quinta-feira, 20 de julho de 2023

Buteco do Flamengo: 15 anos



 

Descobri o Buteco há mais ou menos 5 anos, época do "cheirinho", mas já encostando nos primeiros lugares nos campeonatos. Descobri ao acaso, dando "google", e logo me interessei. Minha primeira postagem foi elogiando a administração financeira do clube, e logo recebi uma "pancada" de um dos integrantes me chamando de torcedor de diretoria (rsrsrs), logo eu, que nem sou do Rio de Janeiro e totalmente por fora da atmosfera política.
Desde então, em todo esse tempo, não teve 1 só dia de minha vida que não consultasse a página, a maioria das vezes várias oportunidades ao dia, sempre lendo e escrevendo um pouco.
Vida longa ao buteco, minha fonte de informação diária sobre flamengo. Minha vontade era tomar um chopp "real" com Rocco, Gustavo, Leandro, Bitt , Horcades, dentre tantos outros "brothers" frequentes por aqui.
Grande abraço.
Rodrigo Moreira Cruz

 ***

Eu frequento butecos desde jovem, 

Sendo os hábitos bons, que se renovem 

Que lá vejo os amigos e celebro 

Uma cerva gelada, alguns petiscos 

Vou a vida levando, assumo os riscos 

Tempo passa e eu envergo, mas não quebro. 

Eis que um dia, em dois mil e dezessete 

Dando um giro sem rumo na internet 

Descobri um Buteco diferente 

Agitado por sua boa gente 

Um Buteco ideal, pois do Flamengo, 

A paixão que aprendi desde pequeno. 

Me cheguei devagar, ressabiado 

Das tais redes sociais, desconfiado 

Fiquei só espiando os comentários 

Das colunas gostei, tão bem escritas 

Aumentei a frequência das visitas 

E o Buteco virou “jornal” diário. 

Palpiteiro virei, não falta assunto 

Amizades surgiram, “tamo” juntos 

E com elas eu sigo e vou vivendo 

Que o Mengão seja sempre campeão 

E dê muita alegria pra Nação 

Parabéns meu Buteco do Flamengo!!!

Carlos César Ribeiro Batista 

***

Boa tarde, amigos!
Me identifico lá no Buteco como Wagner-Fla.
Sou mais um dos remanescentes do Blog da Flamengonet. Bons tempos! Não apenas pelas discussões sobre nosso Flamengo, mas também pela boa época que vivi na minha vida pessoal. Enfim... Falar da importância deste espaço no meu dia a dia é fácil. É simplesmente o local onde busco todas as informações sobre o Clube que amo. Não sou tão participativo nos debates e me considero mais como um leitor. Muito bom saber que existe um local único onde podemos, através das colunas e dos debates, ler sobre a história do Flamengo, ter opiniões diversas sobre tudo o que envolve o Clube e, também, poder manifestar a própria opinião, mesmo que seja contrária ao pensamento dos democráticos administradores da página. Vida longa ao Buteco! Que mais e mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer o espaço mais Rubro-Negro da internet mundial.
Grande abraço e..  SRN!!! 
Wagner-Fla

***

Bom dia,
Lembro do Buteco bem no início e lembro dos colegas falando do FlamengoNET. Lembro de como ficamos pé da vida com a gestão ruim de Patricia Amorim que estava mais preocupada com o "parquinho" do que com o time do Flamengo. Uma gestão horrível que teve Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho a preço de outro e não ganharam nada de importante além de carioca. Teve o episódio da piscina furada gastando rios de dinheiro na conta de água.  Teve Zinho como gestor que foi horrível. Uma das piores presidentes do Flamengo e de como nós torcedores ficamos pé da vida e sempre dizendo isso no buteco.
Aí veio a eleição do "blues" a chapa azul  e lembro de como comemoramos como um título importante a mudança de presidente com Bandeira de Mello, mas na verdade era para ser o Wallim. Um grupo de homens bem sucedidos na vida profissional iriam fazer a gestão do Mengão. Uma das propostas era reestruturar o clube financeiramente. O mais querido "Mengão" devia algo em torno de 750 milhões quando os azuis assumiram. O Flamengo tinha fama de caloteiro de não pagar ninguém. Tem até a famosa frase do Vampeta: "Eles fingem que pagam e a gente finge que joga"!  E lembro da gente comemorar a gestão do Bandeira de Melo com gestos simples como comemorar  vitória tomando um chopp até tarde na rua e depois voltar caminhando para casa. A gente pensava que agora chegou um bom presidente, um cara simples que vai dar um jeito, que vai arrumar o Mengão. E realmente foi uma bela gestão principalmente na reestruturação financeira do clube.
Nessa época de vacas magras em que o clube não vencia quase nada, lembro de como ficamos felizes e comemoramos no Buteco ao vencermos a Copa do Brasil de 2013. O time comandado por Elias, ex Corinthians, e Hernane Brocador. Como era bom o Buteco ao ver os monólogos do Roberto do papo dele sobre o quiosque e as meninas kkkkk. Dos versos, frases e histórias tão bem contadas pelo Melo e de como todos nós interagimos no Buteco. Dos que estavam sempre reclamando como o Bitt reclamando como sempre na maioria das vezes com razão. Do Flavio (Pedrada Rubro Negra) que nos post e comentário mandava bem principalmente para dar "pedrada" reclamar de algo que não funcionou. Do  Gardner indo e voltando na linha do tempo, viajando literalmente kkkkkk.  Do Rocco fazendo sempre comentários pontuais e bem sinceros principalmente em relação ao Horcades. Lembro de como o  Rocco gostava do Paolo Guerrero e de como o Rocco grande boss achava que o Ney Franco seria um bom treinador para o Flamengo e acabou se tornando uma grande decepção ainda mais ao trazer vários jogadores do Ipatinga (minhoca, o volante pedreiro dentre outros).
Muito bom ver que o Buteco abraça a todos que tem torcedor de todo lugar do Brasil e até do mundo. De ver os gauchos Balem e Paulo dentre tantos outros. De Brasília eu Simario, o grande colunista e braço (dois braços) do Rocco na administração do buteco o Gustavo, também tem outros de Brasília como o Roberto e mais alguns que não lembro o nome. Tinha gente de São Paulo e dos mais diversos cantos do nosso país.
Lembro de partilhar no Buteco as minhas alegrias como o nascimento do meu filho Davi, hoje com 11 anos, como a morte do meu pai em 2020, lembro também de partilhar a alegria de comprar uma chácara no final do ano passado 2022. De partilhar a alegria de colher a plantação de milho e de feijão. É uma extensão da minha família o buteco. Lembro do Rocco me dizer que se um dia eu for nos E.U.A ele vai me receber na casa dele. De como o Rocco é feliz com o filho torcendo para o Mengão. De ver o garoto crescer e junto o amor pelo Flamengo mesmo estando longe do Brasil a tantos anos.
Acredito que uma das piores tragédias que vivemos foi o incêndio no ninho em que morreram vários garotos. Da linda homenagem do buteco que sempre passa em slideshow a imagens desses garotos. De como foi bem relatado no Buteco e de como sentimos a dor. Poderia ser um filho nosso ali.
Nem só de tristeza vivi o Buteco. Para mim um dia da semana mais alegres era na quinta feira quando tinha a coluna do Rubio Negrão com as mais bela piadas (Calúnia) principalmente em relação ao Vasco e a gente ia e ainda pegava as falas dos torcedores do Netvasco e lembro de passar horas rindo. Era muito bom!
Mais para mim o melhor dia no Buteco foi de uma cara, não lembro quem, postou a foto de uma mulher, aí o Neo entrou e falou que "pegava" a mulher fácil. Aí o cara falou: "É minha prima!". A bomba já estava solta. Lembro que era dia acho que era o período da tarde, entre 15h e 18h, e todo mundo entrou no Buteco e começou a comentar e rir muito da situação. Até o Rocco entrou e comentou e lembro muito de rir dessa situação. Foi o melhor momento do Buteco para mim.
Lembro de ver o Rocco alegre como uma criança ao comprar e pilotar seu primeiro drone. E a tristeza hoje é ver colegas que sumiram do Buteco como o Roberto, Melo, Neo, Rubio Negrão e tantos outros...  

Simário Tiano 

***

Faz muito tempo. Nos tempos da finada e saudosa flamengonet em que eu frequentava sob a alcunha de "Henrin". Numa época pré-twitter de debates acalorados, seguidos vez e outra de ofensas, o que demandava frequentes intervenções da moderação. Lá soube que havia sido criado um outro blog, o "Buteco do Flamengo", como uma alternativa a flamengonet. Chegando neste blog me deparei com um ambiente de debate bem mais educado e controlado. Nunca deixavam as discussões subirem a um ponto de troca de ofensas. No Buteco as pessoas eram bem mais gentis por assim dizer. Textos muito bons sendo publicados, de diversos autores diferentes, assim como era na flamengonet. Muitos deles, aliás, egressos de lá também. Enfim, por um tempo frequentei os dois ambientes, sempre com muito debate e troca de informações. Até que a flamengonet acabou e o Buteco sobrevive. Tive a honra de ser convidado a ser colunista e desde então, quase toda semana, expresso minhas opiniões. O Buteco, melhor que qualquer outro lugar, traz sempre informações fresquinhas do que ocorre no Flamengo e no futebol graças a troca de informações na área de comentários, o verdadeiro tesouro deste blog. 
 
Vida longa ao Buteco!

Flávio H. Souza (Pedrada Rubro-Negra)

***

Conheci o Buteco em 2012, não lembro exatamente o mês, por indicação de algum companheiro do extinto FlamengoNet. O blog por lá andava parado, ninguém comentando e começaram a sugerir o Buteco do Flamengo como alternativa. Desde então, o Buteco tem uma aba "cativa" no meu navegador. Posso passar o dia sem comentar, mas o buteco tá lá aberto para que eu possa dar uma espiada de tempos em tempos.  
-- 
Atenciosamente, 
 
Ballem

***

Visando a possibilidade de colaborar com o post comemorativo aos 15 anos do Blog Buteco do Flamengo, segue abaixo o meu relato:
Chegada ao Buteco do Flamengo
Ainda em 2008, eu lia no globo.com, o Arthur Muhlenberg no Blog do Torcedor do Flamengo e vivia invocado com os comentários/comentaristas. Os caras criavam nicknames falsos e ficavam a escrever de forma ofensiva, com muitos palavrões, ameaças e até chamando o “opositor” para se encontrarem para vias de fato...

E numa coluna ao lado da página havia links para outros blogs Flamengos...e vi que tinha um tal de Buteco do Flamengo. Quase no final de 2008 entrei, puxei uma cadeira e fui ver qual era a do Buteco.

 No começo, chegava no Buteco e só lia e observava uns poucos comentaristas, em conversas boas e intermináveis sobre o Flamengo...papo de alto nível...pensava comigo: não tenho condições de comentar nada por aqui, tal elevado nível de conhecimento sobre Flamengo. Fiquei só como "Leitor Silencioso", fui gostando, até que um dia resolvi e criei coragem de escrever.

 Fui muito bem recebido pelos amigos e até hoje estou por aqui. E mesmo sem conhecer nenhum de vocês, exceção para o Jean Valjean, que tive o prazer de conhecer no Maracanã recentemente, saibam que todos vocês têm alta estima e consideração de minha parte. Para mim, não são apenas torcedores do meu time. Sim, são meus amigos. Mesmo sem conhecê-los.

E é um prazer enorme, estar por aqui e desfrutar de conversas com os amigos...papos de alto padrão, com respeito, consideração, bom humor e o mais importante...o Flamengo na pauta e no coração de todos.
Paulo Antonio dos Santos - PauloSantos60
Paulo Santos60 e Jean Valjean

***

Olá a todos.
Sou oriundo do finado blog da Flamengonet, assim como alguns daqui também são. Conheci o Buteco quando o Flamengonet estava ficando "desabitado" há uns 10 anos atrás. Algum amigo havia deixado um recado nos comentários avisando para onde a "mulambada" estava migrando.
Recentemente entrei para o time dos "tiozões", ou seja, "quarentei". Como estamos em "otopatamá" talvez esteja mais "corneteiro" que na juventude (talvez eu seja um dos mais "corneteiros" da casa) quando via Maurinho, Fabaiano, Da Silva, Douglas Silva, Fernando Brucutu, Irineu, Moisés e companhia, desfilando nos gramados com o Manto Sagrado. Sou da época em que jogo como visitante era sinônimo de festa para o anfitrião, principalmente em gramados do Sul do país, não importa se o rival fosse o Paraná ou o Grêmio.
Numa época em que jornal virou coisa do passado e a mídia eSPortiva está cada vez mais eSPortiva, as colunas do Buteco e os comentários são um oásis nesse meio.
Um abraço a todos!
Obs.: se ficou grande, faça um corte.
Robson Cruz

*** 

É com muita alegria e satisfação que vrnho dar minha contribuição para a celebração de 15 anos deste que é de longe o maior e melhor espaço virtual dedicado ao Flamengo.
Sou de São Francisco do Sul, SC onde temos a conhecida torcida Fla São Chico.
Moro há oito anos em Imbituba, também em SC. Ao contrário do que dizem os invejosos, o estado é repleto de catarinenses Flamenguistas que têm o Flamengo como único time. apenas simpatizando com clubes locais.
A paixão pelo Flamengo foi herdada de meu pai que infelizmente nos deixou este ano, mas deixou um legado incrível, incluindo a paixão pelo maior e mais querido clube do Brasil.
Conheci o Buteco mais ou menos há dez ou onze anos, procurando um lugar de melhor nível dedicado ao Flamengo, por estar cansado do bairrismo dos blogs "apaulistados" (UOL, Terra etc..).
Minha vida é bastante corrida. Tenho dois empregos, ambos na área portuária, então resta pouco tempo para maiores participações em debates ou conversas.
Mas sou um leitor assíduo. Leio literalmente todos os comentários em todos os dias.
O Buteco é minha fonte de informação oficial sobre o Flamengo e algumas vezes até sobre o que está ocorrendo no mundo da bola em geral.
Percebam que às vezes vocês estão falando sobre algum assunto entre dois ou três blogueiros e eu faço um comentário no meio da conversa.
É que o ambiente é tão familiar para mim, que sinto-me como aquele 
cara que está mais quieto na roda da conversa e às vezes dá o seu pitaco.
Estou quieto, mas estou ali. Rsrsrsrs.
No mais, é isso aí. Lembro-me que teve uma celebração de aniversário do Buteco uns anos atrás em que fui inventar de citar nomes e acabei de pagar o mico gigante de deixar nomes importantes para trás.
Dessa vez, não cometerei o mesmo erro.
Abraço a todos e vida longa ao Buteco.

Fábio Costa

***

Faz sete anos e meio que entrei no buteco pela primeira vez.
Alguns me chamam de senhor máquina do tempo , outros de mestre da fita , o amigo Gustavo me chama de gardschew ou algo do tipo, nunca entendi essa parada mais racho de rir.
Eu gosto do espaço pela dinâmica dos post, aonde  cada um tem uma característica diferente.
Poderia me declarar facilmente aos amigos !!! sou fã de algumas pessoas mais prefiro não citar nomes aqui pra não fazer diferença.
Quero agradecer ao blog pois aqui li post que sempre sonhei em ler de temas que eu adoro.
Oq mais admiro do blog é essa flexibilidade, uma vez falei sobre escrever uma coluna e não é que deram corda 🪢, eu pensei os caras deixariam eu escrever mesmo um post , eu um simples mortal com essa honra .. 
Buteco , vcs são mais que um blog de resenha rubro negra ...
Vcs são a família flamengo.
O aniversário é do buteco , mais o presente é a gente que ganha com a existência de vcs...
Seremos campeões brasileiro...
Abraço 
Ass: piloto (Gardner)

***

Thiago Nóbrega, rubro negro de João Pessoa - Paraíba.
Hoje se faz o debute do Buteco do Flamengo. Parabéns ao Buteco, administradores, colunistas e frequentadores pelos 15 anos contínuos de funcionamento. Torcer pelo Flamengo já se confunde na minha vida a frequentar as páginas do Buteco e interagir com os demais participantes.

Quando a internet era mato, fazia-se necessário um espaço onde poderíamos conversar sobre o Flamengo de forma civilizada. Existiam apenas sites que abriam espaço para comentários em notícias sobre o time e comunidades do Orkut (antiga rede social). Todos desagradáveis e inapropriados para uma melhor experiência rubro negra.

Então um primo mais velho e também rubro negro (nick Martinho PB) me apresentou ao flamengonet, que acompanhei silenciosamente e pouco escrevia. Não me sentia preparado e ainda havia resquícios de animosidade entre os participantes. Porém o site acabou interrompendo o sistema de fórum e perdeu utilidade.

Me encontrava órfão de um espaço semelhante. Tempos depois, o mesmo primo me recomendou o Buteco do Flamengo. Entrei, acompanhei, e senti segurança de comentar e participar das discussões sobre o Flamengo.  E desde então cá estou. O Buteco é minha fonte principal de notícias sobre o Flamengo. Ambiente familiar, espaço de amizade e confraternização rubro negra.

Neste verdadeiro boteco de amigos pude compartilhar a evolução histórica do Flamengo. Do clube quase falido que lutava para não rebaixar e desaparecer, com um momento de alegria inesperada e muito celebrada em 2009, das esperanças de dias melhores com a eleição ocorrida em 2013 que por aqui acompanhei os bastidores, dos tempos árduos de reestruturação  e finalmente os títulos colhidos depois de um longo semear. Cada momento que escrevo me recordo perfeitamente das memoráveis discussões que tínhamos na época.

Então só tenho a agradecer a Gustavo Velloso, Bcbfla, Rocco Fermo, demais colunistas do presente e do passado, participantes atuais e antigos, pelos bons momentos rubro-negros possibilitados. 

Thiago Nóbrega 

***

É difícil precisar quando me tornei membro de carteirinha do Buteco. 

O Arthur Mulenberg era o parceiro do GE com o blog do torcedor. Na primeira eleição dos azuis, lembro vagamente de um texto dele que soava como "Nós vamos ter um time simples, mas muito bem vestido". Só que o blog acabou e eu não tinha mais uma leitura de torcida do Fla, que tinha me acostumado. Então achei o buteco em algum momento de 2015 em diante. 

O que mais me marcou no início foram as colunas do Melo. Seus alfarrábios traziam histórias de um Flamengo que eu nunca vivi, nem ouvi. Os recortes de jornal, combinado com lembranças do estádio me faziam viajar junto com ele. 

Por muito tempo, não participei da resenha, me impressionava o delírio coletivo que são os comentários durante o jogo... Ainda hoje, se algum desavisado entrar no buteco durante o jogo, acha que o Flamengo tá levando goleada, em todos os jogos. mas considero que hoje em dia acostumei, talvez já faça parte disso. 

E então decidi puxar uma cadeira e entrar nas rodas de conversa. O Roberto Gomes com seus monólogos da madrugada, e uns palpites de contratação meio duvidosos, foi o primeiro que aprendi a reconhecer por nome. 

Mas logo em seguida vieram outros. e outros... E hoje em dia, é interessante pensar que conhecemos a personalidade da maioria dos frequentadores, amigos virtuais, não do jeito frio que a expressão sugere, mas algo mais semelhante a uma Geral do Maraca, onde o Flamengo é o elo que Une gente tão diferente. 

Vivi uma era de ouro nesse sagrado recinto. Hoje, é o primeiro site que eu abro sempre que sento em um computador, e o celular é companheiro constante durante os jogos. As análises, das mais ponderadas às mais absurdas, são as melhores. 

Nossa mesa redonda de segunda no POST do Gustavo é muito mais sensatas do que a SporTV, e a ESPN jamais poderiam produzir. Citar todos é quase impossível, confesso. Esquecer de alguns um erro previsível.

Só vou destacar que o Takumi tem mais credibilidade que o MCP, e o Carlinhos Tomara, já trouxe mais histórias legais do que o PVC. Thiago e Laércio, os marrentinhos do recinto apensar de se inspirarem no seu ídolo, um defeito desculpável, mandam melhor do que Pedrinho e Denilson Show. 

SRN a todos!

   Hiago Faria 

***

Bom,
Encontrei o Buteco no Flamengo net mesmo, a galera lá falava bastante. Então comecei a ser um leitor silencioso. Era interessante que tinha Rocco, Luís Filho, Lu e o Gustavo com altos papos sobre o Flamengo. 
Ali já era importante pra mim ficar perto da minha paixão, a data certa não me lembro realmente, nem quando comecei a interagir com a galera. 
A importância? Bem, é imensurável na minha vida, é uma terapia, algo que só eu sei realmente, meu escape das minhas neuras e limitações, se é que vocês entendem, cada um que passou pelo Buteco quardo com muito carinho na minha memória, foram tantos.
Pra deixar mais claro, porque sou emotivo e não vou conseguir escrever, amo vocês, estão na minha vida de verdade. 
Agradeço ao Rocco, nosso Boss, cada um dos administradores, que deixam sempre o ambiente leve, nos deixando a vontade, e também a cada participante ao longo de tanto tempo.
Muito obrigado, vocês me ajudam demais no meu dia a dia, vocês não tem. Que Deus abençoe a cada um.  
Vida longa ao Buteco, 15 anos fazendo parte da vida de muitos, é algo que transcendeu o futebol, parabéns😍

 TAkumi

***

Parabéns ao Buteco do Flamengo!!!
Conheci o blog em 2015, através do meu primo Luiz Filho, que escrevia semanalmente aqui. É interessante relembrar que, naquela época, ele já aprofundava temas como estádio, calendário e planejamento, dentre outros.
Lembro que fiquei encantado com o espaço. Além das colunas do Luiz, que geraram muitos bate-papos sobre o Flamengo em nossas confraternizações familiares, os outros textos publicados neste espaço também me fascinaram, fazendo que fosse um hábito diário passear pelo Buteco.
Lembro de um texto do Mestre Melo sobre o Hino do Flamengo que me deixou até envergonhado: como poderia eu não saber que a frase correta não é “Nos Fla x Flus é o Ai Jesus!” mas sim “O Mais Cotado nos Fla x Flus”? 
Em alguns de nossos papos, comentei com o Luiz que estava preparando uma análise sobre o Campeonato Brasileiro de pontos corridos e a expectativa de pontuação para levar o campeonato. Então ele pediu que eu escrevesse o material, que publicaria no Buteco. Esta foi a minha primeira contribuição no blog (http://www.butecodoflamengo.com/2016/05/planejamento-e-tabela-de-planejamento.html). 
E já se vão 7 anos desde então. Passou rápido. O Buteco continua sendo um hábito diário para mim. Eu gosto muito da interatividade na seção de comentários, a galera está sempre disposta a trocar ideias, ainda que as opiniões sejam divergentes. Há espaço para todos. 
O Flamengo é plural! Sendo assim, é natural que em nossa Torcida apareçam opiniões divergentes sobre todo e qualquer assunto. O grande barato do Buteco é, justamente, essa comunhão entre tantos Torcedores! 
Vida longa ao Buteco do Flamengo! Parabéns a todos! 
Saudações RubroNegras 
Leandro Machado

***

Boa Noite Pessoal,
Foi em 2009, bem na época do título do brasileirão.
Eu acessava diariamente um site que confesso não lembrar mais o nome onde tinha um clipping diário de todas as notícias do flamengo de vários portais.  Só que em 2009 esse site deixou de existir e eu tive que procurar outro sitio para me informar do flamengo sem precisar rodar por toda a internet.
Nessa procura fui parar na flamengonet e, de lá vim conhecer o buteco.
No começo somente lia as colunas, mas, logo depois de um tempo descobri que era nos comentários que o bicho pegava de verdade.
Desde então virei super fã do buteco. Já fica aberto direto no navegador do meu celular e quando estou no pc a página também fica aberta direto. Leio todos os comentários todos os dias e de vez em quando me arrisco a digitar alguma opinião.  
Espero que este espaço continue ainda por muitos e muitos anos, comemorando muitas vitórias do nosso amado mengão.
Muita Saúde e felicidades a todos.
Heriton Castello Branco

***

Olá Buteco,

Sou o João Victor, aquele que não tem um fascínio pelo nosso ex-jogador Marinho, tudo bem com vocês?

Minha história com vocês começou no fatídico ano de 2018, como um leitor silencioso. Eu encontrei vocês bem por acaso. Havia uma coluna, bem antiga no GE onde era um blog de torcedor e cada time tinha o seu, onde o escritor remitia muito a bar, lembro que ele começava as postagens deles falando de puxar uma cadeira, pedir uma cerveja e embarcar no conteúdo deles. Eu gostava bastante do conteúdo deles que me fez procurar se essa página não existia ainda. Nas várias pesquisas no Google relacionado a bar, eu encontrei vocês. Particularmente nunca soube se eram vocês de fato que estava no GE, mas todos os posts de vocês me cativavam e eu fui ficando.

No começo tive vergonha de falar, achando até que não seria bem vindo, mas em 2019, tomei coragem e comecei a frequentar sendo um leitor mais participativo. E muito do que me motivou a falar, que foi na época de JJ, que muita gente no Buteco falava em poupar, tinha que poupar pra libertadores, pro campeonato, etc. etc., e todos ficaram incrédulos como o JJ não poupava, ia com os melhores e o pessoal criticando, até que de fato todos aceitaram e pararam de falar sobre.

Dentre muitas coisas que faz hoje o Buteco ser parada obrigatória no meu dia, seja pra interagir ou apenas pra ler o que todos os integrantes falam é a diversidade dos comentários. Tem de tudo, do satisfeito ao insatisfeito, e todos conversam e discutem numa alegria que faz anos que não vejo em redes sociais, onde todo mundo sai xingando o outro por motivo nenhum. O clima, a irreverência, as piadas, torna o Buteco um local de conforto pro dia a dia corrido. É muito bom acompanhar os jogos com o telefone do lado lendo todos os integrantes.

Inclusive é uma loucura, até mesmo quando o Flamengo ganha, se voltarmos pra ler os comentários parece que foi goleado kkkk. Eu claro que me incluo nisso, somos todos torcedores do CRF e cada um tem sua forma de torcer.

Pra não dizer que tudo são flores, teve um momento triste que foi na final do mundial de 2021, que ocorreu em 2022, entre Palmeiras x Chelsea onde cornetei muito o time do Chelsea até sair o gol deles e o Rocco por algum motivo estava de saco cheio de mim e proferiu palavras que eu não esperava vir de lá. Voltei a ser um leitor silencioso, mas eu consigo compreender o que levou o Rocco a tomar aquela atitude. Talvez tenha passado um pouco dos limites na cornetagem ao técnico da época Paulo Sousa, que meio que levou a raiva por estar frustrado pelo JJ não ter voltado. Enfim, águas passadas.

Então fico feliz por fazer parte, bem pequena na verdade, da história desse blog na qual eu não passo um dia sem visitá-lo. 

Parabéns Buteco, e que venham mais 15 anos.

João Victor de Lima Moura

***

O Buteco é uma terapia diária, além de ajudar a informar sobre tudo o que acontece no Flamengo. É bom demais debater com tantos apaixonados pelo Rubro -Negro Mais Querido. Cheguei aqui através de meu finado pai (Nelson Bata), vindo do extinto Blog da FlamengoNet. Muitos dos que aqui hoje "batem cartão" eram velhos conhecidos de lá. Vida longa ao melhor espaço virtual rubro-negro, o nosso querido Buteco.
Meus mais sinceros agradecimentos aos adms e a todos os queridos amigos pelo convívio diário e pelo alto nível do debate, muitas vezes acalorado, mas sempre com muito respeito.
Saudaçoes Rubro-Negras!
Guto Bata

***

Bom dia!
Segue meu relato sobre o buteco.
Sempre gostei muito de debater sobre o Flamengo e o futebol em geral: questões táticas, técnicas, financeiras, administrativas, a história do esporte e do clube, enfim, tudo que envolve o esporte bretão, dentro e fora das quatro linhas.
Com a idade e as obrigações aumentando, o tempo com os amigos para isso foram rareando, o que me obrigou a procurar outros locais. Por que não a internet?! Parti, então, para a procura por sites sobre o futebol e sobre o flamengo, para debates, conversas, zuações, etc. 
Mas, internet e lugares saudáveis para debater, geralmente, não combinam, né? O trabalho foi duro, mas até que, em 2018, eu encontrei o buteco. 
Comecei, acredito, como a maioria, senão todos: leitor silencioso. 
Os textos principais sempre muito bem escritos, apesar de nem sempre concordar. Os comentários sempre acrescendo informações, dados, opiniões interessantes, apesar nem sempre concordar também. 
Por que não começar a debater, então? Bom, foi o que fiz. 
Comecei a escrever, ler com mais frequência, trazer informações de outros locais para o buteco e, com certeza, passou a ser o site mais visitado por mim. Não há dúvidas.
Não há um dia que eu não entre nele, nem que seja para uma rápida passagem. Não há lugar melhor para colher informações sobre o clube, assim como para dar boas risadas, conversar sobre assuntos aleatórios, etc.
Por fim, ressalto dois momentos importantes: o ano mágico de 2019, onde era sensacional poder compartilhar tudo aquilo de especial que aconteceu, vivenciar momentos únicos na história do clube, sem falar daquela final. Absolutamente incrível.
E, por outro lado, a tragédia pandêmica, principalmente nos primeiros meses, onde praticamente nada de bom acontecia no mundo, vivenciamos perdas de amigos e familiares, mas o buteco sempre servia para desligar um pouco do noticiário ruim.
Enfim, acho que é isso. Essa é minha relação hoje com o querido site e os amigos que nunca vi pessoalmente e provavelmente nunca verei, mas que estão presentes diariamente na minha vida.
----
Lucas Alves

***

Olá amigos.
Conheci o Buteco há muito tempo, vindo da antiga Flamengonet. 
Com a mudança do sistema de comentários do Wordpress, os frequentadores foram aos poucos perdendo o interesse no blog, inclusive eu. Como tava na cara que logo logo aquele espaço seria desativado, parti em busca de um novo lugar onde se falasse prioritariamente de Flamengo e fui premiado achando o Buteco.
A princípio, estranhei o layout e me retraí. Como a maioria, comecei como leitor silencioso, entrando como convidado, mais pra sentir o espaço e ver se me cabia.
Pois bem. Não só me cabia como me completava, me acolhia e me fazia sentir pertinente. Quando dei por mim, já estava interagindo, lendo e comentando todos os dias. 
Depois de alguns anos, inclusive, quase fui colunista. Declinei do convite porque (até hoje) me desdobro entre vida acadêmica, trabalho, consultoria, atendimento na minha pequena oficina de serviços de informática e a rotina de cuidados com a saúde da minha mãe, uma graciosa jovem senhora de 86 anos.
Para além de falar de Flamengo, o Buteco é um lugar onde venho porque gosto, porque me faz bem, porque me recarrega, porque me mantém são.
Que essa energia flamenga emane peronia secula seculorum, atraindo pra si os que se sentirem tocados pelo amor ao maior clube do mundo, o Clube de Regatas do Flamengo.
Vida longa ao Buteco e a todos nós! 

Laercio 

***

Bom seguindo o conselho do Laercio vou começar minha cartinha com... 

“O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie…" 

Brincadeira kkkk 

Vamos ... 

Eu estou nessa brincadeira de internet desde 96 e desde que surgiram os queridos blogs  por 98 eu sempre gostei de escrever e falar sobre as coisas..., mas o importante dessa história foi quando eu conheci a flamengo.net. Um espaço que confesso me fez aprender muito sobre futebol e serviu para moldar meu eu torcedor... desde essa época sempre fui fascinado pelo trabalho tático e também financeiro tanto que quando jogava Championship manager meu objetivo sempre foi um Flamengo saneado e mesmo que demorasse no jogo eu conseguia esse objetivo com o fator mais legal de conseguir com o tempo ter moleques da base jogando... mas vamos acelerar isso... na flamengo.net nós vivemos anos muito difíceis e sofrido e acho que talvez isso fosse um dos motivos para existir sim um clima um pouco mais belicoso la dentro...eu mesmo era muito mais incisivo(para se dizer no mínimo) na maneira de colocar certas coisas(não mudei em tudo por que acaba que faz parte da minha natureza o gostar de que discutir), quando lá acabou eu senti que perdi um espaço para falar de futebol... sempre participei de discussões sobre outras questões em vários blogs e grupos mas sobre futebol durante anos foi somente ... e ai surgiu o Buteco... de início o clima mais leve me deixou um pouco de pé atras... mas com o tempo fui percebendo que era um espaço de recomeço bem interessante... inclusive quando cheguei pra participar propus até a ideia de gravarmos um podcast que infelizmente por falha minha não saiu do papel devido a alguns problemas de saúde mais sérios... inclusive foi um período que me afastei quase que totalmente da internet... mas ao resolver esses problemas voltei para esse lugar tão acolhedor aonde eu posso abrir a minha cerveja e me divertir e me irritar kkkk... me vejo mais maduro e mais leve hoje participando no Buteco hoje... mal comparando sinto que a flamengonet serviu seu propósito dos anos de ferro e dor q passamos e o Buteco trouxe um ar mais jovial e feliz ao ato de ver o Flamengo... obvio que temos muitos problemas a evoluir mas dentro do Buteco consigo enxergar cada dia mais o nosso caminho a camelot... com vocês eu não me sinto um dom quixote lutando contra moinho de ventos... com vocês me sinto livre pra ficar puto mas me divertir em seguida. 

Queria agradecer a todos que me suportam, e também agradecer pois durante a pandemia vivemos um período muito duro e aqui eu consegui por um sorriso no meu rosto mesmo após perder quem me era mais importante, e por isso serei eternamente grato. 

Parabéns a todos 

Um brinde e vida Eterna!  

Thiago Amado  

***

Olá, meu nome é Mauricio R. Barbosa, conheci o blog por meio do ge, achei sensacional na hora, por muito tempo só leia os posts e não assim os comentários, mas não porque não queria só não sabia que tinha a opção! Rsrsrsrs isso foi em 2018, logo comecei a ler os comentários y seguir mais o buteco, desde lá, só o abandonei um tempo no desastroso final de temporada de 2021 :'(. 
Não escrevo muito mas tô sempre de olho e considero-me conhecedor de quase todos os butequeiros e fan de alguns!! Rsrsrs. Não tenho redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc), o meu único refúgio na Net é o buteco do Fla. Agradeço exista este espaço para a Nação, e sendo (acho) o único seguidor desde Santa Cruz de la Sierra-Bolivia, é mais especial ainda, bom, esta atividade ajudará a saber se tem outros membros do buteco por estes lados do continente. Sem mais o que agregar só agradecer á administração e todos os membros do buteco por tanto. Agradecimento especial ao Gustavo, pôr quem sinto muita admiração!! Até mais Nação, SRN!!!

Maurício R. Barbosa (Bolívia)  

***

Sou Guilherme Cariuz, tenho 29 anos e descobri o buteco nessas andanças virtuais. Minha primeira memória leva a 2010 nas quartas-de-final da Libertadores no jogo fatídico contra La U no Maracanã.  
Desde então tive passagens esporádicas pelo buteco até o ano mágico de 2019. Percebi que o Buteco dava sorte em cada vitória daquele ano fantástico e nunca vou me esquecer da semana que antecedeu aquela final. Desde a cartilha do Flamenguista ao post da sexta-feira que as lágrimas rolam (não consigo rs). 
Hoje o Buteco faz parte da minha vida todos os dias, mesmo que não comente estou sempre me atualizando, já que é minha única fonte séria e segura sobre futebol pois não confio nos jornalecos e nem nos "portais". 
Todos os dias na volta do trabalho acompanho o máximo que posso dos comentários do dia, fora os textos impecáveis dos adms. 
A variedade de comentários me vicia (pelo lado bom) e me divirto com as figurinhas carimbadas do Buteco. 
Obrigado por fazerem parte dessa vida flamenga que tanto amo!!! FLAMENGO TE AMO!! 
Guilherme Cariuz

***

Fala Gustavo..
Sou horrível com palavras ..
Aportei no buteco naquela debandada do fim da Flamengo Net, já tem tanto tempo que nem lembro quando foi .
Simplesmente tenho que passar pelo boteco diariamente, mesmo que não poste nada . 
É onde consumo notícias do Mais Querido, nem faço questão de procurar nas mídias tradicionais.
Alan Carlos

***

Olá pessoal!
Sou o Eduardo Drummond Sardinha, mais conhecido como eds1975.
Minha história remonta ao fim do Flamengonet. Já não lembro o ano exato mas desconfio que faz bem mais de 10 anos que me delicio diariamente com a leitura divertida, informativa (é minha principal fonte de Flamengo há muitos anos) e com os debates (ou embates).
Considero que fiz amigos aqui, unidos por essa paixão que é o Mengão.
Que o Buteco dure muitos e muitos anos. Desejo tudo de melhor e para todos nós e para o nosso Flamengo.
Deus Salve o Mengão!
Obrigado e parabéns ao Buteco!
SRN,
Edu (eds1975)

***

O Melhor Blog do Mundo!

Salve, buteco e butequeiros. Comecei a ler o blog quando em 2014 procurava na Internet páginas sobre o Flamengo e acabei lendo um post interessante. Mas, além da qualidade da postagem, me surpreendeu bastante a variedade de comentários. Como ainda não navegava muito, e passava por momentos conturbados naquela época, eu acabei perdendo o nome do blog e só voltei em 2016. E aos poucos fui me "viciando" na parada. E cada vez mais aprendendo sobre futebol e Flamengo. 

Um abraço a todos administradores e frequentadores desse maravilhoso espaço. Hoje em dia não fico sem entrar no butecão.

Vida longa ao Buteco do Flamengo! 
SRN  
 
Felipe Maricá

***

Olá Amigos!

Eu conheci o  FlamengoNet, onde eu passei primeiro, como observador, e assim fiquei por vários dias sondando a área.

Resolvi então passar a comentar também e assim ia levando meus dias de folgas conversando sobre o Flamengo.

Com o passar do tempo, a gente vai conhecendo um pouco da característica de cada um, uns a gente passa a ter mais afinidade outros nem tanto, mas tudo dentro da civilidade.

Bem, a coisa começou a degringolar de tal forma, que era quase obrigatório o uso de colete à prova de bala, tamanho passou a ficar agressivo o espaço, e comecei a reparar que pessoas mais antigas estavam deixando de participar, e a coisa foi ficando pior e eu comecei a me afastar, até que deixei de vez o blog e dei uma pausa, porque aquilo já estava fazendo mal.

Depois de uma boa abstinência, comecei a pensar na possibilidade de criar um novo espaço, um lugar onde eu fazia questão absoluta de ter qualidade do que quantidade, eu não queria 200 pessoas interagindo que mais pareciam numa arena de Roma, eu queria qualidade, e eu tinha essa ideia fixa, qualidade nos comentários.

Foi então que resolvi criar o espaço, não tinha nome, mas eu queria algo muito informal, onde poderíamos falar de tudo um pouco, inclusive de Flamengo, foi aí que tive a ideia de colocar Buteco com U, da maneira que agente pronuncia, eu pelo menos, uma coisa simples.

Fui procurar um servidor e um receptor e fiz o Buteco 1 e 2, no 2 eu ia fazendo experiências pra poder usar no Buteco 1.

Feito isso, como eu conhecia o Gustavo do FlamengoNet falei da ideia e ele gostou , e começamos a frequentar o Buteco 1, eu e ele, um dia eu fazia um post, outro ele fazia, mas ele continuou no FlamengoNet em menor escala e eu continuava a desenvolver o Buteco.

Aos poucos íamos procurando outros que estavam descontentes no FlamengoNet e íamos falando da nossa ideia… chegava um, outro e assim íamos caminhando, os que chegavam estavam gostando, outros relutaram muito, afinal o FlamengoNet era um vício, uma droga pesada, as pessoas já estavam acostumados no espaço era difícil uma mudança.

O Buteco foi adquirindo sua própria forma, sua própria natureza, onde o essencial seria o trato com os participantes, aqueles que participavam silenciosamente sondando a área até sentirem que esse era o lugar, que podiam entrar que seriam bem tratados.

Essa foi a Pedra Fundamental do nosso Buteco, a qualidade de todos vocês que fazem do Buteco sobreviver há 15 anos. E um momento muito legal, foi uma conquista, e tudo isso sem a ajuda de cada um de vocês, não seria possível.

Obrigado de coração.

Rocco Fermo

***

Salve, Buteco!

Certo dia, lá pelos idos de 2007 ou 2008, numa navegação pelas águas virtuais da Internet, buscando informações sobre o Mais Querido, deparei-me com o site FlamengoRJ, que até hoje veicula uma série de notícias sobre o clube. Contudo, um detalhe me chamou a atenção - em cada notícia havia um espaço para comentários. Quando comecei a lê-los... Bem, fiquei maluco, aquilo me consumiu e eu passei a interagir quase que diariamente. Passado um tempo, surgiu nas sugestões de busca um tal de Blog da FlamengoNet. 

Migrei, rs. Adeus, FlamengoRJ... 

Era simplesmente fantástica a FlamengoNet! Só que, com o tempo, bem, o Rocco já explicou como surgiu o Buteco e eu não preciso repetir. Não houve competição, mas a simples busca por um modelo um pouco diferente. Os Blogs coexistiram por alguns anos, até que a FlamengoNet se foi da mesma forma que o Buteco do Flamengo surgiu - espontaneamente. 

Mas então o que significa este espaço, que hoje completa 15 anos?

O Flamengo, para mim, é uma experiência mística e transcendental. O nosso Blog é o veículo para vivermos essa experiência, e o tempo e as interações que fazemos são parte da nossa estrada na vida. Há os que chegam e os que vão, e os que continuam a seguir o caminho. 

É uma enorme satisfação ter a companhia de vocês nessa jornada, até porque, como ensinaram os mestres taoístas: a jornada é a recompensa. 

Agostinho de Hipona, o Santo Agostinho, certa vez disse que preferia os que o criticavam, pois o corrigiam, aos que o elogiavam, porque o corrompiam.

Portanto, nossa cornetas são sagradas, tal como nosso amor pelo Mais Querido! 

Disse ainda o Santo que "Ter Fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser." 

Dentro dessa fé, o Flamengo nos leva por essa estrada da vida, emprestando suas tintas para que escrevamos em vermelho e preto a nossa trajetória. 

Não importa onde estejas, Flamengo, sempre estaremos contigo, nessa estrada da vida, sob as bênçãos do nosso padroeiro São Judas Tadeu.

Que venham mais 15 anos, Amigos! 

Gustavo "Brasília" Velloso

***

A palavra, como sempre, está com vocês.

Bom die SRa tod@s.