quinta-feira, 27 de abril de 2023

Flamengo 8 x 2 Maringá - Ataque efetivo

Foto: Jovem Pan

 Apesar de Sampaoli, ao final do jogo, ter criticado o ataque de 8 gols dizendo que "poderia ser de mais", o problema do Flamengo neste jogo continuou sendo a defesa, pois os dois gols do Maringá poderia "ser de mais" também, dada a facilidade com que este time fraco de Série D chegava a nossa área. Perderam pelo menos duas boas chances de aumentar o placar deles. Sendo que ainda estavam desfalcados de 4 titulares do jogo passado. 

Enfim, o jogo foi bom pro Flamengo e sua torcida. Ver uma chuva de gols e boas atuações de Gerson, Pedro e Gabigol (enfim). Gerson se reencontrando sob Sampaoli parecendo mais um meia que volante, achando vários caminhos para chegar na área. Pedro com sua movimentação impecável de centroavante além de boa impulsão. Gabigol, ainda com problemas de arranque, velocidade e mobilidade, mas desta vez emulou um Arrascaeta com passes precisos. Minha impressão é que talvez tenha ganho uma massa muscular a mais. Gabigol também teve um certo azar pois diversos passes que o deixariam na cara do gol não foram dados ou foram mal executados. Meu pensamento é que a má fase do Gabigol fez com que os jogadores hoje procurem muito mais o Pedro, que é bem mais efetivo na finalização. É um comportamento natural do ser humano. Gabigol precisa reencontrar seu prestígio, pois além de mais lento, anda perdendo gols demais e isto cobra seu preço.

Mas Pedro não quer saber disso e vai enfileirando seus gols em 2023 e por causa disso não pode ser reserva deste time. É o nosso "Haaland" tupiniquim. Não tem substituto à altura. E por isto creio que deve estar chamando atenção do exterior. Ainda bem que os técnicos que dirigem a seleção não o chamam ou não dão sequencia a ele. Infelizmente Tite deixou a seleção e o próximo pode não ser tão incapaz. 

Flamengo classificado, assim como todos os demais times favoritos para classificação. Alguns em disputa de pênaltis, o que prova que futebol não é só elenco, como o amador Marcos Braz e Landim pensam. É tática também. E uma boa tática engrandece um time. Sampaoli impôs um ritmo de treino profissional desagradando a turma das festas e do churrasco, mas necessário para exercício da profissão. Nota-se um time mais ligado em campo. Corre mais. Não abandona as jogadas como antes. 

Flamengo tem tudo para melhorar ainda que falte uma transição defensiva decente e uma formação de segunda linha. Problema que vem desde VP. Mas pelo que disseram Sampaoli é o tipo de técnico que só quer fazer mais gols do que toma. Se for assim e ganhar tudo, para mim OK. Mas em dia ruim de ataque...

Enfim, o assunto do final da noite foi a saída da Cuca do Corinthians. Subitamente redescobriram o caso notório que ele se envolveu no caso de estupro de uma garota de 13 anos em que foi inclusive condenado mas que ele se diz inocente apesar de todas as provas em contrário. Na esteira de outros casos como Daniel Alves e Robinho, a sociedade hoje exige, enfim, uma conduta ilibada. Os casos de curra e violência contra mulher não são toleráveis em hipótese alguma, ainda que forem cometidos décadas atrás. Minha esperança é que a sociedade também considere intolerável casos de roubo, corrupção, nepotismo, despotismo, etc., mas aí nestes casos só observam se a bandeira é sua ou dos outros antes de se "indignarem".