quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Esquenta: Botafogo x Flamengo, pela 28ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025

 

Salve, Buteco! Finalmente, a penúltima Data FIFA de 2025 chegou ao fim. Hora de emergir de suas profundezas e voltar à superfície, na qual o Mais Querido do Brasil e do Mundo terá pela frente seu mais antigo rival esportivo, em mais uma edição do Clássico da Rivalidade, que já testemunhou diferentes fases de cada um dos seus protagonistas, mas que, hoje em dia, é marcado pelo choque entre os dois times em melhores condições financeiras Rio de Janeiro, ou seja, aqueles que recebem mais investimentos.

No caso do Flamengo, investimentos naturalmente correspondentes ao tamanho do clube e sua capacidade de gerar riquezas, decorrentes da imensidão de sua torcida, a maior do mundo. Já do lado de General Severiano, o dinheiro vem de um americano para lá de malandro, tanto que, em outros países nos quais supostamente investe, vem enfrentando muitas dificuldades e, a rigor, ninguém sabe se é mesmo tanto dinheiro assim. Donde o "supostamente", se é que vocês me entendem...

A nota triste do jogo de hoje é o gramado de plástico que o rival implantou no estádio público do qual tem a concessão graças a um ex-prefeito torcedor do clube, notoriamente conhecido por seus factóides. Nada mais típico. Afinal de contas, dos quatro maiores do Rio, o Botafogo é o de grandeza artificial, não sendo exagero chamá-lo de uma espécie factoide do ex-Clube dos Treze, até porque (é a História que conta), a rigor, o clube havia sido rebaixado no Brasileirão/1986.

Pouco se fala no assunto, já que sempre foi um dos clubes mais protegidos pela mídia.

Mas vamos falar sobre o jogo, já que nada disso entrará em campo hoje à noite.

***

Nos comentários ao post da segunda-feira, fiquei impressionado com o número de butequeiros que "já largou" a Patroa versão 2025. Seria uma mera crise passageira de relacionamento ou um divórcio real, doloroso, consciente e irreversível?

Pessoal, na minha singela opinião, ainda não dá para desistir desse mulherão empoderado, cada vez mais exigente, embora também megera e injusta, preterindo o Mais Querido por rivais que não a amam de maneira sincera e se valem das estratégias mais rasteiras e desleais na concorrência.

As duas rodadas seguintes terão confrontos diretos que definirão se alguém conseguirá se desgarrar dos demais no pelotão da frente ou se "vai ter emoção até o fim", como costuma dizer um certo narrador tricolor e anti até o âmago de sua alma.

Não é que o campeonato acabará nas próximas três rodadas; é que, considerando os rivais do Palmeiras (Flamengo e Cruzeiro), há uma chance de inversão no topo da tabela que não pode ser desconsiderada.

Fé, Amigos. E coração na ponta da chuteira.

***

Da formação que os setoristas indicam que irá a campo hoje à noite, gosto da presença de Carrascal pela direita, um jogador que pode emular grandes meias que "cortavam" da ponta para o meio que tivemos em nossa História, como Tita, Everton Ribeiro e, numa prateleira mais abaixo, Gérson.

Ocorre que os grandes times formados com a presença desses jogadores tinham laterais, também das mais diversas prateleiras, mas todos com grande capacidade de apoiar o ataque, como Toninho Baiano, Leandro, Rafinha, Isla, Rodinei e Wesley, os quais traziam a tal "profundidade" pelo lado direito.

No elenco atual, Emerson Royal é o lateral direito que possui essa característica, enquanto Varela me parece um jogador com perfil de encaixe mais propício para jogar com um ponta típico, como é o caso de Luiz Araújo ou Michael (tá vivo, SuperFili?).

Se ponderarmos que o lateral esquerdo titular, Alex Sandro, também "só apoia na boa", ou seja, não é tão intenso no apoio, eis que deciframos uma parte das causas do "efeito arame-liso" que vem dificultando as ações ofensivas do time.

Mas não é só isso. SuperFili precisa ajustar a dose de corretivos no mimizento camisa 9 do Ninho. Pedro não chegou a ser esmurrado "do nada" pelo preparador físico de uma certa comissão técnica careca, mas abrir mão dele quando a opção para o comando do ataque é o Bruno Henrique ou o Plata de falso 9, tendo ainda a "opção" de Juninho Qarabag (tá vivo, SuperFili?), é o mesmo que chamar a crise com convite formal.

É só observar os gols que Samuel Lino vem perdendo.

Não dá, né, meu estimado Mister de Coque? 

***

Atenção para o horário do jogo, Pessoal: a bola rolará no Engenhão as 19:30h (Premiere, Record e CazéTV) e, em razão disso, o Ficha Técnica subirá mais cedo, por volta das 18:30h.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRNtod@s.