sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Esquenta: Volta Redonda x Flamengo, pela 2ª Rodada da Taça Guanabara/2026

 

Salve, Buteco! Seguinte: o Mengão se complicou na campanha da Taça Guanabara. Não é que o elenco do Flamengo tenha adversários à altura entre os rivais de menor investimento do Campeonato; é que o planejamento da comissão técnica prevê a estreia do time principal somente na partida contra o Corinthians, dia 1º de fevereiro. Contudo, com 1 ponto em 6 disputados (2 jogos), há risco, nada desprezível, se o planejamento for seguido à risca, de o time disputar a fuga do rebaixamento no Estadual.

Entendam, especialmente vocês, que não olharam para a tabela e sequer leram o regulamento da competição: são apenas 6 jogos em dois grupos de 6, com as equipes de um grupo enfrentando as do outro, sem jogarem entre si. O Flamengo já disputou, antecipadamente, o jogo da 5ª Rodada (Portuguesa), para poder acomodar justamente a final da Supercopa, e o jogo da 1ª Rodada (Bangu). Os 4 jogos restantes serão: Volta Redonda (2ª Rodada), Vasco da Gama (3ª Rodada), Fluminense (4ª Rodada) e Sampaio Corrêa (6ª Rodada).

Segundo o Regulamento, os vencedores das quartas de final se classificarão para as semifinais e os perdedores disputarão a Taça Rio. Já os dois últimos colocados de cada grupo não disputarão coisa alguma. O ponto é que o pior da fase de grupos será automaticamente rebaixado para a Série B, enquanto o vice-lanterna disputará um playoff contra o melhor da Série B. Valendo rebaixamento, é claro.

Viram como os gols perdidos pelo Wallace Yan contra a fizeram falta?

A antecipação do jogo contra a Portuguesa foi ruim porque a sequência natural dos jogos permitiria ao elenco principal ser utilizado, o que geraria justa expectativa de somar 6 pontos nas duas últimas rodadas. Após os tropeços na estreia e na 1ª Rodada, porém, restam ao Mais Querido o confronto com o "mais forte dos pequenos", o aguerrido Volta Redonda, que disputou a Série B/2025 com o menor investimento da competição e quase conseguiu escapar do rebaixamento, dois clássicos e o Sampaio Corrêa.

O time do Flamengo que enfrentou Portuguesa e Bangu provavelmente não aguentará o Voltaço, quanto mais os dois clássicos. Sobraria o Sampaio Corrêa e a possibilidade de somar 4 pontos, nesse cenário. O risco, então, é palpável, na hipótese de o planejamento vir a ser seguido à risca.

Mas será que não dá para flexibilizar com alguns reservas e nomes como Andrew e Vitão, no primeiro caso, que vinha jogando normalmente em Portugal, e, no segundo, que começou a pré-temporada mais cedo do que o elenco do Flamengo, no seu clube anterior (Internacional)?

Posso estar sonhando, mas se Marcos Antônio e Lucas Paquetá acertassem até semana que vem, quem sabe não poderiam também ajudar? O certo é que estamos muito próximos de precisar comprometer parcialmente a pré-temporada para evitar o pior.

A Diretoria parece não ter pressa. Além da negociação dos reforços estar seguindo o ritmo normal, ainda vendeu Wallace Yan, que, mal ou bem, era a principal referência do time 100% Garotos do Ninho, que até teve seus bons momentos contra a Portuguesa, mas foi mal contra o Bangu.

Vendo como Iago foi lento na perseguição ao camisa 9 do Bangu no primeiro gol do adversário na última quarta-feira, em Moça Bonita, entendo o porquê do Filipe Luís ter suas reservas na utilização de alguns nomes da base.

Com a saída de Wallace Yan, é possível nutrir expectativas positivas para o jogo contra o Volta Redonda?

O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol, e a bola rolará para Volta Redonda x Flamengo as 21:30h, no Estádio da Cidadania.

Tenham uma sexta-feira abençoada.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.