. Segundo o presidente interino a folha salarial do clube vem baixando, o clube vem buscando dinheiro novo a cada dia e vem negociando para retirar as penhoras das receitas do clube. Para isso o clube recontratou Petkovit sem a participação do futebol o que gerou mal estar entre o vice de futebol Kleber Leite e a presidência do clube, com isso Delair foi afastado por alguns dias da presidência. O presidente interino se defende dizendo que a negociação com o atleta foi feita de forma transparente e que o departamento de futebol sabia da situação desde o inicio das negociações. Ainda na tentativa de oxigenar as contas do clube Delair negociou o parcelamento das dividas com uma empresa de segurança. Recentemente Delair foi indiciado pelo conselho deliberativo do Flamengo por um contrato com uma empresa de gerenciamento de bilheteria, que segundo a denúncia serviria para antecipar receitas dos próximos anos, que só é permitido se aprovado pelo conselho deliberativo do clube.
Em sua pequena gestão, o clube foi campeão carioca de futebol e campeão da liga sul-americana de basquete e do NBB em 2009. Alem dos campeonatos em sua administração foi reformado o vestiário dos atletas de futebol, foi reformado o campo da gávea e foi montada a nova sala de musculação do CT de Vargem Grande.
Delair Dumbrosck é formado em contabilidade e economia, e tem curso de extensão na Escola Superior de Guerra. Atualmente, além de vice-presidente do Flamengo é presidente da câmera comunitária da Barra da Tijuca, e é registrado como corretor de imóveis.

2)PATRICIA AMORIM-

Nascida no Rio de Janeiro em 13 de fevereiro de 1969, começou a carreira aos 3 anos de idade, passou pelo Botafogo e aos 5 anos Patrícia Amorim surpreendeu a todos quando conseguiu nadar da Praia do Flamengo até a Praia Vermelha.
Patrícia logo chegou às piscinas do Flamengo na Gávea, onde atingiu seu ápice.
Após terminar sua carreira na natação, Patrícia permanece no clube até hoje, onde coordena a equipe de esportes do clube. Patrícia também marcou a história da natação brasileira a ser a primeira atleta do esporte a conseguir um patrocinador.
Foi eleita em 2000 com 24.651 votos para a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro com o lema de defender os interesses do esporte.
Patrícia Amorim voltou ao Clube como Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo, onde ficou até o início de 2009.

O momento delicado pelo qual passam as modalidades olímpicas do Flamengo deflagrou não só uma tentativa de clubes formadores de atletas se organizarem para buscar recursos públicos. Fez também com que Patrícia Amorim, vice de esportes olímpicos, começasse a amadurecer a idéia de se candidatar à presidência, este ano. Na tentativa de captar recursos para não deixar morrer a tradição de formação do clube, ela entrou em contato com empresas e ex-atletas da Gávea. Entre os procurados estão a ex-ginasta Luisa Parente e o ex-judoca Frederico Flexa, que podem vir a formar uma chapa. Sempre que pode, ela conversa também com Junior. "Tenho quatro filhos e ainda estou pensando. Mas é importante trazer pessoas boas, ex-atletas para o Flamengo, porque há feudos se perpetuando. Não ligo para essa coisa de ser a primeira mulher presidente, mas para a necessidade de mudanças. Sei que posso não ser a melhor, mas também sei que não serei a pior opção entre os candidatos. A gente tem que estar na briga para marcar posição", disse, lembrando que os outros pré-candidatos devem ser Delair Dumbrowski, Hélio Ferraz e Kléber Leite. Esta semana, Patrícia reuniu os ginastas para saber se gostariam de ficar no clube e o que era necessário para isso. Três alternativas para manter as modalidades, mesmo com o corte de 20% no orçamento, foram entregues, assim como a planilha com todos os atrasados. O projeto para se beneficiar da lei de incentivo fiscal também será encaminhado ao Ministério, e a idéia é ter aprovação para captar R$ 8 milhões para oito esportes. Por mês, a ginástica necessita de R$ 80 mil. "Os clubes estão agonizando e é preciso equilibrar as coisas. Se existe a proposta de ser uma sede olímpica, uma potência esportiva, a gente deve investir nisso. Acho que se as confederações pagassem o salário dos atletas quando estivessem servindo à Seleção também nos aliviaria", disse.

3)Plinio Serpa Pinto

Plínio Serpa Pinto (59 anos)
Diretor de futebol do Flamengo de 2008 a julho de 2009.Em julho desse ano junto com Kleber Leite, vice-presidente de futebol, deixou o Flamengo por divergir das opiniões do presidente em exercício do clube, Delair Dumbrosck.É candidato a presidência do clube tendo o apoio do grupo político de Kleber Leite.Está á frente da Patrimóvel que é uma empresa líder em Niterói no ramo de planejamento e venda de empreendimentos imobiliários. Destacando-se por seu dinamismo, tem à frente o empresário Plínio Augusto de Serpa Pinto, que conta com 35 anos de atuação arrojada e pioneira no setor.
Noticias
Plínio Serpa Pinto assume interinamente o futebol do FlamengoDo UOL Esporte
O atual vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, se ausentará do futebol pelos próximos dias. O dirigente dará início as suas férias e seu ‘braço direito’, Plínio Serpa Pinto, assumirá o cargo até o próximo dia 19 de janeiro.
Plínio Serpa Pinto, que exercia a função de diretor de futebol e participava ativamente do sistema de contratações do rubro-negro, acumulará as funções de Kleber durante toda a pré-temporada do Flamengo, que será realizada na Granja Comary, em Teresópolis.

Curiosidade
Plínio Serpa Pinto não é marcado por suas ações no Flamengo e sim no ramo imobiliário do Rio de Janeiro.


4)João Henrique Areias

Chapa "Fla 21" é a terceira a ser oficializada no pleito
João Henrqieu Areias já esteve à frente do basquete do Fla (Crédito: Divulgação)
LANCEPRESS!
Uma nova chapa foi lançada na briga pela presidência do Flamengo. Ex-vice de marketing e de esportes olímpicos do clube, João Henrique Areias é o candidato da chapa "Fla 21", que vai mesclar nomes conhecidos na política interna do clube, com empresários rubro-negros empenhados em mudar a situação interna.
Confira os nomes que fazem parte da Fla 21:
- João Henrique Areias. É o diretor presidente da Sportlink Marketing Esportivo. Um dos fundadores do Clube dos 13, o candidato já trabalhou no rival Fluminense através de sua empresa. Também por meio da Sportlink, ele viabilizou o retorno do ídolo Sávio ao Flamengo em 2006. Recentemente, foi o responsável pelo sucesso do Fla-Basquete ao assumir a vice presidência de esportes olímpicos. Ele encontrou o clube em crise financeira e conseguiu viabilizar patrocínios que evitaram o término do projeto. O sucesso foi tamanho que o Flamengo conquistou o bicampeonato do Brasileiro de basquete além da Liga Sul-Americana.
- Humberto Mota. Cogitava-se que o empresário poderia ser o nome para a presidência, mas ele será o candidato à presidência da assembleia geral. Humberto é ex-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, ex vice da Brascan, ex-presidente dos Correios e atualmente está na presidência da Duty Free Dufry, empresa que comanda as lojas nos aeroportos do país.
- Cláudio Pracownik. A chapa tem como candidato à presidência do Conselho de Administração do clube Cláudio Pracownik. Atual presidente do grupo de consultoria financeira Ágora, Cláudio já teve vida política ativa no Flamengo. Assim como Areias, Claudio já esteve na vice presidência de marketing do clube durante a gestão de Hélio Ferraz.


5)Pedro Ferrer ,o Pedrinho do Basquete

Cinquenta anos no dia-a-dia do Flamengo
O engenheiro rubro-negro Pedro Cesar Ferrer Cardoso, de 59 anos de idade, foi criado dentro da Gávea desde os oito anos de vida. Como tal, sempre participou ativamente da vida esportiva e social do clube. Tornou-se ídolo do basquete rubro negro nas décadas de 60, 70 e 80, chegando à seleção brasileira conquistando o vice-campeonato mundial de 1970 e Campeão sul-americano de 1971. Jogador consagrado, o eterno “Camisa 5”, orgulha-se de nunca ter jogado por outro clube ao longo de seus 28 anos de carreira, recusando, inclusive, excelentes ofertas de times do Rio, São Paulo, Minas e Goiás. Mais do que jogar basquete, seu desejo foi sempre defender o Flamengo. Tanto assim que freqüentava as arquibancadas do Maracanã, junto com a torcida, na época em que ainda era jogador e depois chegou até a defender o Flamengo no campeonato carioca de bocha. "Eu nunca soube o que é jogar contra o Flamengo. Sempre tive a força dessa torcida ao meu lado”. Essa tradição Rubro Negra vem de família! Seu pai, o jornalista Luís Alves Cardoso, praticou atletismo e depois assumiu a direção do “clube de tiro”, sendo conhecido como “Seu Luís do tiro”. Pedro tem dois filhos sócios proprietários e ex-atletas. Como engenheiro da Prefeitura do Rio, foi responsável pela organização e gestão do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, por muitos anos, onde administrava mais de 1.000 funcionários diretos. Entrou na Prefeitura em 1986, ocupando desde então diversos cargos gerenciais. Pedro propõe-se a ser presidente do Clube de Regatas do Flamengo em tempo integral, afastando-se de suas funções atuais, para desenvolver um projeto de resgate da identidade rubro negra. Um presidente diferente dos dirigentes atuais, sem interesses políticos ou mesmo empresariais no clube, onde a dedicação será a marca da reconstrução do que foi o Flamengo, em seus dias de glórias. Um clube forte no campo social, esportivo e financeiro, para exemplo aos demais, na competência de sua gestão administrativa. Há 3 anos ajudou a fundar o Movimento Pró-Flamengo - MPFla -, um grupo de sócios insatisfeitos com os rumos impostos pela atual gestão do clube. O “MPFla” representa um marco na renovação política do Flamengo, pois não aceita a tutela dos caciques empresários e de ex-dirigentes do clube, mantendo uma postura de independência na defesa de seus sócios e torcedores.
O Pedrinho do Basquete
Nome Completo Pedro César Ferrer Cardoso Posição Ala Data de Nascimento 23/09/1949 Naturalidade Rio de Janeiro (RJ) Altura 1,90m Clube que começou Flamengo (RJ) Último Clube Flamengo (RJ) / 1988 Clubes em que jogou Flamengo (RJ) Principais Resultados pela seleção: Campeonato Mundial - vice-campeão (Iugoslávia - 1970) - 13pts/3 jogos Campeonato Sul-AmericanoCampeão (Uruguai - 1971) Pelos clubes: Campeonato Carioca - Campeão (Flamengo)


6) Clóvis Sahione

Clóvis Sahione tem 65 anos é talvez o maior advogado criminalista do país. Em seu currículo, uma penca de casos polêmicos, em que defendeu gente considerada indefensável e conseguiu boas sentenças no tribunal. Exemplos mais recentes são os policiais que mataram o sequestrador do ônibus 174, no Rio, ou os fiscais da Receita e funcionários da Secretaria de Fazenda do Rio envolvidos no escândalo do "propinoduto". Mas há muitos, muitos mais na lista.Sahione está no Flamengo desde 1965, já foi advogado do clube, ocupou vice-presidência e diz que decidiu se candidatar para "se sentir jovem outra vez, se sentir criando algo" - mas só irá adiante na campanha se sentir que pode vencer. Nestes trechos de sua apresentação - que ele fez com a eloquência e boa retórica dos grandes advogados -, ele bate muito na tecla da reforma da Gávea, que coloca como grande prioridade de sua gestão. "Meu primeiro plano é reformar a Gávea - depois vem o resto. Será possível que com receita de 110 milhões, não dá pra separar um pouco pra ajeitar isso aqui? A Gávea não pode ficar solitária numa sexta à noite. É preciso ter orgulho de poder trazer os amigos pra cá."

Outros pontos:
- Insistiu na importância do trabalho voluntário pelo Flamengo, de gente que não precise de dinheiro do clube e se disponha a trabalhar por ele de graça - "Flamengo é doação". Foi aplaudido em seu discurso de que tem uma carreira que anda com pernas próprias, não precisa do Flamengo pra nada e não aceita doações à sua campanha, que bancará do próprio bolso para permanecer independente.- Pretende dirigir o clube com um conselho de notáveis, voltará para expôr cada plano aos sócios que o elegeram na hora de colocar em prática e afirma que, ao assumir, irá abrir a verdadeira situação econômica ao público - "doa a quem doer".
- "O Maracanã é nossa casa". Acenou com a relação pessoal que tem com Sérgio Cabral ("ele fez a campanha dele no meu escritório", disse, antes de puxar da carteira o cartão de visitas pessoal do governador). E falou também em prioridade para a construção de um CT - sem querer afirmar que também levaria pra lá os profissionais.- Pretende manter todos os esportes olímpicos funcionando ("nem bolinha de gude sai do Flamengo", disse, sendo aplaudido). Em princípio, com recursos do próprio clube; se possível, atraindo parceiros, que virão depois da credibilidade do clube ser resgatada.

- Ele contou também uma história que eu nunca tinha ouvido falar: diz que foi chamado por Márcio Braga para dar ideias quanto à resolução da dívida monstruosa do Flamengo e ouviu desgostoso que existe um projeto de instalar um bingo na Gávea, com maquininhas e tudo.


“” O advogado Clovis Sachione lançou anteontem à noite sua pré-candidatura à presidência do Flamengo. Sahione é contra o modelo de administração empresarial e defende que o clube recorra a dinheiro público para melhorar sua situação financeira. Ele tem o apoio de conselheiros ligados ao ex-presidente Edmundo dos Santos Silva. Seu adversário será o atual vice-presidente do clube, Delair Dumbrosk, o candidato do mandatário Márcio Braga. “”Nunca ouvi falar do nome dessa pessoa e, pelo estado catatônico que eu fiquei ao ler essa declaração, fui na Internet pesquisar pelo nome. Achei duas reportagens que reproduzo aqui para conhecimento e reflexão dos sócios, torcedores e amantes do futebol.Como eu não conheço o Doutor C.S., peço ajuda de vocês e compartilho algumas perguntas com devidas afinidades com o modelo sugerido pelo pré-candidato!- Ele jogou bola de gude com Eurico Miranda ?- Soltou pipa com Ricardo Teixeira ?- Jogou Xadrez com o Senhor Dom Nicolás Leos, Presidente da Conmebol há 23 anos ??- Brincou de médico e paciente com o Senhor Edmundo dos Santos Silva ?- Votou no Paulo Maluf ?- José Sarney é seu candidato preferido ?(( Se você não lembra o Edmundo foi preso em setembro de 2003. Na época acusado de participar de uma quadrilha que fraudava o INSS. Até aquele momento o rombo estava em R$ 250 milhões, mas o prejuízo total estimava algo em torno de R$ 1 bilhão. A gestão de Edmundo foi considerada de maior prejuízo financeiro e moral em toda história do Flamengo. ))Ser contra o modelo de gestão empresarial em favor do amadorismo existente até podemos perdoar. Agora, querer e imaginar que o dinheiro público, que mal consegue bancar estudo, saúde, segurança e todas as obrigações de um Estado Democrático deve, por sugestão dele, financiar o Futebol. É algo que as autoridades devem investigar o que está por trás dessas intenções.O Flamengo merece esse tipo de candidato ?Você, Torcedor, gostaria de ver o dinheiro público ser gasto com entretenimento ?Você, Cidadão, acredita que é papel do Estado investir em laser ?Enfim, é momento de decidir para onde os Sócios querem levar o Flamengo e, também, da Torcida poder opinar sobre o Flamengo dos Nossos Sonhos.
André Amaral disse...
É fato que ele dá mais importância para revitalização da Gávea, claro é importante sim ter uma sede moderna e revitalizada, porém mais que isso é importante ter um futebol profissional, com dirigentes profissionais, que tenham hora de chegar e de sair, e que estejam disponíveis inteiramente para o Clube e não fiquem doando migalhas do seu tempo, da sua vida para o Flamengo.Ele fala que é o candidato da mudança, mas apresentou um modelo de gestão antigo e ultrapassado, onde todos mandam e ninguém manda e resolve nada.Falou sobre os esportes olímpicos, que erradamente chama de "amadores", afirmando que vai manter todos os esportes com a renda do Clube. Ele está errado. Será que não ficou claro que esse modelo de administração do dinheiro não dá certo? Que se separe os esportes olímpicos do futebol, e que cada esporte corra atrás do seu próprio sustento.
André Amaral disse...
Pra ver como estamos de pré-candidatos, o Eider Dantas, uns dos interessados a ser presidente, teve seu mandato de vereador cassado na sexta-feira...

7)Eider Ribeiro Dantas Filho

(Natal, 3 de janeiro de 1947) é um político brasileiro.
Foi eleito pela primeira vez deputado estadual da ALERJ em 1994. Em 1996 foi eleito vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Foi reeleito deputado estadual mais duas vezes, em 1998 e em 2002, com mais de 114 mil votos.
Em 2006 foi pré-candidato a governador pelo DEM, tendo sido, por fim, candidato a vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, numa coligação DEM-PPS, com a juíza Denise Frossard como candidata à governadora.
Foi também presidente da RIO LUZ, a companhia de iluminação do Rio de Janeiro, da Companhia Estadual de Gás (CEG) e Secretário de Obras e Serviços Públicos da Cidade do Rio de Janeiro, de 2001 a 2008, durante o governo Cesar Maia, quando grandes obras transformadoras foram realizadas na cidade, entre elas as obras do Pan-2007(Estádio Olímpico João Havelange - o "Engenhão" -, Arena Olímpica, Parque Aquático Maria Lenk e o Velódromo), a Cidade do Samba, a Cidade das Crianças, diversas Escolas-Padrão (um novo conceito de escola pública), Vilas Olímpicas (que provomem a inclusão social através do esporte) e o Centro de Tradições Nordestinas (antigo pavilhão de São Cristóvão).
Atualmente é vereador da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido eleito em 2008, assmunido o mandato no ano seguinte.


8-Lysias Itapicuru

Lysias Itapicuru talvez seja, entre os pré-candidatos anunciados à presidência do Flamengo, o nome mais desconhecido – ao menos para o público externo ao clube, o que me inclui. E foi um dos que atendeu ao meu pedido para uma conversa, para que eu pudesse trazer aqui pro blog o perfil do candidato.Com 35 anos, Lysias é empresário – tem uma empresa de software e sistemas e é presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Empresariais. Também é professor da Fundação Getúlio Vargas – que, segundo ele, ajudou na preparação de seu “programa de governo" –, é filiado ao PSDB (pelo qual já foi candidato a deputado estadual) e já participou de missão diplomática oficial pelo Brasil. Apresenta como uma de suas qualidades para ocupar o cargo a vida financeira e profissional estabelecida, que lhe permitiria dedicação integral ao Flamengo.Durante a conversa, seu grande foco era a recuperação da credibilidade do Flamengo, ponto básico para que se consiga atrair parceiros, patrocinadores, sócios. Para isso, sua grande bandeira seria um nível de transparência inédito nas ações e contratos da diretoria. Sua proposta: disponibilizar todos os processos e contratos do clube no próprio site oficial, para que os sócios possam consultar quaisquer valores e informações, usando pra isso login e senha. Isso valeria inclusive para os salários dos jogadores.Retruquei que Márcio Braga se elegeu fazendo exatamente esta promessa: abrir no site oficial os contratos de todos os jogadores. A idéia não durou três meses, segundo ele por resistência dos próprios atletas. Lysias respondeu dizendo que quem se recusasse, que procurasse outro clube para jogar – no Flamengo, seria assim.Com transparência e credibilidade, ele afirma que seria fácil atrair investidores diversos para o clube – para futebol, esportes amadores (que ele afirma que manterá todos), sede da Gávea. A sede, inclusive, tornaria-se uma máquina de gerar dinheiro, e seus planos para a área incluem a construção de um estádio (“sem o shopping”, ele ressalta), com capacidade a ser estudada, como forma de “demarcar o território da Nação”. Lysias fez a promessa ainda de que, sendo ele eleito, já estará garantido um enorme patrocínio de uma empresa de telefonia móvel, que ele não poderia revelar o nome. Mas sua intenção mesmo (que ele ressalva que não seria possível em um primeiro momento) é ter o uniforme limpo de patrocínios.Outros pontos da conversa:- Em sua concepção, os principais diretores do clube continuariam sendo voluntários, mas com “operadores” pagos para tocar o dia-a-dia, de acordo com as diretrizes passadas.- Criticou a atual relação da diretoria com os Conselhos – afirma que muitas vezes os contratos chegam para aprovação depois que o dinheiro referente a eles até já foi utilizado. E falou ainda haver diretores que assumem cargos teoricamente voluntários e recebem dinheiro do clube através de suas empresas, por contratos que a maioria desconhece existirem – relação que ele criticou bastante.- Criticou também o marketing do clube, que ele afirma ser dirigido por gente sem capacidade de estar ali. Afirmou que seria possível multiplicar as receitas do clube com licenciamentos apenas pelo controle e cumprimento dos contratos que já existem, pois o clube não estaria recolhendo corretamente os valores que os parceiros deveriam pagar.- Falou na criação de uma Fundação Flamengo, com motivação social, mas por onde o Flamengo também conseguiria garimpar novos talentos para suas equipes esportivas.- Em sua concepção, o Flamengo deveria se abrir para os torcedores – gostaria de ver um sócio-torcedor com preço acessível e direito a voto.- Disse estar ciente que receberia o clube em 2010 com salários atrasados, sem dinheiro em caixa para honrar os compromissos imediatos e com receitas adiantadas a perder de vista.- Disse não estar convencido da necessidade de transformar o futebol em empresa, pois acredita que o atual modelo jurídico do clube não tem qualquer problema para funcionar bem. E que vê a possibilidade de atrair Zico para o Flamengo como algo que seria ótimo no processo de resgate da credibilidade, mas que a negociação com o CFZ (que, diz ele, tem dívidas altas na praça) é apenas uma tentativa de conseguir um CNPJ limpo de dívidas para tocar o futebol – e passar os débitos todos para o clube, penalizando os sócios.* * * * * * * * * * * * *Estes foram os principais pontos “administrativos” do papo com Lysias. Mas houve ainda uma grande parte da conversa sobre política e o atual cenário eleitoral na Gávea.Lysias é filho de Lysias Dantas, benemérito do clube que, conta, sempre foi ativo nas eleições. Sua candidatura estava em estágio de montagem de chapa – o assunto de que falei aqui outro dia. Com a mobilização do seu pai, ele já teria alcançado mais ou menos um terço das assinaturas necessárias, num ritmo que lhe deixava satisfeito; quando nos encontramos, ele havia acabado de lançar seu site oficial - bem simples, por sinal -, por onde pretendia conseguir angariar mais gente para entrar na campanha. Pesquisando na internet, vê-se que foi membro do grupo MPFla e pediu licença, foi assessor especial da presidência durante a gestão Márcio Braga e foi responsável pelo projeto do Instituto Fla Novas Gerações - para o qual Márcio chegou a prometer que o Flamengo destinaria 1% de todas as suas receitas, para trabalhos sociais.Lysias disse que conhece todo mundo no Flamengo, não tem problemas com ninguém (até de Edmundo Silva ele falou) e não quer ser candidato oficial de nenhum grupo – gostaria de contar com o apoio de todos, mas sem se comprometer especificamente com nenhum. Não escolheu ainda seu vice geral. Não acredita na hipótese da campanha realmente seguir com tantos candidatos. E acenou com a intenção de conversar com outros dois candidatos “de oposição” para tentar compor uma única chapa – de preferência com ele de cabeça, claro. Seriam eles Patrícia Amorim e Pedro Ferrer, que, ele diz, é seu amigo.Dias depois deste encontro, acabei vendo muitos trechos em vídeo da apresentação de Pedro Ferrer ao grupo Dragão Negro, na Gávea – será ele o próximo pré-candidato de quem falarei por aqui. E a coincidência de discurso entre os dois me impressionou. Passagens específicas de suas falas são incrivelmente parecidas, até em palavras utilizadas. Me pareceu mesmo muito, muito improvável que os dois possam sair candidatos, um contra o outro.Patrícia Amorim seria ou não atraída para este bloco? Lysias diz que ela tem uma limitação para ocupar a presidência: seu mandato de vereadora, do qual ela não abriria mão (ele diz que conversou com Eider Dantas, que disse que largaria o mandato para ser presidente do Flamengo; mas Eider, ele diz, nunca comporia com Patricia por serem adversários na política municipal e estadual). E ele também não crê que o Flamengo “esteja pronto para ter uma mulher como presidente”. Se isso realmente acontecesse, como ficaria o discurso de Patrícia, que afirma que não seria vice de ninguém? Aguardemos cenas dos próximos capítulos.


Como o post está imenso, pretendo incluir a partir de amanhã , os “ caciques” que apóiam cada um destes candidatos.
Será fundamental ver quem está com quem........
DIZE-ME COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O FLAMENGO SÓ PERDE PARA ELE MESMO!