quarta-feira, 19 de abril de 2023

O Ñublense e a Estreia de Jorge Sampaoli

 

Salve, Buteco! O Clube Deportivo Ñublense, nosso adversário de hoje pela segunda rodada do Grupo A da Copa Libertadores da América de 2023, foi fundado em 20 de agosto de 1916 na cidade de Chillán, capital da Região de Ñuble, e tem por apelidos "Los Diablos Rojos" ou "El Rojo".

Pouco há o que se falar a respeito desse antigo, porém modesto clube chileno. Após estrear em certames nacionais na Série B chilena no ano de 1959, Los Diablos jogaram a Série A em apenas 15 (quinze) oportunidades, contando a temporada em curso. Como disputou a Série C por 7 (sete) vezes, teve a segunda divisão como seu habitat natural, disputando-a em nada menos do que 44 (quarenta e quatro) oportunidades. Por conta disso, seus títulos resumem-se a conquistas de torneios municipais e de algumas edições das séries B e C.

O Rojo de Chillán manda seus jogos no Estádio Bicentenário Municipal Nelson Oyarzún, de propriedade do município, com capacidade para 12.000 (doze mil) espectadores. Entretanto, por conta do estádio não atender às regras da Conmebol para sediar um jogo de Libertadores, terá que receber o Mais Querido na cidade de Concepción, menos de 100 Km distante, no Estádio Municipal Alcaldesa Ester Roa Rebolledo, onde joga o Universidad local e que tem capacidade para 33.000 (trinta e três mil) espectadores.

O nosso adversário de hoje faz campanha modesta no Campeonato Chileno da primeira divisão, ocupando apenas a 12ª colocação, com 10 jogos, 3 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. Na última partida, disputada nesta última segunda-feira, foi derrotado em casa pelo Coquimbo Unido por 1x3.

***

Considerando se tratar de uma sequência de jogos pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa Libertadores da América, mesmo que tivéssemos o poder de escolha seria difícil encontrar dois adversários tão convenientes como o Coritiba e o Ñublense para o time do Flamengo iniciar a recuperação dos absolutamente desastrosos 3 primeiros meses e meio sob o comando de Vítor Pereira. Enquanto o Coxa não vence desde fevereiro, o Rojo hoje não é nem sombra da equipe que conquistou o histórico vice-campeonato chileno na temporada passada.

Com todo o respeito aos Diablos Rojos, vencer hoje à noite é imperioso, tendo em vista a derrota na estreia para o Aucas, em que pese o Mais Querido ter que ficar de olho na maior eficiência do adversário como visitante do que como mandante.

Muito embora Jorge Sampaoli só vá estrear hoje à noite no comando da equipe, o favoritismo do Flamengo é absoluto e incontestável, assim como a sua responsabilidade de confirmá-lo.

***

A "moleza" acabará na manhã do próximo domingo, 23/4, as 11:00h, quando o Mais Querido irá a Porto Alegre enfrentar o Internacional. Pouco importa que o Colorado gaúcho não viva um bom momento, pois todos sabemos da sua força no Beira-Rio e da História, inclusive recente, desse importante e tradicional clássico interestadual. 

O treinador Mano Menezes está pouco se lixando para conceitos autorais e elaboradas filosofias de jogo. Fará o possível e impossível para fazer prevalecer o mando de campo. Por conta disso, o nosso Careca terá que se virar e buscar a preciosa vitória que nos mantenha na liderança do campeonato.

Será o primeiro grande teste para a sua capacidade de adaptação ao desafiador contexto rubro-negro.

***

O Ficha Técnica subirá as 19:00h e a bola rolará no Maracanã as 21:30h para Flamengo x Ñublense.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.