terça-feira, 13 de maio de 2025

Crise na Gávea!!!

Fonte: uol.com.br


Olá Buteco, bom dia!

Crise na Gávea! Esse ano chegou mais cedo do que se imaginava. As coisas no Flamengo mudam numa velocidade incrível... Filipe Luís, de treinador para um longo período de conquistas, já está na pela “Bola 8”: se o time não vencer a LDU quinta-feira, um abraço. E, mesmo vencendo, temos duas pedreiras pelo Brasileiro logo depois: Botafogo e Palmeiras. Se perdermos para os dois, um abraço também.

Como a carruagem virou abóbora tão antes da meia-noite? Difícil entender. Mas é certo que a derrota para o Central Córdoba nos trouxe um peso que se mostrou muito maior do que imaginávamos. O time até que conseguiu dar uma resposta rápida, vencendo o Grêmio fora de casa e goleando Juventude e Corinthians no Maracanã, mas o fantasma de uma eliminação sumária da Libertadores voltou à carga, após o empate com a LDU, na altitude e, principalmente, o empate com o próprio Córdoba, na Argentina. Jogo em que abrimos o placar cedo, tivemos chances de abrir 2x0, não fizemos e acabamos entregando a paçoca. Cenário visto várias vezes nesses últimos anos.

Há alguma luz no fim do túnel? Sinceramente, não sei. Quando um treinador chega nesse ponto, de estar por um mau resultado para ser demitido, dificilmente há reversão. Mas, enquanto torcedores, só nos resta acreditar. Esse ano traz uma particularidade: a parada no calendário para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Se o Flamengo conseguir as vitórias frente LDU e Tachira, que nos classificariam para as oitavas-de-final da Libertadores e pelo menos não perder as duas próximas partidas pelo Brasileirão, mantendo-se ali no bolo, talvez possamos aproveitar a janela de contratações para trazer um pouco mais de vitalidade ao elenco, permitindo que o treinador possa extrair mais dele.

Problema é que, para chegada de novos jogadores, é preciso que saiam alguns, que aqui estão. Mas quase todos os nossos pontas já chegaram aos 7 jogos pelo Brasileirão e, nesse caso, dificilmente serão alvos do mercado interno. Quem não atingiu ainda foi o Plata, mas esse é o único que o Flamengo não deveria vender! Nas outras posições, Allan e Ayrton Lucas ainda não completaram 7 jogos...

Tenho sentido a falta da diretoria nesse momento de crise. O time está mal, o treinador está confuso, as lesões voltaram a perturbar as escalações da equipe e nem Boto nem Bap apareceram para dar alguma satisfação. Essa parte da comunicação é importante, do contrário a narrativa que passa a ser de terceiros, naquela espiral de especulações sem limites, especialmente num momento em que o Mister Jorge Jesus está livre no mercado. 

Mas, enfim, crise é isso aí mesmo. Um monte de problemas, pouca gente para resolver e a necessidade de vencer, vencer e vencer. Quantas vezes já nos deparamos com isso no Flamengo? E quantas já superamos!

Negócio é a Nação lotar o Maracanã na quinta-feira e empurrar o time a uma vitória que poderá corrigir o caminho do time e do Filipe, na busca pelo Tetracampeonato da Libertadores e do Eneacampeonato Brasileiro.

Saudações RubroNegras!!!