quinta-feira, 19 de março de 2026

Esquenta: Flamengo x Remo, pela 7ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2026

Salve, Buteco! O jogo de hoje é daqueles do tipo em que o Flamengo chega com amplo favoritismo e que absolutamente ninguém, rubro-negro ou anti, aceitará qualquer desculpa para algum resultado que não seja uma vitória impositiva. Entretanto, o jogo tem algumas armadilhas e é bom deixar claro quais são.

Primeiro: o Flamengo lidera o retrospecto, porém em jogos amistosos ou pela Copa do Brasil. Em Campeonatos Brasileiros, contudo, os números são negativos para o Mais Querido. Os jogos, disputados entre 1972 e 1978, trazem 2 vitórias do Flamengo e 3 do Remo, sendo uma delas no Maracanã.

02/04/1978 - Remo 0x1 Flamengo -  Série A
25/10/1975 - Flamengo 1x2 Remo - Série A
01/06/1974 - Flamengo 3x0 Remo -  Série A
21/10/1973 - Remo 2x1 Flamengo - Série A
17/09/1972 - Remo 1x0 Flamengo - Série A

Segundo: o time de Leonardo Jardim ainda não foi testado contra sistemas defensivos realmente fechados ou contra adversários que "estacionem o ônibus" na frente (ou dentro) da área. Vale lembrar que o Cruzeiro, muito embora tenha sido o 4º melhor mandante no Campeonato Brasileiro/2025, com aproveitamento de 75%, teve alguns tropeços no Mineirão contra adversários da parte debaixo da tabela: derrotas de 1x2 para Santos e Ceará e empate por 1x1 com o Sport.

Flamengo/2026, sob o comando do Calvo, é uma coisa, e o Cruzeiro/2025 outra, é bem verdade, mas fatos são fatos e hoje teremos um jogo de perfil difente dos 3 outros.

Quem morre de véspera é peru de Natal, vale sempre lembrar. É bom ter respeito com o "Rei da Amazônia".

Terceiro: os cartões amarelos. Como será que o Calvo rodará o elenco? Léo Pereira e Pulgar estão pendurados. O camisa 4 tem reserva para uma eventual suspensão contra o Corinthians, mas e o chileno? O seu eventual desfalque seria muito sentido em Itaquera e mais ainda contra o Bragantino, em Bragança Paulista, no dia seguinte ao término da Data FIFA, o que, aqui, não seria o caso do quarto-zagueiro, que viajará com a Seleção Brasileira.

A administração da utilização do chileno e de seus cartões é um ponto delicado a ser avaliado. Se ele tivesse que tomar o cartão em um desses dois primeiros jogos, escolheria o de hoje e jamais o do Corinthians, para evitar a suspensão no jogo contra o Bragantino, que será disputado com o elenco bastante reduzido ou comprometido pelo desgaste dos convocados.

Se o Calvo tiver que pensar em Evertton Araújo ou De la Cruz, o jogo certo talvez seja o de Itaquera e não o de hoje à noite, convenhamos. O que não pode acontecer é Pulgar estar fora do jogo contra o Bragantino.

***

O Ficha Técnica subirá, como de costume, por volta das 19:00h, já com as escalações, e a bola rolará no Maracanã as 20:00h, com transmissão do Premiere.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.