quinta-feira, 11 de maio de 2023

Flamengo 2 x 0 Goiás - Ainda muito a desejar



Flamengo fez o dever de casa e ganhou o hoje fraquíssimo time do Goiás por 2 a 0. Sempre é bom marcar 3 pontos em campeonato de pontos corridos. É o que tem a comemorar. No mais o time do Flamengo está sofrível e nada competitivo. Com graves problemas na transição defensiva e uma dificuldade imensa de formar uma segunda linha de marcação, que virou "o problema crônico" de 2023, Flamengo deixa qualquer adversário rondar a sua área e finalizar o quanto e quando quiser. Não há pressão, todos marcam de longe e imóveis. Um quadro aterrador.

Pelo menos desta vez o Matheus Cunha jogou no lugar do Santos, que está em péssima fase. Bem mais seguro, trabalha melhor com os pés. Em um ambiente de meritocracia o Matheus Cunha seria o titular no gol, mas infelizmente a posição de goleiro não é como as outras. Dificilmente o goleiro titular é substituído por outro. Por algum motivo os técnicos ficam cheios de dedos de remover o frangueiro. Devem ter um fantástico lobby no vestiário para justificar. E desta vez  sem o Santos "chama gol", não levamos gol. Enfim.

O Flamengo começou atacando freneticamente. Como um time de pelada com bons atacantes. Descompensados, agitados, passaram todo o jogo se mandando para frente, principalmente pelo lado esquerdo, e esquecendo-se de recompor. Wesley do lado direito, fazia mais uma péssima partida. A ponto de o abandonarem por lá. No lado esquerdo com Cebolinha, Ayrton Lucas e Arrascaeta o Flamengo evoluía e trocava passes.

Então logo no primeiro tempo, jogada do Ayrton Lucas, pênalti batido pelo Pedro que se machuca no músculo. O Departamento de Futebol do Flamengo é uma piada. Gerson, Pedro, não há mais nenhum controle fisiológico, Landim e Marcos Braz destruiram tudo. Bruno Henrique o substituiu e fez uma partida objetiva sempre procurando passar de primeira, mas sem a manha de posicionamento de centroavante.

No segundo tempo Everton Ribeiro fez um belo gol de calcanhar. O que fez com que em outras jogadas na área, os jogadores do Flamengo tentassem fazer gol de calcanhar também. Uma perda de objetividade e de senso.

Comparando com Palmeiras e Fluminense, o Flamengo tá muito mal. Hoje é um time que joga um futebol de fugir do rebaixamento. Um técnico criativo demais em relação a escalação mas que não faz o básico na montagem de um sistema defensivo. Flamengo está com uma dificuldade enorme de converter oportunidade em gol. Portanto, deixar a defesa frágil na vã esperança de marcar mais gol que o adversário é uma tolice. Um time equilibrado tem os sistemas defensivo e de ataque de mesma qualidade, permitindo defesa, retomada e ataque. Flamengo basicamente tem um ataque meia bomba, uma retomada medíocre e uma defesa desastrosa. Precisa melhorar muito em tudo.