quarta-feira, 8 de abril de 2026

Esquenta: Cusco x Flamengo, pela 1ª Rodada do Grupo A da Copa Libertadores da América/2026

 

Salve, Buteco! Talvez os mais aficcionados pela Libertadores se recordem do Real Garcilaso, clube peruano fundado em 2009 na cidade de Cusco que surpreendeu na edição de 2014, classificando-se no Grupo 6 mesmo tendo por adversários os colombianos Independiente Santa Fé e Deportes Tolima e o paraguaio Cerro Porteño. Nas oitavas, eliminou o Nacional do Uruguai em pleno Centenário para cair nas quartas de final para o mesmo Santa Fé, que enfrentara na Fase de Grupos.

Na edição seguinte, porém, não conseguiu se classificar no Grupo 5, tendo por adversários o Cruzeiro, a Universidad de Chile e o Defensor do Uruguai, mas pelo menos conseguiu a façanha de derrotar o Cruzeiro por 2x1 no mesmo Estádio Inca Garcilaso de la Vega no qual o Flamengo jogará hoje à noite.

Buscando uma identidade mais próxima com a cidade e para evitar conflitos com um dos rivais locais, o Deportivo Garcilaso, o clube, em 2020, mudou de nome e de cores, passando a se chamar Cusco FC e a adotar o preto e o dourado como cores oficiais.

Muito embora falte ao Cusco um título nacional no Peru, sobram campanhas surpreendentes, tanto em âmbito nacional, quanto nas competições da Conmebol. Ao todo, foram 4 vice-campeonatos peruanos (Apertura/2017 e Clausura 2015, 2017 e 2025), 5 participações na Libertadores (2013, 2014, 2018, 2019 e 2026) e 3 na Sul-Americana (2016, 2020 e 2025).

Nada mal para um clube que não tem nem sequer duas décadas de existência.

***

Não me dei ao trabalho de pesquisar sobre o plantel do Cusco, repleto de jogadores tão desconhecidos quanto os do Unión La Calera, do Ñublense, do Palestino e do Central Córdoba. Entenderam as referências, né? É melhor respeitar o adversário, tanto mais pelos 3.364m que separam o Estádio Inca Garcilaso de la Vega do nível do mar. Trata-se de "altitude séria", que não permite vacilos ou o famoso "correr errado".

O Flamengo já jogou no palco do confronto de logo mais na Fase de Grupos da Libertadores/2008 e, sob o comando de Joel Santana, venceu o Cienciano, maior clube da região, por 3x0. Recordam-se desse jogo?


O clube divulgou a lista de relacionados e até o De la Cruz, normalmente poupado em jogos na altitude, irá para o jogo. Reflexos dos desfalques mais recentes de Pulgar e Jorginho, além de Saúl. Arrisco uma escalação com Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, De la Cruz (Paquetá), Carrascal e Arrascaeta; Pedro e Samuel Lino.



Palpites?

***

Bora ganhar essa Libertadores, Calvo!

O Ficha Técnica subirá, como de costume, as 19:00h e a bola rolará no Inca Garcilaso de la Vega as 21:30h (USA/ET 20:30h), com transmissão da Rede Globo/GeTV e da Paramount+.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.