sábado, 30 de agosto de 2025

Esquenta: Flamengo x Grêmio, no Maracanã, pela 22ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025


Salve, Buteco! Então, retomando o post das goleadas, amanhã o Flamengo enfrentará um dos seus adversários historicamente mais duros, mas talvez injustamente não reconhecido como tal. Fala-se muito na rivalidade entre Flamengo e Atlético Mineiro, mas será que é um clássico tão grande quanto Flamengo x Grêmio?

Há um pouco mais de jogos entre o Flamengo e o Atlético: 134, ao todo, contra 125 entre Flamengo e Grêmio, e contra cada um já decidimos um Campeonato Brasileiro e uma Copa do Brasil. Todavia, enquanto contra os mineiros já disputamos dez "mata-matas", incluindo decisões de título, contra o tricolor gaúcho foram nada menos do que quinze, utilizando o mesmo critério.

Será que a histeria galinácea deveria ser critério para a imprensa exaltar tanto o clássico contra os mineiros e não fazer o mesmo contra os gaúchos? Para mim, pelo menos, a resposta é negativa.

Seguindo essa linha de raciocínio, afirmo categoricamente que Flamengo e Grêmio protagonizam um dos clássicos interestaduais brasileiros com mais História no nosso futebol, sendo, na minha opinião, inclusive "maior" do que Flamengo x Atlético.

Qual é a opinião de vocês sobre o assunto?

***

Essa pequena introdução tem o objetivo de chamar a atenção para o peso histórico do adversário e o cenário de "oba-oba" que se formou em torno do jogo de amanhã. Não que isso parta da comissão técnica ou do diretor técnico. SuperFili inclusive deixou claro, na coletiva pós-jogo contra o Vitória, que rechaçava qualquer possibilidade de repetir o placar de segunda-feira contra o Grêmio.

Contudo, parem para observar o cenário: goleada de 8x0, recorde no Brasileirão de pontos corridos; treinador adversário falando em disparidade financeira; torcedores adversários pedindo clemência (dois colegas de trabalham o fizeram para mim); ingressos esgotados;  patrocinador novo, milionário, fazendo ação comemorativa no estádio; setoristas repercutindo possível contratação milionária ao apagar das luzes da janela; torcedores entrando em êxtase imaginando essa simples possibilidade; Cuéllar, o "Fostorito", no meio campo adversário (com 3 volantes), e, como se tudo isso já não fosse suficiente, Jorginho sentindo dores na coxa.

Estou sendo supersticioso? Talvez, mas não gosto desse auê todo. Pra mim é oba-oba. Espero que comissão técnica e elenco estejam preparados par um jogo bem difícil, no qual o que importará, ao final, por ser um campeonato de pontos corridos, é que venham justamente os três pontos através da vitória (perdoem-me pelo trocadilho).

***

Escalação do GE: 

Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan (Jorginho), Saúl e Arrascaeta; Plata, Samuel Lino e Pedro.

A do Grêmio, segundo o mesmo portal:

Tiago Volpi; Marcos Rocha, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Cuéllar e Edenílson; Cristian Olivera, Alysson e Braithwaite (Carlos Vinícius).

O Grêmio irá ao Maracanã para se defender, não resta dúvida. 

É importante não subestimar a retranca gaúcha.

***

O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol, e a palavra, como sempre, está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.