quarta-feira, 15 de março de 2023

Curtas Rubro-Negras

 

Salve, Buteco!

1) Fui presente a Flamengo 1x2 Fluminense e Flamengo 3x2 Vasco da Gama. Não falta dedicação aos jogadores, mas o esquema de Vítor Pereira está longe de ser por eles assimilado. No Fla-Flu, depois de um bom primeiro tempo, que poderia ter terminado com 2x0 para o Mais Querido (o que acharam do lance do Matheus França?), houve a tradicional queda de rendimento no segundo tempo, o que já não ocorreu na partida de segunda-feira à noite. 

Contudo, contra o Vasco da Gama o Flamengo sofreu com o "jogo longo" e direto do adversário, tendo suas linhas frequentemente quebradas por lançamentos e disputas em bola aérea com Pedro Raul. Ainda assim, o jogo poderia ter terminado 4x2 para o Flamengo. Arrascaeta mostrou atitude, tendo sido ele que buscou a bola após os gols vascaínos e procurou motivar os companheiros até a virada final. Gabi vive momento técnico muito ruim.

2) O 3-4-3 de Vítor Pereira tem o mesmo problema que apresentava nos tempos de Paulo Sousa. No elenco, Gérson é o único que tem condições de exercer a função box-to-box (boa atuação no 1T do Fla-Flu), pois Vidal, apesar de conhecê-la bem, pelos tempos de Guardiola no Bayern de Munique, já é um senhor de idade. Plea direita, Matheuzinho era o único jogador de profundidade no elenco. Esse é um dos principais problemas na construção de jogadas do time, que ainda está longe de seu equilíbrio ideal.

3) Lateral direita. Trágico o evento que vitimou Matheuzinho. Que São Judas Tadeu o abençoe com uma perfeita recuperação. O clube terá que se mexer até o final do Brasileiro e da Libertadores. O treinador quer qual perfil de lateral? Mais forte no apoio ou na defesa? De qualquer modo, é bom ter em mente que o prazo para inscrições no Estadual acabou na semana anterior ao jogo contra o Vasco da Gama, pela semifinal do Estadual.

4) Vítor Pereira parece ter declarado que não será em todo o jogo que escalará 3 zagueiros. Pelo andar da carruagem, terá que fazer uma improvisação na lateral direita. Pode ser um ótimo momento para mostrar que não é obcecado por um determinado desenho tático. Não temos volantes ou meias que, como no passado, poderiam quebrar um galho em um jogo específico naquela função (ex.: Fabinho, Maurinho, Willians, Christian).

5) Vergonhosa a arbitragem de Wagner do Nascimento Magalhães, marcando tudo contra o Flamengo e ainda sendo estupidamente rigoroso com Matheus Gonçalves. Jogo de domingo tem toda a cara de que será "premiado" com uma operação bem no estilo FFERJ.

Abra os olhos, Flamengo! E te cuida, Vítor Pereira, com esse futebolzinho mequetrefe! Estamos sempre de olhos bem abertos...

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.