segunda-feira, 27 de março de 2023

Sorteios - É contigo, São Judas Tadeu!

(Texto contraindicado para quem não lida bem com ironia)

Salve, Buteco! Nesses anos todos de Blog, mesmo durante as piores crises, sempre adotei uma postura propositiva, sugerindo caminhos que, a depender do ponto de vista, podem ou não ter sido considerados bons conselhos. Assim, sempre com a ajuda de vocês, nunca deixou de faltar uma sugestão em meus posts cuja generosa leitura sempre faço questão de agradecer (como agora).

Tenho me sentido um tanto estranho em relação ao Flamengo. Espero que não seja um mal sinal, mas estou "travado" para qualquer sugestão. Passei do ponto do "fora Braz" ou pedir a degola de Mister VP. A sensação de impotência, volta e meia descrita pelo nosso amigo Rocco, é que vem prevalecendo.

Prova disso é que, durante essa última semana, um membro do "Conselhinho do Futebol" resolveu responder a torcedores do Flamengo utilizando a ferramenta "Twitter Blue". E haja textão, Senhoras e Senhores, com direito a retuite pelo VP de Futebol... Em condições normais de temperatura e pressão, esse curioso desencadeamento de eventos seria tema natural do post de segunda-feira. Talvez alguns de vocês, mais atentos, já estivessem até esperando por isso.

E vejam só, devo lhes confessar que o post do último sábado foi meio que um rompante preparatório para esse "ex-futuro quase post", o qual, após abordar desafios perenes do Departamento de Futebol, que existem e existirão para qualquer Diretoria, terminaria atacando (literalmente) aqueles, dentro dos que foram abordados naquele misto de tuites e textão, nos quais entendo que os atuais gestores não estão tomando as melhores decisões.

Porém, o rompante rapidamente passou. Venceu o sentimento de impotência. Por ora, até para preservar minha saúde, resolvi deixar o assunto nas mãos de São Judas Tadeu. Ele, que é Santo, com certeza saberá lidar melhor com os VPs (de Futebol e Mister) e o jovem (e aparentemente empolgado) membro do Conselhinho. 

Vamos aproveitar melhor o nosso tempo e falar de temas concretos, tais como os sorteios que, entre hoje e amanhã, começarão a encaminhar o Mais Querido em duas das maiores competições do calendário, as "Copas", do Brasil e Libertadores da América.

***

Comecemos então pela Princesinha, até porque terá precedência cronológica na ordem de sorteios. Nesta segunda-feira, 27/3, as 21:00h de Brasília, haverá a cerimônia na cidade de Luque, no Paraguai, sede da Conmebol. 

A transmissão, segundo matérias do Goal e do Uol, ocorrerá pelos canais SporTV e ESPN/Star+ (TV por assinatura e streaming), bem como pelos sites do SBT (e perfis no Facebook e YouTube), GE e Band (tempo real).

Eis os potes:

 

Detalhe do Regulamento:

2.2.2.1 Metodología del sorteo – Fase de Grupos y Se procederá a sortear el Bolillero 1 con los equipos que pasarán a ocupar la posición 1 de los grupos B al H quienes serán los cabezas de serie en cada uno de los grupos. 

* Luego se proseguirá con el Bolillero 2 (posición 2) que por orden de aparición irán completando los grupos del A al H respectivamente. 

* A continuación, se extraerán los equipos del bolillero 3, que completarán la posición 3 de cada grupo por orden de aparición. 

* Por último, se procederá a sortear el bolillero 4 (posición 4), cuyos equipos ocuparán la última línea en cada uno de los grupos del A al H, respectivamente. 

* Se deja constancia de que dentro de un mismo grupo no podrá haber 2 equipos de un mismo país, por lo tanto, si resultan sorteados, pasarán a ocupar el siguiente grupo 

* se sorteará nuevamente otro equipo para dicho grupo. 

Nota (excepción a la regla): Se aceptarán 2 clubes de un mismo país en el grupo, únicamente si uno de los clubes es proveniente de la Fase 3 de la competición.

Apesar de escrito em espanhol, dá para entender em português claro que o Flamengo, assim como os demais brasileiros classificados para estrear no torneio já na Fase de Grupos, só enfrentarão outro compatriota se o sorteio lhe contemplar o Atlético Mineiro, egresso das Fases 2 e 3, popularmente conhecida como "Pré-Libertadores".

Sei que a fase não é boa e o Santo já tem trabalho demais com a atual gestão do Departamento de Futebol, mas mesmo assim vou pedir que intervenha e nos encaminhe para um trajeto mais seguro, apesar de saber que, com Mister VP, essa tarefa não é exatamente simples, até para um Santo.

Então, de repente um Monagas, um Ñublense ou um Liverpool genérico... Que tal dois desses? Será que dá, hein, Santo?

***

Agora, a Baranga Rica. 

A CBF anuncia a transmissão do sorteio, que ocorrerá quarta-feira, 29/3, as 14:00h, pelo seu próprio site e ainda pelo SporTV.

Vamos aos potes:

Como vinha lhes explicando, esse sentimento de impotência tem me feito agir de maneira estranha. Por isso mesmo, e com a mais absoluta consciência de que o Santo não deve estar aguentando mais nem ouvir o meu nome, vou recorrer a ele novamente.

Por favor, Santo, não me entenda mal.

Se eu pudesse, mandaria os dois VPs, o Conselhinho todo e o ilustríssimo Presidente Landim para um universo paralelo no qual eles pudessem conceder férias nas extensão que bem entendessem, comprometendo o planejamento da temporada e um Mundial de Clubes da FIFA; demorassem para contratar, inviabilizassem treinadores caros e lhes pagassem multas rescisórias milionárias, perdessem todas as competições possíveis e ainda se achassem no direito de, cheios de razão, meter textão para cima de torcedores no Twitter.

Mas como, até que alguém me prove o contrário, esse universo paralelo não existe, eu não tenho como mandar ninguém para lá e tudo isso está acontecendo aqui, agora, no plano real, não me resta outra alternativa, meu caro Santo, que não novamente recorrer a você. Afinal de contas, quem mandou ser padroeiro?

Então, meu Querido Santo, por favor, o Ypiranga de Erechim/RS não! Tudo menos o Ypiranga, ok? Pode ser?

Naquele universo paralelo, cair para o bravo escrete de Erechim no Colosso da Lagoa seria engraçado e poderíamos chorar de rir das caras de todos os envolvidos.

Porém, no mundo real e na fase atual, Santo, creio que daria BO e absolutamente ninguém, fora a torcida arco-íris, acharia a menor graça nisso.

Então dê aquela força pra gente, beleza?

***

A palavra está com vocês.

Boa semana e SRN a tod@s.