sábado, 19 de julho de 2025

Esquenta: Flamengo x Fluminense, pela 15ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025


Salve, Buteco! Nosso próximo adversário, o Fluminense, 3º colocado na Copa do Mundo de Clubes, após a derrota para o Cruzeiro por 0x2 na última quinta-feira, no Maracanã, estaria sob enorme pressão para o seu próximo jogo, amanhã, no mesmo estádio, não fosse o Flamengo o seu adversário. Contudo, a vida de quem é muito maior do que o seu mais tradicional adversário e tem em seu DNA, além do hino, a obrigação de vencer, vencer, vencer, não suporta mais de uma derrota em sequência sem que se instaure uma gigantesca crise.

Portanto, ao perder por 0x1 para o Santos, ainda que com gol de Neymar Jr, o Flamengo fez o favor de retirar a pressão do Fluminense e tomá-la exclusivamente para si. Então, é nesse cenário que Filipe Luís terá que preparar o Mais Querido para mais uma tensa edição do Fla-Flu.

Falando em Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense mostrou que, quando precisa, consegue jogar no modo reativo, recuando as linhas e fustigando o adversário em rápidos contra-ataques. Foi assim que bateu a Internazionale de Milão, na sua mais expressiva vitória na competição, indicando um possível cenário para o jogo de amanhã.

Na quarta-feira, achei que o Flamengo fez um primeiro tempo "nota 6", criando duas chances de gol importantes, com Plata e Danilo, enquanto o Santos também teve suas duas. Ainda assim, achei o Flamengo melhor, pelo domínio territorial e a forte pressão exercida mesmo jogando fora de casa.

Infelizmente, acho que o mesmo não pode ser dito em relação à etapa final. Lembrem-se de que, no primeiro tempo, o time jogou com Luiz Araújo na direita, Plata como falso 9 e Bruno Henrique na esquerda. Porém, a mexida tática de SuperFili, centralizando o nosso camisa 27 no comando de ataque, acabou não fazendo bem à equipe.

Plata não é um exímio finalizador, longe disso, porém se movimenta muito bem no ataque, gerando espaços com boas associações. Bruno Henrique não tem as mesmas valências para jogar centralizado. O resultado é que o time, que já não tinha sido exuberante na criação no primeiro tempo, foi ainda mais "rombudo" ou "arame-liso" nos 45 mintuos finais. 

Enfim, não foi o Plata na direita nem o Luiz Araújo na esquerda, mas o Bruno Henrique centralizado. SuperFili já deveria ter aceitado que essa formação não se mostrou competitiva na maioria das vezes em que foi utilizada. A suspensão do camisa 27, então, acabou vindo a calhar.

O problema é que, na ponta esquerda, por conta da hesitação da diretoria, que desistiu da contratação do irlandês Mikey Johnston (não estou entrando no mérito), nossas opções, quando o Luiz Araúo precisa sair do jogo (colocou a mão na parte interior da coxa antes de sair na quarta-feira), são Michael e Cebolinha... Ou o jovem e ainda cru Shola.

Ontem correu a notícia de que Pedro voltará a ser relacionado. A despeito da postura lamentável do nosso camisa 9, o elenco não oferece muitas opções confiáveis para o comando do ataque, convenhamos. Aliás, o que foi a entrada do Juninho Xereca, no sufoco, na quarta-feira? Malgrado a minha avaliação de que o rapaz não está no nível do Flamengo, lançá-lo apenas "nas roubadas" não me parece justo.

A única opção cogitável para o comando do ataque, além de Pedro, é Wallace Yan. Li no Twitter a ponderação de um torcedor a respeito da dificuldade que o Cria terá acaso seja escalado no comando do ataque, já que deverá ser marcado por Thiago Silva. Neste caso, será que a torcida seria compreensível acaso as coisas não saíssem como o esperado?

O certo é que, escalado desde o início ou entrando no segundo tempo, o Cria merece ser valorizado com um reajuste salarial e ter muitos mais minutos no time principal. O campo está urrando, SuperFili. Passou da hora de escutá-lo.

Algumas outras observações: 1) são justas as críticas à maneira "fofa" com a qual o treinador e vários atletas trataram Neymar, numa lamentável postura de tiete subserviente. 2) O que foi a atuação de Nico De la Cruz? Quase uma catástrofe! 3) A conferir o que mostrarão, em nível de resistência e capacidade de jogar em intensidade, alguns jogadores como Jorginho e Arrascaeta. Isso dirá muito sobre como se passarão as próximas semanas.

***

Tenham um final de semana abençoado.

A palavra, como sempre, está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.