quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Volta Redonda 1 x 3 Flamengo. Continua devendo.

Foto: Reprodução Band

Flamengo foi à Volta Redonda enfrentar o até bom time local e ao menos saiu com vitória. O futebol do Flamengo continua devendo. Vitor Pereira, nosso arquiteto, resolveu apenas trocar o sofá de lugar, não tem ainda a devida coragem de partir para uma reforma completa, se comportando mais como um decorador. Tirou Everton Ribeiro e colocou Vidal no primeiro tempo. Não mudou muita coisa. Nosso principal problema continuou exposto: Não temos marcação pelo meio. Thiago Maia está numa fase horrorosa, acho que sente a falta do Dorival que trabalhou com ele no Santos e com isto perdeu a confiança. Gerson não é João Gomes, é mais um volante de ligação. E Vidal tem a vontade mas lhe falta pernas. Arrascaeta em um péssimo primeiro tempo não ajudava.

Enfim, foi algo triste que acontecia. "Era este o time que queria ganhar o mundial?" zombavam os haters, com toda razão. O Flamengo hoje é um time pior que 2021 e 2022. Tivemos uma perda técnica e tática sensível. Até o losango mequetrefe do Dorival ainda que frágil conseguia conter alguns adversários. Hoje somos uma porta aberta para qualquer um. Basta se aproximar e vir tocando que chega a cara do gol. Santos, de novo, não fechou bem o ângulo e o Volta Redonda fez seu gol. Depois de mais uma falha de passe grave do Arrascaeta no meio de campo, cheio de adversários atrás dele. Flamengo, esticado como um time de pelada, não tinha elementos para segurar o ataque adversário. Lembre-se que Santos hoje emula o Alisson na seleção brasileira. É um goleirinho chutou entrou.

Depois no próprio primeiro tempo, surtou Dudu. O jogador violento de meio de campo do Volta Redonda. E em um golpe de judô em escanteio empurrou Gabigol pro próprio gol. Foi tão inacreditável que o bandeirinha não pode "desver". Avisou ao árbitro. E então sabemos que portal o goleiro Santos abriu a defender o pênalti adversário no último jogo. Gabigol foi bater o pênalti, muito mal, e o goleiro defendeu. Parecia o Diego Ribas.

Flamengo foi pro intervalo com Gerson machucado. Então nosso decorador trocou Gerson por Everton Ribeiro. A diva certamente ficou irritada por estar na reserva e resolveu jogar com vontade e dedicação no segundo tempo. Thiago Maia(enfim) e Vidal também saíram, restando apenas Pulgar como volante. Cebolinha, Marinho, Matheuzinho, entraram.  Com a saída do fraco Ayrton Lucas, Varela foi para a esquerda. Flamengo parecia uma barafunda. Volta Redonda chegava como queria mas falhava no último passe. Gabigol se redimindo do pênalti fez dois gols. E Pedro, o outro. Todos os gols com participação do quarteto mágico, que quando quer jogar mostra seu valor ofensivo. Mas precisa arrumar uma forma de recomposição defensiva destes caras. O saudoso JJ resolveu o problema com marcação em blocos altos. Mas aparentemente isto deve ser uma espécie de física quântica interplanetária ultra avançada no meio tático, porque ninguém consegue replicar. 

Não vejo este time alcançando grandes coisas este ano continuando assim. Lamento.