Salve, Buteco! Novembro chega prometendo muitas emoções! A reta final da temporada/2025 do Campeonato Brasileiro certamente será, senão a mais sigular, uma das duas mais atípicas da História da competição, ao menos na era dos pontos corridos. Apenas a da temporada 2020, por conta da pandemia de Covid-19, poderia, em tese, ser comparada. Ainda assim, acho que não conseguirá se igualar a verdadeira zorra que 2025 promete ser.
Teremos, a partir de hoje, uma sequência de três jogos até a Data FIFA (31ª a 33ª Rodada): Sport Recife (c), São Paulo (f) e Santos (c). Durante a Dita Cuja, provavelmente mais dois jogos, os quais, arrisco dizer, serão Atlético/MG (antecipação da 36ª Rodada - Final da Libertadores) e novamente o Sport Recife - jogo atrasado da 14ª Rodada, já marcado para 15/11.
Na sequência da Data FIFA, e até a Libertadores, o Fla-Flu (mando tricolor) e RB Bragantino (34ª e 35ª Rodadas), para depois um rapidíssimo sprint final com a 37ª e 38ª Rodadas: Ceará (c) e Mirassol (f).
Não vejo espaço para qualquer remanejamento no calendário porque a 38ª Rodada está marcada para o dia 7/12 e o campeão da Libertadores disputará, no dia 10, o Derby das Américas pela Copa Intercontinental/2025 contra o forte Cruz Azul do México, partida que ocorrerá em Al Rayyan, no Qatar.
Portanto, não tem como escapar: a Data FIFA será marcada por muitos jogos do Campeonato Brasileiro e acredito que o mesmo critério será aplicado para o Palmeiras, com a antecipação do jogo contra o Grêmio em Porto Alegre, pela 36ª Rodada, além do já designado jogo atrasado da 13ª Rodada, contra o Santos, na Vila Belmiro, também no dia 15/11.
É intuitivo que, se quiser disputar o título Brasileiro, o Flamengo não poderá vacilar nessa "primeira perna" de três jogos antes da Data FIFA, cujas profundezas, dessa vez, não terão nada de monótono. Muito pelo contrário, a depender da quantidade de jogadores de Flamengo e Palmeiras que vierem a ser convocados, poderá ter uma perigosa carga de imprevisibilidade e talvez até de aleatoriedade. Uma verdadeira caixa de pandora (esperamos que não para o Flamengo).
Então, tudo começa por conquistar três pontos hoje à noite. Vejam a escalação que o GE está indicando:
Rossi; Royal, Danilo, Léo Pereira e Ayton Lucas; Saúl (Pulgar), De la Cruz e Arrascaeta; Lino, Plata e Carrascal.
Mais do que o suficiente para vencer, concordam?
Do lado rubro-negro de Recife, o time, ainda não matematicamente, porém virtualmente rebaixado com seus míseros 17 pontos em 29 jogos, será dirigido pela primeira vez pelo treinador interino César Lucena, em substituição ao demitido Daniel Paulista.
A Diretoria da Cachorra de Peruca pagou uma parte dos salários atrasados antes da partida contra o Flamengo. Os jogadores mais conhecidos são o lateral esquerdo Luan Cândido (ex-Bragantino), o meia Lucas Lima (ex-Santos, Palmeiras e Fortaleza) e o atacante Romarinho (ex-Fortaleza), os quais, em princípio, serão titulares no jogo de logo mais.
Uma observação final: o trio de arbitragem é inexperiente na Série A do Campeonato Brasileiro. Cenário para matar logo o jogo e evitar complicações.
É 3 pontos sem discussão, Flamengo! Não quero nem saber! Pode ser?
O Ficha Técnica subirá as 19:00h e a bola rolará as 21:00h no Maracanã.
A palavra está com vocês.
Bom FDS e SRN a tod@s.
