quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Esquenta: Flamengo x Ceará, pela 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025

 

Salve, Buteco! E aí? Vocês valorizam o retrospecto como um dos critérios de análise prévia a uma partida? Pois eu gosto bastante e devo informar aos Senhores que os Deuses do Futebol ardilosamente deixaram no caminho do Clube de Regatas do Flamengo, na primeira e última oportunidade para conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 2025 no Maracanã, um dos seus adversários historicamente mais indigestos no estádio.

No retrospecto geral, foram disputados 34 jogos, com 14 vitórias do Mais Querido, 13 empates e 7 vitórias do Vovô. Ocorre que, fracionando esses números apenas para os jogos oficiais tendo o Flamengo como mandante, a estatística que nos interessa para o confronto de hoje à noite, os números ficam bem mais suados: 12 jogos, com 5 vitórias rubro-negras, 3 empates e 4 vitórias alvinegras.

Restringindo ainda mais o critério para jogos pelo Campeonato Brasileiro, a proporção se mantém: num universo de 8 jogos, o Flamengo venceu apenas 3 vezes, tendo ocorrido 3 empates e 2 vitórias do Ceará.

Por outro ângulo, numa perspectiva talvez mais concreta, levando em conta o desempenho do Flamengo na competição, os números mostram que, entre os adversários classificados entre a 12ª e a 20ª posições (o Ceará está em 14º), o time, no Maracanã, só tropeçou na primeira rodada, contra o Internacional, o qual, contudo, vinha de um ótimo final de Brasileirão/2024, bem como de um título gaúcho depois de nada menos do que sete títulos consecutivos do Grêmio.

É importante lembrar que se tratava da fase virtuosa do repetitivo ciclo do então treinador colorado Roger Machado nos grandes clubes que dirige: resultados empolgantes, rasgados elogios da crítica e pedidos para que dirija a seleção, até que se inicie a fase da decadência, quando o rendimento despenca até a situação ficar insustentável e ele ser demitido, tal qual ocorreu neste ano.

Deses números, o que interessa é que o Flamengo, até aqui, no Maracanã, à exceção do Internacional, não tomou conhecimento dos adversários que hoje ocupam a parte debaixo da tabela.

Na grande maioria desses jogos, o time demonstrou efetiva superioridade sobre os adversários: 3x0 Bragantino, 1x0 Atlético/MG, 8x0 Vitória, 3x2 Santos (depois de abrir 3x0), 5x0 Fortaleza, 6x0 Juventude e 3x0 Sport Recife.

Portanto, não é nenhum absurdo confiar na campanha em detrimento do histórico apertado contra o Ceará no Maracanã, ainda mais depois do time conquistar de maneira épica e "copeira" o quarto título da Libertadores. Foi preciso muita força mental e resistência para levantar a taça, já que os argentinos das quartas e semifinais se mostraram adversários bem mais duros do que se poderia imaginar.

O futebol tem mesmo caminhos tortuosos: foi justamente o titubeante Internacional que complicou a vida do Ceará nessa reta final. Quando o meia-atacante Vina foi expulso com cerca de 13 minutos de jogo, ainda no primeiro tempo, abriu-se o caminho para o time gaúcho alcançar a vitória, para depois levar de 5 do não menos titubeante Vasco da Gama, que vinha de 5 derrotas seguidas, e que perdeu ontem de novo, dessa vez para o Mirassol.

Dois pontos talvez irrecuperáveis para os cearenses, que estão encarando os cinco primeiros colocados nas oito últimas rodadas do Campeonato. Logo, perderam 3 pontos justamente para quem não poderiam perder, além de não terem vencido o Fortaleza na edição do returno do "clássico-rei".

O Vovô deve então mentalizar o retrospecto apertado para acreditar que pode se livrar do rebaixamento hoje à noite ganhando do Flamengo, ou então ao menos se aproximar da meta com um empate.

Ocorre que hoje é dia de decisão e de conquista de título para o Flamengo e nada mais importa. Para além do retrospecto contra os ocupantes da parte debaixo da tabela, é justo confiar no time que acabou de trazer uma Libertadores para o Flamengo numa campanha repleta de grandes situações de pressão e que, ainda por cima, retomou a liderança do Campeonato Brasileiro quando parecia impossível, numa inegável demonstração de grande força mental.

É mais do que racional confiar nesse time, que tem a melhor campanha, com acachapante superioridade em gols marcados e saldo de gols, e que só não conquistou antes o título por obscuras arbitragens (VAR incluso) tanto em seus jogos, quanto nos do segundo colocado.

Hoje, portanto, é dia de reconquistar definitivamente a Patroa e levar o nono título do Campeonato Brasileiro.

Pra cima deles, Flamengo!

O Ficha Técnica subirá as 19:00 e a bola rolará as 21:30h (USA ET 19:30h) no Maracanã.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.