sexta-feira, 28 de agosto de 2009




EMERSON, OBRIGADO GUERREIRO!

Poucos jogadores em tão pouco tempo envergando o Manto Sagrado conseguiram tanto apreço, reconhecimento e carinho da Nação. Homem reto, jogador raçudo, artilheiro, sem bola perdida, saindo de campo qual um guerreiro depois de uma batalha.... Em quatro meses de Flamengo , o Sheick mostrou e MARCOU na história do Mais Querido , o que é ser PROFISSIONAL, ATLETA, SUJEITO-HOMEM E ACIMA DE TUDO UM VENCEDOR, RUBRO-NEGRO.
Vou chorar sua falta no ataque do Mengão.... Muito! Sua dupla com o Imperador ia começar a dar caldo, mas todos nós entendemos você..... Trinta anos, uma proposta que não dá para desprezar, teus filhos, teu futuro financeiro..... Nós perdemos um atleta que é um símbolo, mas a HISTÓRIA vai colocar você, SHEICK no mesmo patamar de outros heróis...... Você para mim RESGATOU , nestes tempos tristes e soturnos , a RAÇA , O AMOR E A PAIXÃO que move o Flamengo.
Você, Emerson , me remeteu ao dia 30 de outubro de 1966, prestes a completar quarenta e três anos.
Ai vai a ficha técnica , do nosso FLAESTATISTICA:

C.R. Flamengo 2 x 1 Bangu (RJ)Campeonato Carioca - 1º Turno30/10/66 - Estadio: Maracanã - Rio de JaneiroTime: Franz, Murilo, Itamar, Jaime Valente, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho, Gildo, Silva, Almir e Oswaldo II.Gols: Silva e Almir.

Chovia , choveu tudo que 1966 podia descarregar pluviométricamente. Desde 20 de janeiro de 1966 ( primeira grande enchente do Rio de Janeiro) até aquele 30 de outubro, as torneiras celestiais estavam abertas e jorrando água.
O Maracanã lotado! Flamengo e Bangu eram os dois melhores times do Campeonato. Briga pescoço com pescoço..... Nós sem o maior ponta direita que já passou pela Gávea ( Carlos Alberto), machucado, mas com Silva o Batuta , Carlinhos, Nelsinho, Paulo Henrique e .... ele: ALMIR PERNAMBUQUINHO!
Jogo chato, encardido. Ubirajara Mota agarrando até pensamento..... Fidelis , um maluco na lateral, Ari Clemente sem clemência batendo a vontade, Ocimar terrível e um ataque demolidor: Paulo Borges, Bianchini, Parada, Ladeira e Aladim.... Infernal!!!!
Jogo lá e cá.....
Parada bate uma falta, nosso bruninho da época , o elegante Franz se estabaca todo e a bola de couro amarela barrenta está lá, no meio das nossas redes. Quinze do segundo tempo. E a chuva cai.... O campo vira pântano..... As grandes áreas parecem piscinas.
Vinte e cinco do segundo tempo: Nelsinho passa para Murilo Pardal que vai a linha de fundo e cruza para o bico da área! Silva entra de cabeça, lá no último andar, supera o Mario Tito ( negão de 2metros e bláu) e estufa as redes dos “ mulatinhos rosados do Castor”.... Um a um..... Mas como dizia a embolada do Jackson do Pandeiro e da Almira: “ Este jogo não pode ser um a um , se meu time perder eu mato um.....”
Não foi preciso matar nem morrer.....
Aos 43 minutos do segundo tempo , Osvaldo II ( ex- ponte aérea) com suas perninhas curtas consegue mandar uma bomba cruzada para a meta banguense.... A bola passa pelo Fidélis , o Ubirajara Mota se prepara para aterrizar e fazer a defesa, MAS....... MAS....... eis que surge do NADA, qual um míssel água-barro-terra-lama, deslizando no chão de pedras, areia, pouca grama e antes do goleirão botar a mão na bola, uma cabeça de poucos fios de cabelos consegue empurrar a redonda para dentro do gol...... ALMIR, cara ralada, gol marcante, guerreiro flamenguista, HEROI- HOMEM , do naipe do EMERSON..........
Este é o meu Flamengo! O nosso Flamengo!
Obrigado Sheick , por resgatar o ORGULHO DE SER RUBRO-NEGRO!
Tenho certeza que em meu coração você tem um panteão!
Obrigado, irmão rubro-negro!
Que teu exemplo sirva para mostrar o que é jogar no Flamengo.... E estamos precisando mostrar a muitos bostas-ralas que envergonham o Manto!
Você, Emerson , parte com minhas benções, minhas sinceras homenagens e minhas saudades.
Obrigado