segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Limbo

Christ in Limbo; Fra Angelico; 1441
 
Limbo
substantivo masculino
  1. 1.
    bordo, extremidade.
    • CATOLICISMO
      morada das almas que, não tendo cometido pecado mortal, estão afastadas da presença de Deus, por não haverem sido remidas do pecado original pelo batismo (como, p.ex., as almas ditas justas que viveram antes do advento do cristianismo).
  2. 2.
    FIGURADO
    estado de indecisão, incerteza, indefinição.
    "um projeto ainda no l."
  3. 3.
    ausência de memória; olvido, esquecimento.
    "é um crime deixar uma obra de tanta importância no l."

Salve, Buteco! O Flamengo de Vítor Pereira está no limbo. Nosso treinador português não cometeu o pecado original das férias estendidas, mas seu trabalho nasceu desse fruto e ainda não obteve a remissão, mediante o batismo perante a Nação.

O histórico e inesquecível time de Dorival não mais existe, deixando muitos tristes, porém aquele contexto desapareceu sem reversão - o próprio treinador não está mais no clube e dois jogadores "físicos" partiram, sem reposição.

O Flamengo de Vítor Pereira não é pecado nem virtude, não é razão nem emoção; não é Dorival e nem Vítor Pereira, muito menos a sua maneira; é a escalação antiga com novos conceitos, sem que tenham correta aplicação. É um Flamengo sem identidade e memória, a perfeita descrição do limbo, tão perto do inferno, quanto da elevação.

Os 3 próximos jogos são um tanto perigosos para o nosso atual treinador português, que não pode se perder em hesitação. Amanhã, contra o Independiente Del Valle, no Maracanã, é a mais palpável e concreta chance de batismo e redenção. Seria o segundo título internacional do Flamengo no Maracanã, em toda a História, curiosamente contra o mesmo adversário, contra o qual há três anos alcançamos a glória, mas que na altitude dá muito trabalho, trazendo sempre aflição.

Vasco da Gama e Fluminense oferecerão, da mesma forma, a chance da crisma e a confirmação do batismo pela Nação. O Mais Querido é o maior vencedor da competição, porém não faltam exemplos de queda quando estava prestes a levantar a taça e se sagrar campeão.


Que o Cristo Redentor, com São Judas Tadeu, desça ao Limbo e traga a iluminação, para que o Mais Querido conquiste mais uma taça com a bênção da Nação.


Mister VP tem a menor parcela de culpa, mas ainda assim deve ter coragem para alcançar a expiação. Torço muito pelo nosso treinador e nele deposito minha fé rubro-negra, com todo o meu coração.


Boa semana e SRN a tod@s.