Salce, Buteco! Dizem que, num campeonato que tem 38 rodadas, os três pontos da 1ª Rodada valem tanto quanto os três de cada uma das outras 37. Não deixa de ser verdade. Todavia, no fundo, quem pensa assim sabe, mas talvez não queira admitir, que existem os jogos de seis ou talvez até mais pontos. São os mais simbólicos, aqueles que podem acender a chama conquistadora de um time ou apagar a luz da confiança em outro.
O jogo de amanhã, definitivamente, não vai decidir o Campeonato Brasileiro/2025, mas acredito que possa ser muito simbólico. Como está três pontos atrás do líder e próximo adversário na tabela de classificação, e, como se não bastasse, com duas vitórias a menos, o confronto direto de amanhã é, mais do que simbólico, vital para a manutenção de suas pretensões no campeonato.
E digo mais: saberemos se o Flamengo continuará a brigar pelo título após o desfecho das duas próximas rodadas. O ponto, aqui, está nos confrontos diretos que ocorrerão amanhã e no próximo domingo, ambos envolvendo o Palmeiras, contra o segundo (Flamengo) e o terceiro (Cruzeiro) colocados.
Vou pedir licença ao GE para postar a arte que traz os jogos do líder e do seu perseguidor imediato até a 38ª Rodada:
Calculo que o Palmeiras cortará um dobrado nos confrontos contra Santos (Vila Belmiro) e Grêmio. Talvez também contra o Atlético Mineiro, se o Galo não estiver classificado para a final da Sul-Americana e precisar de resultado para se afastar da Zona do Rebaixamento ou conseguir ao menos uma vaga na Sul-Americana/2026.
Já o Flamengo tende a penar principalmente contra São Paulo (mesmo o jogo sendo na Vila Belmiro), Atlético Mineiro, no Fla-Flu e contra o surpreendente Mirassol. Aliás, o ideal é chegar à última rodada já com a taça garantida, convenhamos.
Então, a tabela do Flamengo talvez esteja um pouquinho mais complicada, porém eu realmente estou convicto de que, no aspecto psicológico, o famoso "mental", serão as duas próximas rodadas (CRF x SEP e CEC x SEP) que trarão para o Mais Querido a confiança necessária para a arrancada rumo ao título ou consolidarão o Palmeiras na liderança.
***
Falando no GE, eles estão cravando a seguinte escalação:
Rossi; Emerson Royal, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo (Carrascal), Pedro e Lino.
Aprovam ou fariam algo diferente?
De minha parte, confio especialmente no histórico de Pedro e Arrascaeta contra o adversário, mas também no camisa 7 Luiz Araújo, e acho que, se entrar na partida, o Carrascal também deixará a sua marca, só não sei se com mais uma assistência ou até também com um gol.
***
Sinistro o que vem acontecendo nos bastidores. Mas minha mensagem de confiança advém da convicção de que devemos deixar para falar apenas sobre futebol.
Dentro das quatro linhas, o adversário que não vence o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro desde 2017 e, no Maracanã, desde 2015, promove toda essa guerra psicológica porque no fundo sabe que, dentro das quatro linhas, o desfecho tende a continuar a ser o mesmo, como ontem lembramos no Túnel do Tempo.
O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol, e a palavra, como sempre, está com vocês.
Bom FDS e SRN a tod@s.
