terça-feira, 20 de junho de 2023

Checkpoint Brasileirão 2023 - Bloco 3

Olá Buteco, bom dia!

Como bem descreveu o Gustavo na coluna de ontem, voltamos à maratona! A partir de agora, encararemos nova sequência de jogos domingo/quarta/domingo, num cenário em que as duas Copas começam a afunilar e o Brasileirão caminha para a definição dos times que realmente disputarão o título. Ao final do 1º turno, apenas por duas vezes (entre elas o Flamengo 2009, sempre bom lembrar!) um time conseguiu tirar diferença igual ou maior que 9 pontos.

Há algum tempo, tenho insistido na tese de que 10 pontos a cada grupo de 5 jogos podem não ser suficientes para o título. É o mínimo que se pode fazer para tentar chegar lá, mas o ideal é conseguir 11 pontos em 15. Parece uma variação boba, mas lá na Rodada 35 pode ser a diferença entre chegar com 70 pontos (provavelmente em segundo, lutando para chegar no líder) e chegar com 77, provavelmente com o caneco encaminhado.

Nosso primeiro bloco foi muito ruim, resultado do péssimo planejamento para a temporada, que culminou em outra troca de treinador no início do Brasileirão. Com Sampaoli ainda buscando um melhor conhecimento do elenco, só ganhamos de Coritiba e Goiás, com derrotas para Inter, Botafogo e Athletico-PR. Felizmente, conseguimos nos recuperar rapidamente e fizemos a melhor campanha do Bloco 2, com 4 vitórias (Bahia, Corinthians, Vasco e Grêmio) e 1 empate (Cruzeiro), o que nos levou ao 3º lugar atual. 

Próximo bloco começa com dois jogos fora de casa nessa semana, Bragantino e Santos. Apesar de jogarmos como visitantes, esses jogos tendem a ser menos difíceis do que os que vem na sequência: o bom time do Fortaleza, o duelo-chave do 1º turno contra o Palmeiras e mais um Fla x Flu. Para chegarmos aos 11 pontos do check (e lembrando que ainda estamos devendo 3...), entendo que precisamos de 3 vitórias nesses próximos 3 jogos. Conseguindo, presume-se que estaremos disputando a liderança da competição no clássico contra o Palmeiras, na 14ª rodada. 

Em todo caso, o fato de serem os jogos menos difíceis não significa que serão fáceis. Desde que o Bragantino retornou à Série A, agora representando a Red Bull, o Flamengo não conseguiu vencê-los jogando em Bragança: pelos campeonatos de 2020 e 2021, dois empates em 1x1. Ano passado, derrota de 1x0. E contra o Santos, na Vila Belmiro, é sempre jogo complicado, embora estejamos nos dando bem nos últimos anos. 

Campeonato Brasileiro não tem jogo fácil. Mas agora é o momento de aproveitar a boa fase e o “refresco” de um jogo quase de cumprir tabela pela Libertadores, para chegarmos à liderança. Mais à frente, o cenário será muito mais difícil. 

Vamos Flamengo!!! 

Saudações RubroNegras!!!