terça-feira, 25 de abril de 2023

Checkpoint Brasileirão 2023

Olá Buteco, bom dia!

Entra ano, sai ano, e o Flamengo começa o Campeonato Brasileiro perdendo pontos valiosos. 


A média histórica do Campeão Brasileiro está atualmente, em torno de 78 pontos. Até então, a tendência era essa pontuação aumentar, uma vez que a diferença entre os clubes mais fortes e os demais estava visivelmente aumentando. Não à toa, nos últimos dois campeonatos a pontuação do líder foi superior a 80 pontos.

Em todo caso, com a entrada das SAFs na jogada e o visível aumento na qualidade de times tradicionais, que brigavam para sair da Série B, aliado ao acúmulo de jogos decisivos no segundo semestre, pode ser que os times fiquem mais juntos, na tabela de classificação. É o primeiro ano dessa nova configuração, com os 12 grandes novamente tentando algo a mais no campeonato do que apenas se livrar da Série B.

De qualquer forma, um planejamento sério para o Campeonato Brasileiro não poderia ser outro que não chegar, no mínimo, aos 70 pontos na Rodada 35 (10 pontos a cada 5 jogos). Particularmente, acho pouco. Ano passado o checkpoint era de 11 pontos a cada grupo de 5 jogos, chegando a 77 na R35. Pois, adivinhem só, quantos pontos o líder tinha na rodada 35 do ano passado? Exatamente 77! A conclusão é de que, menos de 70 não dá nem pra secar os outros. E 70 pode não ser suficiente para chegar lá disputando, efetivamente, o título.

Nesse cenário, não podemos normalizar o resultado de um jogo como o do último domingo. O Flamengo entra no campeonato para disputar o título, o Inter entra para fazer uma boa campanha. Para eles, o empate em casa contra o Flamengo seria aceitável, para nós seriam dois pontos perdidos. 

Isso implica que é o Flamengo quem tem a obrigação de construir o resultado. Não podemos esperar dos adversários nada diferente de retranca, jogo físico intenso e contra-ataques. Será assim na grande maioria dos jogos, em casa ou fora. O Flamengo não pode ficar especulando o 0x0, como ficou no primeiro tempo. Só perdemos 45 minutos.

É claro que a melhoria da apresentação do time traz um certo alento. Afinal, estávamos perdendo até do Maringá, da 4a divisão nacional. Mas daí a romantizar a derrota há um abismo. O Flamengo deixou de trazer os 3 pontos muito por seus próprios problemas, naturalmente inseridos em um contexto de time em formação: displicência nas finalizações (Gabi, Gabi...) e demora ns substituições (não entendo ter direito a 5 e ficar esperando o time tomar gol pra mexer, ainda mais em um jogo às 11h...). Também não se pode tomar o gol de empate logo depois de suar tanto para abrir o placar. Que o Sampaoli saiba utilizar o que aconteceu para melhorar o time.

Não há tempo para choro. Precisamos golear o Maringá amanhã e bater no vice-líder do campeonato (!!!) no domingo. Empate não interessa,  mentalidade tem que ser essa.

Saudações RubroNegras!