![]() |
| Fonte: Gemini |
Olá Buteco, bem-vindos!!!
Começou a maratona! Como mostrado pelo Gustavo na coluna de ontem, o Flamengo fará inacreditáveis 18 jogos nos próximos 2 meses, precisando se manter entre os líderes do Campeonato Brasileiro e conseguindo a classificação para os jogos eliminatórios da Libertadores da América.
O Campeonato Brasileiro é muito difícil. Eu bato nessa tecla sempre, porque o cenário conturbado do calendário acaba não permitindo que nós estejamos com o nosso elenco completamente disponível, descansado e treinado. Então, os jogos passam a ser muito mais caóticos do que deveriam e os pontos vão ficando pelo caminho. Vamos tomar os próximos três jogos dessa competição como exemplos:
- Red Bull Bragantino x Flamengo, quinta-feira, Bragança Paulista: o Flamengo tem 7 jogadores convocados, que poderão entrar em campo hoje pelas suas seleções. Dessa forma, estão longe do período de treinamentos no clube. O Bragantino tem 1 e, portanto, chegará no jogo de quinta com a preparação para a partida muito mais adequada que a nossa;
- Flamengo x Santos, domingo, Maracanã: como o Santos também joga na quinta, para este jogo os dois times estarão relativamente em igualdade de condições físicas. Vitória é inegociável;
- Fluminense x Flamengo, sábado dia 11, Maracanã: o Fluminense enfrenta o Deportivo La Guaira, uma baba venezuelana, na terça-feira. O Flamengo vai à altitude de Cusco (quase a mesma de La Paz) para pegar o time homônimo da cidade, na quarta. O Fla x Flu é sábado...
Na análise “checkpoint” que fiz para o Brasileirão desse ano, ponderei que até a 10ª rodada, estaríamos concentrados apenas no Brasileirão e, portanto, seria a oportunidade de abrir frente, para quando a Libertadores e a Copa do Brasil se iniciassem. Mas as coisas não funcionaram, o Flamengo perdeu para o São Paulo na estreia, empatou com o Inter em casa e deixou 5 pontos preciosos logo no início da competição. O desejo de ter 25 pontos ao final da Rodada 10 já era, só podemos chegar a 23, se ganharmos os três jogos que faltam. Mas, expliquem aí, como isso é possível com tamanhos desafios?
E depois a sequência não para: o Flamengo pega o Independiente Medellin pela Libertadores na quinta, enquanto o Bahia estará a semana inteira treinando e se preparando para o jogo do domingo subsequente, no Maracanã. Percebam como é difícil se manter no topo da tabela... É torcer para que o nosso maior adversário nessa competição também comece a perder pontos, o quanto antes.
Sobre a Libertadores, a Conmebol vem, há alguns anos, perturbando a tabela dos cabeças-de-chave, numa tentativa simplória de manter as disputas das vagas até a última rodada. Dessa forma, o Flamengo esteia fora contra o Cusco, depois pega o Independiente Medellin em casa e sai para enfrentar Estudiantes e o próprio Independiente Medellin, numa sequência de partidas muito ruim para nós.
O Cusco, adversário mais fraco da chave, nos recebe na altitude, onde vai tentar fazer sua graça na competição e depois sai para encarar Estudiantes e Medellin. Provavelmente perderá as duas partidas fora de casa e, quando voltar a encarar esses adversários em casa, já estará virtualmente eliminado, o que pode facilitar os jogos para os nossos reais adversários nesse grupo. Assim, uma vitória nossa lá em Cusco passa a ser crucial na corrida pela classificação. E nem preciso dizer sobre o jogo da segunda rodada, Flamengo x Independiente Medellín, no Maraca.
Em todo caso, a Libertadores tem uma dinâmica bem diferente do Campeonato Brasileiro: enquanto na competição nacional raramente se pode comemorar um empate (o caso clássico é apenas quando você está liderando e pega o vice-líder, mantendo a diferença), na competição sulamericana o papo é outro, o importante é se classificar entre os dois primeiros do grupo, independente da posição. Então, se chegarmos na 3ª rodada (Estudiantes, na Argentina) com 6 pontos, poderemos apostar em uma dinâmica de contra-ataques para o confronto porque o empate será muito melhor para nós do que para eles.
As três últimas rodadas já não são mais tão simples de projetar, é preciso saber o que vai acontecer, especialmente no jogo entre Independiente Medellin x Estudiantes (Rodada 1) porque, em teoria, Flamengo e Estudiantes são os favoritos, mas se o Independiente vencer o time argentino na estreia, vai embolar o grupo.
Para complicar, teremos Flamengo x Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro entre as partidas das rodadas 5 e 6 da Libertadores, pela ordem, Flamengo x Estudiantes e Flamengo x Cusco. Pior hora para essa partida não havia. E, com o grupo fácil do Palmeiras na Libertadores, imagino que eles possam se dar ao luxo de escalar um time reserva na rodada 5, guardando o time titular para o jogo do fim de semana. Eles sabem que perderam o campeonato do ano passado nos confrontos diretos e certamente virão escaldados esse ano.
A ideia desse texto não é deixar ninguém pessimista com as dificuldades da temporada, mas trazer a reflexão de que o Flamengo vai precisar, mais do que nunca, de todos. Dos jogadores, mantendo a postura que se espera de um atleta do Flamengo, para que possam performar em nível máximo. Do treinador, comandando e trazendo soluções para as dificuldades intrínsecas às partidas. Da diretoria, movimentando-se para tirar quem não se enquadra e para trazer jogadores que possam efetivamente contribuir no segundo semestre. E, por último mas não menos importante, do Torcedor entendendo que a caminhada vai ser pesada, custosa e que, nos momentos mais complicados, é a velha sinergia Time-Arquibancada que vai buscar aqueles pontos capazes de nos dar os campeonatos no fim do ano.
Vamos, Flamengo!!!
Saudações RubroNegras!!!
