sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Esquenta: Flamengo x Juventude - 31ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2024

 

Salve, Buteco! Sempre que posso, gosto de agradecer pela generosidade dos leitores (inclusive silenciosos) do Buteco do Flamengo, ao prestigiarem este espaço e os nossos textos. E quem acompanha as minhas postagens sabe que não tenho a gestão do vice-presidente de futebol em um bom conceito. Minha consciência está bastante tranquila, já que há anos não canso de apontar o quanto essa gestão faz o Flamengo perder competitividade. Causaram-me perplexidade tanto a escolha para a pasta do futebol, a partir de 2019, quanto a sua longevidade na função (6 anos), dado o histórico da passagem anterior pela pasta, retratado no post Túnel do Tempo: Viagem a 2010.

Agora que  que ninguém mais cai nos "enigmas" e a ficha caiu para a maior parte da torcida, a qual despertou para a queda de patamar de um time que amedrontava os rivais em todo o continente e já encarou o maior Liverpool da História, surge a preocupação de o Mais Querido, pela primeira vez desde 2017, ficar fora de disputa da Libertadores da América.

A classificação para a final da Copa do Brasil não garante nada, eis que, como conversamos ontem, se houver algum favorito para a conquista do título e a vaga na Libertadores/2025 "via Baranga", esse time é o Atlético Mineiro.

Portanto, o Flamengo não pode simplesmente "largar o Campeonato Brasileiro" e a luta pelo G4, eis que, se por acaso não conquistar a Baranga, precisará se colocar à frente de Internacional e São Paulo, os quais, ao lado do Fortaleza, são os maiores aspirantes a essa vaga. Não gosto nem de pensar em Pré-Libertadores, diante das complicações que sua disputa causa na pré-temporada e no calendário.

O adversário de amanhã é aquele do tipo "pedra no sapato". Contando jogos oficiais e amistosos, o Mais Querido tem 11 vitórias e 11 derrotas, tendo ocorrido ainda 8 empates nos confrontos. A boa notícia é que, nos quatro últimos confrontos no Maracanã, dois deles disputados desde a volta do "Ju" à Série A, a partir de 2021, após uma longa ausência, o Mais Querido venceu bem, sem maiores sustos ou problemas.

Além disso, o Ju tem a pior defesa do returno, atingiu a maior sequência sem vitórias na sua História no Brasileirão e, atualmente, tem o mesmo desmpenho do penúltimo colocado, o Cuiabá. E para piorar, irá ao Rio de Janeiro com desfalques.

É hora do Fili acertar o time para a final da Baranga e a reta final do Brasileiro, conquistando 3 pontos sem discussão. Para além das modificações necessárias por conta das contusões, você promoveriam alguma outra alteração no time?

Cartas para a redação.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.