segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Mão Limpa de Graxa












Você, que está lendo, não imagina o número de pessoas que vêm nos procurar, em nossas casas, na rua e até, pasmem, em banheiros de botequins, como já aconteceu comigo, na tentativa de nos mostrar músicas. Pois bem, de cada mil que aparece, nenhum tem talento. É muitíssimo raro, encontrar alguém que, realmente, tenha jeito para o ramo, mesmo que ainda precise de umas orientações. É, porque certas profissões, não se aprendem em colégio.
Particularmente, em minha casa, só recebi os irmãos, Anderson e Emerson, que me encantaram com seu talento e logo, aos primeiros acordes, cantados e tocados e eu percebi que estava diante de verdadeiras jóias da MPB.
Mas, como dizer ao sujeito que sua música não é boa, que sua letra não tem conteúdo e que ninguém vai querer gravar aquilo, sem magoá-lo e/ou feri-lo?
E tem mais,....a merda é que, quando nos pedem para “julgar um trabalho”, nós também estamos sendo julgados. Se dissermos que é bom, nós somos bons e inteligentes. Se dissermos que é fraco, nós somos umas bestas, prepotentes e presunçosos, pois não entendemos e não estamos à altura da “beleza da obra”.

Era o ano de 1995. Eu e meu amigo e parceiro musical, Chico Roque, estávamos sentados, conversando, numa das salas da gravadora BMG Ariola, quando a secretária anunciou ao Chico que havia um cara na recepção, que gostaria de vê-lo.
Ao voltar, meu amigo trazia uma fita K-7, deixada pelo tal cara, com várias de suas músicas, para apreciação.
_Quanto quer apostar que só tem merda aqui?? (Perguntou o Roque)

Antes de cantar o primeiro verso, da primeira música, enquanto ensaiava um treco ao violão, que ele deveria achar que era uma introdução, o cara falava:

_....É isso aííííí......grande Chiiiiico Rooooooqueeeeee......isso é só uma palinha do meu trabalho,......graaannnnde Chiiiicooooo.....essa primeira si chama-si “Saudade du meu amoooor “,..........e ela é mais ou menos assiiiiimmmmm.........

E quase 30 segundos após todo o blá blá blá, é que o cara começava a cantar, se é que se pode chamar aquilo de “Cantar”.
Eu dei uma gargalhada, logo na primeira frase, lembro bem, que dizia;
“Tú num sabe quanta saudadi eu sinto di vocêêê......”

Já de sacanagem, só pra passar o tempo vago, ouvimos o início de cada uma das 10 ou 12 músicas(?) da fita. Era algo tragicômico. Lembro de outra frase, onde ele dizia;
“Meu coração exprodi di amô.”

No dia seguinte, o cara voltou lá, cheio de esperança, pra saber a opinião do Chico. Foi então que, tive que sair de perto, pra não rir e pra não chorar, com a cara e a resposta do Roque.

_Você trabalha em que, meu camarada???
_Eu tenho uma peixaria, junto com meu pai...!
_Posso te dar um conselho, meu rapaz??
_Pode seu Chico.....pode falar!!!
_Nunca,.......nunca mesmo,.........nunca venda essa peixaria!!!!

Acho que o amigo leitor, já entendeu aonde eu quero chegar.
Claro que já entendeu. O amigo que está lendo, não é nenhum, jaílton. O amigo que está lendo é inteligente.
Não quero com isso, afirmar que o jaílton não saiba ler. Esse moço sabe todas as letrinhas do alfabeto!!
...O problema dele é quando juntam as letrinhas,....aí causa-lhe uma certa dificuldade.
É isso!! O jailton tem problema de “juntar letrinhas”.

Quer ver, uma palavra que ele não consegue entender, pois confunde as letrinhas???!!!.......”B O L A”
Mas também, essa não vale, porque tem letrinhas demais!!! Realmente, é difícil pra qualquer um. Veja bem que, 99% do time e da diretoria do vascú na grama, não consegue ler essa palavra!! Realmente, é muito difícil!!

Esse cara, deveria abrir uma peixaria, em sociedade com o caraio júnior, com o Leo feliz aniversário Perla Moura, com o Marmelinho Pernambucano (ou baiano, sei lá), com o Clodomárcio Braga e mais uns 10 desse atual elenco.

O jaílton não sabe escrever nem ler, a palavra “bola”, mas, eu até levo em conta, ao contar a merda que saiu da boca do ney frango, treinador daquele time que daqui há cinco anos vai virar Americano de Campos. Como disse o cara da música; “Foi mais ou menos assim”:


_É difícil, nééé... fazer um planejamento para 2009 néééé, por causa do “êxito” de jogadores para o exterior, nééé.....”

A partir de ontem os capítulos do Velho Testamento são: Gênesis, “Êxito”, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, Samuel.....

“Santa ignorância, Batman!!!!” (Diria o Menino prodígio)

Mas e o jaílton???? Alguém me explica??? Alguém sabe o que é isso?? Alguém sabe pra que serve isso?? Alguém sabe de onde veio, pra onde vai ??? Que porra é essa???????

Fez um pênalti, não marcou o atacante, no segundo gol e não estava de zagueiro, no lugar onde deveria, no terceiro gol.
Quer dizer: Foi o culpado direto pelos três gols do adversário!!
E ele vai continuar de titular?? E ele vai continuar de reserva??? E ele vai continuar no Clube???

Me dá o microfone aqui, que eu vou mandar um recado pra esse cara. Aumenta o som, deejay........põe no volume máximo:

“_Ôôôôôô....jailton......ôôôô,....coisa ruim,......abre uma peixaria!!! Vai embora da Gávea!!! ....Ôôôôô.....jailton,......você é muito merda, mesmo!!!......Volta pro ipatinga, seu cagalhão !!!!!.....Ôôôô jaílton,....você não é jogador de futebol,....você é peixeiro!!!.....Ôôôô....jailton,.....vai ser vereador em Minas Gerais!!!”

Aliás, o caio júnior, se fosse político, seria o melhor de todos, sabe porque???....Com ele, não tem “esquema”.

Como falar sério, quando o assunto é esse grupo de jogadores(?), que conseguem entregar um jogo fácil, como o de ontem??!! Não dá pra falar sério!! Eles não são sérios!! Eles são comediantes!!

Meu irmão,...é o seguinte: Nunca dei à minha velha mãe, motivo para se envergonhar de mim. Posso não ser o homem mais correto do mundo, mas, respeito e moral, eu trago no nome que herdei de meus pais e isso, eu honro!!!
Não digo todos, mas, um bom número de jogadores que estão no Flamengo de hoje, é motivo de vergonha, para seus pais.

Hoje cedo, estendi a mão para cumprimentar meu amigo, que é mecânico e, ele me estendeu o antebraço, por estar com as duas mãos sujas de graxa. Então, eu insisti, até formalizar o cumprimento, com o “aperto das mãos” e lhe disse:
“_Mano,....suas mãos estão limpas,.......limpas de trabalho honesto e digno. Quantas mãos por aí, bem lavadas com bastante água e sabão, trazem consigo a sujeira moral. Essas, eu não aperto. A graxa em suas mãos, não sujarão as minhas, muito pelo contrário, ela só irá me lembrar que, eu tenho um amigo trabalhador e honrado.”

Teria o maior prazer, em apertar a mão, do Capitão Luciano, do Angelim, do Juan, do Íbson, do Obina, do Vandinho, do Bruno e, talvez, mais uns três ou quatro. O resto,........
________________________________
Este texto teve o patrocínio da
----Peixaria Caio Pirarucu----
A rima é o freguês quem escolhe.