quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Esquenta: Flamengo x Vasco da Gama, pela 3ª Rodada da Taça Guanabara/2026

 

Salve, Buteco! Num seleto grupo de rubro-negros que conheço desde a minha infância, assim como em todo ambiente rubro-negro durante essa semana, após a goleada sofrida para o Volta Redonda por 0x3, no último sábado à noite, estabeleceu-se a controvérsia entre manutenção x alteração do planejamento. Um dos amigos, "manutencionista", repreendeu os "alteracionistas" com uma expressão que virou meme: "amadureçam!".

Como todo mundo já passou bem da meia idade, o que antes teria sido uma fagulha em um barril de pólvora ou num tanque de querosene de aviação (como gosta de falar o Rocco) tornou-se uma fonte inesgotável de zoações recíprocas, fazendo o "clássico" mudar de nome, passando a ser apelidado de "maduros" x "imaturos". 

Quem pregava a alteração no planejamento por receio de uma "goleada de plaquinha", ou seja, daquele tipo que a torcida adversária levaria faixas ou plaquinhas por anos para as arquibancadas do Maracanã, passou a ser imaturo, e quem exigia a manutenção do planejamento visando o restante da temporada se autointitulou de "maduro".

Bem, após reunião ocorrida na tarde de ontem no Ninho do Urubu, prevaleceu a posição defendida pelos "alteracionistas" ou, melhor dizendo, "imaturos": teremos o elenco principal em campo para enfrentar hoje à noite os titulares do Vasco da Gama.

Fico aqui, cá com os meus botões, pensando na raiva que os jornalistas que divulgaram que o elenco principal só tinha capacidade para jogar 20 minutos dirão para as suas fontes. Parece óbvio que não era bem assim, concordam? Não faria sentido algum escalar jogadores que, com meia hora de jogo, não aguentariam mais dar um pique. Afinal de contas, são apenas 5 substituições e não estamos disputando uma edição moderna dos antigos torneios início.

Apesar disso, confesso que estou receoso com o risco de alguma contusão, dessa "imaturidade" toda levar à perda de algum atleta que venha nos fazer muita falta. Por exemplo, os zagueiros. Léo Ortiz e Danilo jogaram machucados, ou seja, no sacrifício, respectivamente, contra Racing (Cilindro) e Palmeiras (Lima), enquanto Léo Pereira talvez tenha sido, depois de Rossi, o atleta com maior minutagem no elenco durante a temporada.

Será preciso, então, muita "maturidade" por parte de SuperFili, que parece não gostar de misturar as coisas, mas não conseguirá trabalhar só com o elenco principal. Imagino, então, que precisará escalar quem está mais próximo (ou seria menos distante?) da forma física ideal, além de relacionar alguns (ou muitos?) Sub-20. 

Andaram falando em quem teve menos minutos em 2025, porém convenhamos que não existe uma necessária relação entre os minutos jogados no ano passado com o que foi feito por cada jogador durante as férias, assim como a forma física de cada um quando se apresentou para a pré-temporada.

Então, cheios de dúvidas e de receios, assistiremos hoje à noite, com aquele pé atrás, ao primeiro jogo do elenco principal na temporada/2026. Fica a sensação de que estamos precipitando as coisas, porém é preciso reconhecer que qualquer que fosse a decisão sobrariam argumentos para questioná-la. 

Então, que São Judas Tadeu proteja os nossos jogadores do pior e que venha a primeira vitória da temporada.

O Ficha Técnica subirá as 19:00 e a bola rolará as 21:30h (USA ET 19:30h) no Maracanã.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.