terça-feira, 19 de março de 2024

O Sorteio



Olá Buteco, bom dia!

    Papo de hoje não poderia ser outro que não o sorteio da Libertadores. Quero experimentar uma abordagem diferente e, para isso, fiz uma análise antes do sorteio, para depois comparar com o resultado. Vamos lá!

Análise antes do sorteio

    No pote 2 temos, teoricamente, os adversários mais fortes que poderíamos enfrentar na fase de grupos da competição. São 3 times bem fortes – Atlético-MG, Estudiantes e Independiente Del Valle. Como o time mineiro não pode entrar no nosso grupo, as pedreiras ficam por conta dos outros dois. Bolívar é ruim pela logística.

  • Complicados: Estudiantes, Independiente Del Valle e Bolívar.
  • Médios:  Libertad  
  • Acessíveis: Cerro Porteño, Barcelona de Guaiaquil e Junior Barranquilla.

    No Pote 3, Strongest muito ruim pela logística. San Lorenzo é o mais tradicional do pote. 

  • Complicados: San Lorenzo e The Strongest.
  • Médios: Rosário Central e Millionarios.
  • Acessíveis: Universitario, Deportivo Táchira, Alianza Lima e Talleres.

    No Pote 4, muitas babas e os 3 mais tradicionais, que vêm da pré-Libertadores: Nacional, Colo-Colo e Botafogo. 

  • Complicados: Botafogo e Nacional
  • Médios: Colo-Colo
  • Acessíveis: Caracas, Liverpool, Huachipato, Cobresal e Palestino.

Meu sorteio mais favorável: Flamengo, Junior Barranquilla, Universitario e Palestino.

Meu sorteio mais desfavorável: Flamengo, Independiente Del Valle, The Strongest e Botafogo.

Vejamos o que nos espera!

***

Análise após o sorteio

E as bolinhas não foram das mais pesadas para o RubroNegro. Daquela nossa análise prévia, tivemos uma complicação, um médio e um bem acessível, que estava inclusive na minha lista do "sorteio mais favorável".

Bolívar é o clube mais tradicional da Bolívia e um dos clubes com mais participações na Copa Libertadores. São mais de 250 jogos na competição e um restrospecto em casa que é comparável ao Flamengo no Maracanã, reflexo da temida altitude de La Paz.

Millionarios também joga na altitude e, embora o desempenho deles em casa não seja tão contundente quanto ao do adversário boliviano, é um adversário perigoso em seus domínios. A tabela a seguir ilustra o aproveitamento em casa e fora, dos times do Grupo E.

Detalhe: dos 3 adversários, é o Palestino quem tem a melhor campanha fora de casa!

Estresremos contra o Millionarios, em Bogotá. Por ser a estreia, o jogo se torna ainda mais delicado, sem contar que acontecerá entre as finais do Campeonato Carioca. A ver como o Flamengo de Tite administrará está situação.

Fiel da balança, nesse grupo, me parece que será o Palestino. São inegociáveis duas vitórias,  aqui  (2a Rodada) e lá (4a Rodada), para chegarmos aos dois ultimos jogos (Millionarios e Bolivar, ambos no Maracanã) em boas condições para classificação.

Dependendo de como formos nos jogos na altitude podemos, inclusive, terminar essa fase grupos como um dos maiores pontuadores na classificação geral, o que nos permite decidir os jogos eliminatórios em casa, posteriormente. Claro, não dá pra pensar nisso antes de pensar em fazer dois bons jogos lá no alto da montanha mas, estrategicamente, é de se considerar.

Um passo de cada vez. Começou o ano. Final do Carioca contra o Nova Iguaçu, com todo o respeito que eles merecem, nos foi favorável pensando nessa logística de encarar o Millionarios entre as duas decisões. Sorteio também, se não foi dos melhores, está longe de ter sido dos piores. 

Vai pra cima deles, Mengo!

Saudações RubroNegras!!!