quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Esquenta: Flamengo x Cruzeiro, pela 26ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025

 

Salve, Buteco! Bem, conforme previsto, a caça ao Outubro Vermelho e Preto já começou ontem. O Vasco da Gama, já há algum tempo, vem se aprofundando em um processo de acadelamento para o Palmeiras. Percebam que é diferente da notória decadência de uma instituição que já pôde ser chamada de grande. Trata-se, na verdade, de uma relação de pura e simples submissão, na qual a parte cadela vai perdendo a identidade de clube grande e protagonista e se transformando em um simples ser canino adestrado, valendo-se de expedientes como venda de mando de campo ou a pura e simples abertura de pernas, de maneira quase solene, para o ato de arregaçamento.

Outubro está apenas começando, e nos últimos dias vem ficando cada vez mais claro para a Nação Rubro-Negra que o Flamengo de fato já joga sozinho. A presidente do Palmeiras não precisava se dar ao trabalho de dizer o óbvio, que é sabido por todos, embora hipocritamente não admitido de maneira explícita.

São todos contra um e qualquer subterfúgio, ato ilício, trapaça ou mentira é justificável se for dirigida contra o clube que cometeu o pecado mortal de se organizar e se tornar rico e competitivo. Vale para jogadores, treinadores e dirigentes adversários; para narradores, comentaristas, colunistas e seus diretores-chefes.

Se eu fosse presidente do Flamengo, promoveria um jogo no Maracanã: Flamengo x Flamengo. Titulares x reservas ou dois times mesclados inclusive com o sub-20. Talvez até um torneio com Flamengo, Flamengo e Flamengo, cada time com um uniforme (1, 2 e 3). Só de pilhéria.

Um pouco disso entrará em campo hoje à noite como pressão sobre o Flamengo e motivação para o Cruzeiro. Definitivamente, não teremos moleza. A Raposa perdeu terreno principalmente por conta da derrota no último sábado para a cadela portuguesa do Palmeiras, mas no post de ontem demonstrei claramente como terá um calendário mais favorável no final de outubro, a partir das semifinais da Libertadores.

Segundo o GE Mineiro, o Cruzeiro contará hoje à noite com a formação considerada ideal pelo treinador Leonardo Jardim, a qual contaria com Cássio; Fágner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge. Uma formação que alia força, intensidade, técnica e objetividade, e que levou o Cruzeiro a ter os melhores números da competição, depois do Flamengo.

Do lado rubro-negro, o GE Carioca fala em força máxima com uma formação que teria Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira (Danilo) e Alex Sandro; Jorginho, Saúl e Arrascaeta; Plata (Carrascal), Samuel Lino e Pedro. Aliás, quem vocês preferem do lado direito do meio campo ofensivo do time do Flamengo: Plata, Carrascal ou Luiz Araújo?

Acredito nos três pontos, mas, seja qual for a escolha de SuperFili, o Flamengo não pode entrar fofo e nem pensar em tomar gol, deixando o Cruzeiro abrir o placar. É jogo para intensidade máxima, inclusive no setor defensivo, que vem caindo de rendimento nos últimos jogos.

Mais uma Data FIFA se aproxima e seria muito importante, quando menos, manter a vantagem conquistando 6 pontos nos jogos de amanhã e do próximo domingo. Algumas boas notícias de "não convocações" vão chegando. Tomara que outras a elas se somem. O sprint final (antes da Data FIFA) é muito importante.

O Ficha Técnica, como de costume, subirá as 19:00h e a bola rolará no Maracanã as 20:30h para Flamengo x Cruzeiro.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.