segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Nas Profundezas da Data FIFA (2)

 


Salve, Buteco! Cá estamos novamente, nas profundezas de mais uma Data FIFA, a última da temporada/2024. Com a bênção de São Judas Tadeu, dessa vez a Nação Rubro-Negra passou esse entediante período contente e aliviada pelo título da Copa do Brasil, especialmente pelas circunstâncias que o envolveram - favoritismo do adversário, por conta dos desfalques rubro-negros; torcida da imprensa, especialmente da emissora que transmitiu pela TV aberta e a cabo; escândalos arrogantes da diretoria e da torcida galináceas, gerando até mesmo uma entrevista do CEO dando total razão ao Flamengo, e o delicioso detalhe de ter sido o primeiro título disputado no estádio do adversário.

Não dá para reclamar, né? Especialmente após o 2023 que tivemos e o que se desenhava ser esse 2024... Estou me sentido leve como se estivesse no final de 2022, com os taças das duas copas nas mãos.

Restam agora 5 jogos pelo Campeonato Brasileiro antes do final da temporada. Matematicamente, o Flamengo permanece com chances de título, eis que ainda há 15 pontos em disputa e, em tese, o time pode superar todos os 3 adversários que se encontram acima na tabela - Fortaleza, Palmeiras e Botafogo.

Apesar disso, todos sabemos que as chances disso acontecer são muito remotas, e nem tanto pela dificuldade de vencer todas as 5 partidas, mas simplesmente porque é improvável que todos os 3 melhor colocados percam tantos pontos.

Ainda assim, Filipe Luís com certeza tentará dar o máximo de si e extair o que puder do elenco. Existe a possibilidade de mudança radical na gestão do Departamento de Futebol em 2025, a depender de quem vencer as eleições do próximo dia 9/12. Logo, Fili precisa mostrar serviço e abrir os olhos do elenco para a necessidade de cada atleta justificar sua continuidade no clube.

A permanência do nosso jovem treinador em 2025 é, por sinal, um dos assuntos preferidos das resenhas dos torcedores rubro-negros. Particularmente, torço muito para que isso aconteça. Todos vocês sabem o quanto eu desejo o Departamento de Futebol do Flamengo sendo administrado com profissionalismo real e autêntico, porém tenho consciência de que não é simples mudar velhos hábitos e promover um choque cultural.

Justamente por conta desse contexto, Fili parece ser um verdadeiro achado, uma espécie de "o cara certo no lugar e no momento certos". Inteligente, muito preparado em nível teórico, para os mais exigentes padrões modernos, e vem demonstrando uma impressionante capacidade de tomar decisões difíceis nos momentos de maior pressão, desde a preparação do time para as partias até a leitura de jogo, tudo isso com uma pegada ofensiva, arejada, do jeito que a torcida gosta.

Como se isso já não bastasse, Fili é a cara do Flamengo: ex-atleta, torcedor, ídolo e influenciado por Jorge Jesus, cultivando os mesmos valores dentro de uma filosofia de jogo muito semelhante. Logo, naturalmente terá não só mais aceitação, como também desfrutará muito mais paciência e tolerância por parte da torcida, algo do que precisou muito pouco até o momento, diga-se de passagem.

Evidentemente, tudo dependerá do que acontecer até e no próprio dia 9/12. Até lá, o Flamengo de Fili terá pela frente Cuiabá (f), Fortaleza (f), Internacional (c), Criciúma (f) e Vitória (c).

No embalo do pentacampeonato, deixemos a vida nos levar, leves e soltos, torcendo sempre pelo melhor.

Uma ótima semana pra gente.

Bom dia e SRN a tod@s.