segunda-feira, 14 de outubro de 2024

"Gestão Vencedora"

 

Salve, Buteco! O atual presidente do Flamengo está em final de mandato e deseja eleger o seu sucessor, o senhor RD (ou RD, como queiram). Desde o lançamento dessa chapa, a premissa é manter o atual staff de executivos sob o slogan "gestão vencedora", termo que me causa arrepios e até indignação.

A primeira gestão do presidente Landim, sem a menor sombra de dúvida, pode ser chamada de vencedora. 1 Libertadores, depois de 38 anos, 2 campeonatos brasileiros, 2 Supercopas do Brasil, 1 Recopa Sul-Americana e 1 tricampeonato estadual. Ainda que se possa questionar uma série de decisões do Departamento de Futebol, tais como a qualidade da reposição dos funcionários demitidos, o descarte das consultorias para a base (Double Pass) e da consultoria de alta performance (Exos).

Já a segunda gestão não merece o mesmo rótulo. O último semestre da primeira gestão (2021) sinalizou o que viria a ocorrer nos 3 anos seguintes. E talvez se possa dizer que as irresponsáveis decisões tomadas no setor começaram a produzir seus efeitos. O vice-campeonato da Libertadores, a corrida para não chegar no Brasileiro e a eliminação com goleada na Copa do Brasil confirmaram a necessidade urgente de profundas mudanças de rumo, as quais, contudo, não ocorreram.

Rodolfo Landim se encastelou com os seus VPs Geral (RD ou RD) e MB e não mudou nada. Não por acaso, seguiu trocando de técnicos pelo menos uma vez por ano, chegando ao recorde de duas trocas em 2023. Os fracassos começaram a se suceder, um atrás do outro: um bizarro bi-vice-campeonato estadual para o Fluminense, com direito a uma humilhante goleada na finalíssima do segundo; vice-campeonato na Supercopa do Brasil, eliminação no Mundial para clube árabe sob a direção de Ramón Díaz, vice-campeonato da Recopa Sul-Americana para time equatoriano no Maracanã, vice-campeonato da Copa do Brasil para o São Paulo e eliminações vexatórias na Libertadores para equipes tecnicamente indigentes, de orçamento incomparavelmente mais baixo.

A segunda gestão de Rodolfo Landim foi literalmente "salva" por um verdadeiro milagre operado por Dorival Júnior, como bem colocado neste tuite pelo rubro-negro Ninho da Nação:


Se não fossem os meses de sucesso do Dorival, o mandato de Landim seria de ZERO TITULOS.

Vamos para o segundo ano sem nenhuma conquista relevante, com orçamento batendo mais de um bilhão todo ano. Sem disputar o Brasileiro há quatro anos. Querem mais três anos dessa gente?
Imagem
13,8 mil
Visualizações



Comparando apenas com o Palmeiras, estamos falando de um orçamento duas vezes e meia maior, mas o presidente declara aos quatro ventos que nada precisa mudar.

Sem contar add-ons (aqueles bônus por metas), o Flamengo gastou € 192M pra montar o elenco que tem hoje. O Palmeiras desembolsou 2,5x menos. Com os bônus, a diferença é ainda maior: 208M vs 78M.

O curioso é que quando o CIES calcula o valor de mercado real do plantel, o SEP aparece na frente, indicando que pechincha e/ou forma mais. Seria um ótimo momento pra bater (mais uma vez e com gosto) em Landim e seu Depto de Futebol, mas é complicado pegar os 2 elencos no papel e falar que o do Palmeiras é melhor. De qualquer forma, é interessante como o SEP compete gastando bem menos que a gente. Os links dos relatórios estão no tweet abaixo.
Imagem

O meu prazer de acompanhar e viver o dia-a-dia do Mais Querido do Brasil (e do mundo) convive com o desgosto profundo de ser obrigado a presenciar uma das gestões mais predatórias da História do clube tentando se perpetuar,  na maior cara de pau.

Com 10 treinadores em quase 6 (seis) anos, essa (indi) gestão chega ao final com o décimo deles, o ídolo Filipe Luís, o Fili, com a missão de desvirar o fio e encerrar essa sequência deprimente de fracassos, extraindo o que resta dos maiores expoentes da Geração 2019, os também ídolos, porém decadentes Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, no momento o trio titular do setor ofensivo.

Eis o calendário, agora "limpo" após a vexatória eliminação para o Peñarol na Libertadores:


Data

Adversário

Competição

Estádio


DATA FIFA – 7 a 15/10


5ª Feira, 17/10

20:00h


Fluminense (c)

Brasileiro – 30ª Rodada

Maracanã


FDS 20/10

Corinthians

Copa do Brasil

Semifinal (Volta)


Itaquerão

MDS 23/10

Semana LivreLibertadores da América

Semifinal (Ida)


Sábado 26/10

19:00h

(Eleições 2º Turno no Domingo)



Juventude (c)


Brasileiro – 31ª Rodada


Maracanã

5ª Feira, 30/10

19:00h

Internacional (f)


Brasileiro – 17ª Rodada (adiado)


Beira-Rio

Domingo, 3/11

Copa do Brasil

Final (Ida)


MDS 6/11


Cruzeiro (f)

Brasileiro – 32ª Rodada

Mineirão

Domingo, 10/11

Copa do Brasil

Final (Volta)


DATA FIFA – 11 a 19/11


MDS 20-21/11


Atlético/MG (c)

Brasileiro – 33ª Rodada

Maracanã

Sábado, 23/11

Copa Sul-Americana

Final (Jogo Único)


FDS 23/11


Cuiabá (f)

Brasileiro – 34ª Rodada

Arena Pantanal

MDS 27/11


Fortaleza (f)

Brasileiro – 35ª Rodada

Castelão

Sábado, 30/11

Libertadores da América

Final (Jogo Único)


FDS 1/12


Internacional (c)

Brasileiro – 36ª Rodada

Maracanã

MDS 4/12


Criciúma (f)

Brasileiro – 37ª Rodada

Heriberto Hülse

FDS 8/12

Vitória (c)

Brasileiro – 38ª Rodada

Maracanã


Saindo das profundezas da Data FIFA, o desafio de Fili não será pequeno: um Fla-Flu nesta quinta-feira, antecedendo o "confronto mortal" contra o Corinthians no domingo. A rodagem de elenco precisará ser cirúrgica, inclusive pela minutagem dos convocados em suas respectivas seleções.

Que São Judas Tadeu nos abençoe e ilumine o caminho. A luz no fim do túnel está acesa indicando o dia 9/12 como a data da mudança de rumos. #TôComBap #BapPresidente #DunsheeNao #ForaLandim.

A palavra está com vocês.

Uma ótima semana pra gente.

Bom dia e SRN a tod@s.