quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Esquenta: São Paulo x Flamengo, pela 1ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2026

 

Salve, Buteco! Vai começar o Campeonato Brasileiro de Futebol da temporada/2026! A maior e mais nobre competição do calendário, ocupando nada menos do que 38 (trinta e oito) datas. O Brasileirão me lembra a minha infância, as grandes finais, o primeiro título com o gol do Nunes, o Mais Querido conquistando o Brasil a fora, reafirmando sua condição de clube mais popular do país. Desde sempre, aonde o Mengão vai, a torcida se faz presente em festa! E nada melhor do que o Campeonato Brasileiro para um bye-bye Brasil com jogos oficiais!

O calendário/2026 é absurdo, assim como a disputa do Brasileirão concomitantemente com os Estaduais, porém o início da disputa ainda em janeiro tem pelo menos um fator positivo: passaremos o ano inteiro vivendo essa maravilhosa competição. Nada de espera agonizante pelo começo "de verdade" da temporada neste distinto ano de 2026.

Infelizmente, a gestão passada do Flamengo priorizou a Copa do Brasil em detrimento do Campeonato Brasileiro. Não priorizar o Brasileirão era um absurdo sob o ponto de vista esportivo, dada a relevância da competição, e um acinte sob o ângulo da relação do clube com o seu consumidor direto, o torcedor, especialmente aquele que comprava pacotes caros para acompanhar todos os jogos sem que o clube valorizasse esse importante produto. Era quase um estelionato!

Felizmente, 2025 confirmou a promessa da atual Diretoria de priorizar a competição. Terminamos o ano com o gostinho de um título que não conquistávamos desde 2020. E, melhor ainda, começamos 2026 com a perspectiva racional e concreta de reconquistá-lo, alcançando o décimo título, o tão sonhado decacampeonato.

O Brasileirão é democrático, pois todas as suas 38 rodadas, a rigor, têm o mesmo peso. Por mais que alguns jogos contextualmente tenham maior peso decisivo do que outros, cada rodada vale exatamente 3 pontos. Nada mais, nada menos. Então, uma vitória na estreia vale tanto quanto outra na última rodada.

É hora, então, de falar sobre o confronto de hoje à noite.

Apesar de o São Paulo ser, historicamente, um dificílimo adversário no Morumbi, as perspectivas para a partida, do lado rubro-negro, são boas, dado o pouco número de desfalques, conforme se observa da lista de relacionados:

Mais ainda, o GE-Fla aposta na formação titular entrando em campo hoje à noite. Seria, então, o seguinte time:

Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Plata, Carrascal (Samuel Lino) e Pedro (Bruno Henrique).

Do lado tricolor, o GE-Cervídeo aposta na seguinte formação: 

Rafael; Maik, Arboleda, Alan Franco e Wendell; Bobadilla, Marcos Antônio e Danielzinho; Lucas, Calleri e Ferreira (Luciano).

A profunda e gravíssima crise que assola o Tricolor Paulista não me impressiona. Atraso de salários, rusga do treinador com a Diretoria, renúncia de presidente, prognóstico de luta contra o rebaixamento, enfim, nada disso me pega.

O novo diretor de futebol Rafinha mandou a letra: "fui campeão com salário atrasado". A longo prazo, uma frase que não se sustenta, mas para hoje à noite, sem dúvida é uma declaração de impacto.

Na prática, o time que, no papel, tem bons nomes como o goleiro Rafael, Arboleda, Lucas Moura e Calleri, além do "desejado" Marcos Antônio e dos "carrascos" Ferreirinha e Luciano deixará todos os problemas de lado e jogará uma final de campeonato contra o Mais Querido. Esse é o ônus de ser gigante e favorito para "ganhar a porra toda".

Ainda assim, se o Flamengo jogar 100% do tempo focado e ninguém cometer algum desatino como fez Gonzalo Plata no último confronto entre as equipes, na Vila Belmiro, temos tudo para sair logo mais do Morumbi com 3 pontos.

O Ficha Técnica subirá, como de costume, as 19:00h e a palavra, como sempre, está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.