Salve, Buteco! Amanhã o Mais Querido do Brasil (e do Mundo) seguirá seu caminho na Copa Intercontintental FIFA/2025 enfrentando o Pyramids FC, do Egito, pela semifinal ou Copa Challenger da competição. Cumprindo a minha promessa, dei uma fuçada e encontrei apenas uma análise tática sobre o adversário, feita pelo excelente Raphael Rabello, do Falando de Tática, neste link no YouTube.
O que mais me chamou a atenção na análise é que os armadores do Pyramids são os laterais, num sistema que o próprio analista comparou com o Flamengo da segunda metade da primeira década desse século, com Leonardo Moura e Juan. Então, o time usa muitas bolas invertidas e infiltrações desses laterais - Mohamed Chibi (destaque do time) e Mohamed Hamdy.
A Copa Challenger, a despeito do nome, e com o perdão do trocadilho, parece ser menos desafiadora do que o Derby das Américas, dado o nível em tese superior dos mexicanos em relação aos asiáticos e africanos. Ainda assim, é uma competição oficial e intercontinental dentro da Copa Intercontinental e, por isso mesmo, deve ser levada a sério, até porque vale uma vaga na final, contra o Paris Saint-Germain da França, o famoso PSG.
Futebol é onze contra onze e uma caixinha de surpresas, e qualquer time que disputa a Intercontinental está acostumado a levantar taças e a disputar decisões, mas se deixarmos a demagogia de lado concluiremos rapidamente que é jogo para o Flamengo vencer, tanto que SuperFili já adiantou que a parte física não será desculpa, exaltando o planejamento da comissão técnica e do Departamento de Futebol para a minutagem dos jogadores na reta final da temporada.
Então, em condições normais, não há que se cogitar de um Flamengo focado e mobilizado sendo sobrepujado pela valente e voluntariosa equipe egípcia, ao contrário do que normalmente ocorre nos confrontos dos grandes brasileiros contra os grandes mexicanos, onde o cenário é de muito equilíbrio.
Não é que o jogo será moleza, mas a expectativa natural é de vitória do Flamengo, ainda que suando um bocadinho pela correria do time da terra de Cleópatra, cuja Premier League, no momento, é liderada pelo... Ceramica Cleopatra FC (podem conferir, não estou zoando).
Nos vemos então amanhã, no Ficha Técnica, que subirá já ao raiar do sol.
Sorria, Buteco! Hoje é sexta-feira e o seu time é campeão da porra toda em 2025!
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.
