sábado, 16 de agosto de 2025

Esquenta: Internacional x Flamengo, no Beira-Rio, pela 20ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025

  

Salve, Buteco! Após a eliminação da Copa do Brasil, creio ser possível afirmar que os três jogos contra o Internacional representam o auge ou pico da maratona de jogos da temporada/2025 do Clube de Regatas do Flamengo. Isso porque, para além do peso natural de enfrentar o Colorado Gaúcho, ainda mais por três vezes consecutivas, dois desses confrontos ocorrem pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América e apenas um dos três no Maracanã (4ª Feira passada, 1x0).

Depois do jogo da próxima quarta-feira, o de volta das oitavas da Liberta, o Mais Querido só voltará a jogar duas vezes por semana se conseguir a classificação para as quartas de final da competição continental, cujos duelos serão disputados nos meios de semana de 17 e 24 de setembro. Até lá, o elenco desfrutará de duas datas "vazias" de Copa do Brasil e uma Data FIFA (1 a 9/9).

Portanto, o calendário do Flamengo mudará sensivelmente a partir do meio de semana de 27/8. Estamos, enfim, na reta final da maratona.

***

Não me entendam mal. Eu não comemoro a eliminação na Copa do Brasil, mesmo sendo uma Baranga, ainda mais para o Patético Mineiro. Apenas acho que o clube poderia ter encaminhado bem melhor a sua participação, por exemplo, tirando o jogo de ida, no qual tinha o mando de campo, do Maracanã pulsando com mais de 60 mil espectadores

Jogo para outra praça, que não está acostumada a receber o clube, com uma formação digna dando minutos para jogadores menos utilizados no elenco mesclados com alguns do sub-20. E vestindo a terceira camisa, é claro. Daria para arrecadar bem e ainda tiraria muita pressão do jogo. O time poderia inclusive avançar, jogando mais leve e com uma formação preparada especialmente para a competição e o adversário.

Mas para isso o treinador teria que desapegar, ao menos no rolê com a Baranga (Endinheirada), da nossa Dupla Viking e dos outros titulares indiscutíveis (Jorginho, Samuel Lino e Arrascaeta, por exemplo). A utilização desses jogadores, alguns nos dois, outros em apenas um dos dois jogos, certamente tornou a maratona desnecessariamente mais penosa e desgastante.

Desconfio que um dos fatores complicadores desse cenário é a filosofia tanto do diretor técnico, quanto do treinador, de trabalhar com um elenco reduzido a 25 jogadores. É evidente que volta e meia falta perna para alguns conseguirem atingir um desempenho na mais alta performance em mais minutos de jogo.

Considero contraditória e negacionista a avaliação da capacidade do elenco para resistir à maratona. Até por conta disso a eliminação da Copa do Brasil, apesar de desagradável, a mim trouxe uma sensação de alívio imediato.

Não sei se um dia será possível, com 25 jogadores, disputar as três simultaneamente para ganhar, o que somente ocorrerá acaso a Diretoria consiga montar um elenco muito forte tanto no aspecto físico (inclusive resistência), quanto técnico.

Ainda estamos longe desse patamar, o que abre margem mais do que suficiente para questionar os riscos assumidos por esse planejamento.

***

Direto do GE, a previsão de escalação do anfitrião:

Rochet; Alan Benítez, Vitão, Clayton Sampaio e Victor Gabriel; Richard, Bruno Henrique (Luis Otávio), Alan Rodríguez, Romero (Gustavo Prado) e Vitinho; Borré.

Do mesmo portal, a projeção de escalação do Safadão, brigado com a Baranga, mas comparecendo junto à Patroa e flertando com a Princesa:

Provável escalação: Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira (Cleiton) e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Jorginho, Allan e Arrascaeta; Luiz Araújo, Samuel Lino (Cebolinha) e Pedro.

É claro que os setoristas de ambos os lados podem dar aquela (s) barrigada (s) clássica (s), mas o torcedor precisa de um ponto de partida para a inevitável resenha dos palpites (ou seriam cornetadas?) de escalação. O nosso, então, será esse.

O bom intervalo de quase 4 dias (95h) entre o jogo da última quarta-feira e o de amanhã (18:30h) não preocupa e sim as aproximadamente 73h entre o jogo de domingo e o da próxima quarta-feira.

Fica apertado...

A conferir o que fará SuperFili amanhã.

***

Flamengo e Internacional já se enfrentaram 4 vezes em um  mesmo ano, em mais de uma temporada, mas jamais em 3 jogos consecutivos. Passada essa experiência inédita, começará a se desenhar de maneira mais clara o desfecho do 2025 do Mais Querido do Brasil (e do Mundo).

***

O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol, e a palavra, como sempre, está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.