![]() |
Fonte: Gemini 2.5 |
No Flamengo, sempre tudo é muito tumultuado. Incrível como o clube não consegue navegar em águas calmas, há sempre uma tormenta. O time fez um Mundial de Clubes bem decente, uma boa estreia e um jogaço contra o Chelsea, que garantiu a primeira colocação no grupo e a consequente classificação para as oitavas-de-final. Mas bastou a queda contra o ótimo time do Bayern e pronto, parecia que todo o trabalho tinha sido ruim.
Aí, no interstício entre jogos finais do Mundial e o reinício do Brasileirão voltamos às fofocas domésticas, com foco no diretor de futebol que está na sua primeira janela no clube: é Mickey, é print que vaza, jogador dando chilique porque foi posto à venda, base saindo e torcedor enlouquecido porque não chega ninguém!
Mundial acabou, brasileirão voltou e o Flamengo deu um atropelo no São Paulo como raramente vimos. Parecia que jogávamos contra o time de sósias do coirmão paulista. Uma partida para confirmar o que vimos no Mundial: o modelo de jogo está consolidando. Este Flamengo, com todos à disposição e descansados, bate de frente com qualquer um e, localmente, tende a passear...
O grande problema é que o calendário sulamericano não nos permite temos todos à disposição e descansados. Vejam a sequência da próxima quinzena:
- Santos x Flamengo, quarta, Vila Belmiro: historicamente, jogo duro. Flamengo tinha conquistado poucas vitórias na Vila antes da geração atual. No entanto, de 2020 para cá, vencemos as 4 partidas disputadas. Temos tudo para embalar mais uma vitória, porque o time está descansado, mas é aquilo: já são três desfalques por lesão - Pulgar, Alexsandro e Beijinho.
- Flamengo x Fluminense, domingo, Maracanã: Fluminense quarto colocado no Mundial de clubes, jogando bola! Eu vi Fluminense x Borussia e me impressionei com o bom futebol deles, agressivo, indo para cima. Nem parecia o Fluminense que conhecemos dos confrontos locais, aquele que fica todo atrás, enseba o jogo inteiro e espera uma escapada para fazer 1x0 e acabar com a partida. Promessa de jogão. Para nós, talvez o desagaste já comece a pesar. Vamos precisar do banco.
- Bragantino x Flamengo, quarta, Cícero de Souza Marques: esse é um tabu que nem essa geração conseguiu quebrar. O Flamengo ainda não venceu o Bragantino, em Bragança, desde que eles se tornaram Red Bull. São 5 jogos, 3 empates, 2 derrotas. Coincidentemente, alguns desses jogos vieram após Data Fifa ou de remarcações, com intervalo curto da partida anterior. Dessa vez, pelo menos, isto não acontecerá, mas vejam o acúmulo de partidas com alto grau de dificuldade em pouco tempo. O calendário é realmente muito cruel. Vamos precisar muito do banco!
- Flamengo x Atlético-MG, domingo, Maracanã: jogo sempre muito disputado, nem sempre só na bola... Embora tenhamos vantagem recente, inclusive com título na nova arena, eles nos venceram no Maracanã nos Brasileirões de 2020 e 2023, com um empate ano passado. Mais um jogo duro, no qual a força do elenco estará à prova.