quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

2023



2023 vem sob expectativa e nervosismo. Novo velho governo federal, outra administração e caminhos particulares que podem ou não ajudar ou prejudicar o porvir. Estamos diante de pessoas e pessoas tendem a colocar suas crenças, interesses particulares, familiares e ganância a frente de terceiros e usam o povo marcado com utilitarismo para as cadeias de poder e de dinheiro que os colocam nestes lugares marcados. Se será bom ou não depende. Pois o bom para um é ruim para outro, e vice-versa. Que 2023 abra uma era de mais paz, menos vírus e mais progresso em todas as esferas. Social, econômica, política, etc. Muita gente deixando de falar com outras porque adota um sistema cultural e ideológico sectário, que não vê soma no confronto com outros sistemas, só subtração e divisão. Então o outro é seu inimigo, é o "extremo", é o idiota, é o objeto a ser marcado para ser exterminado dos meios de comunicação, da sociedade e "por onde eu possa olhar, porque só aceito a minha bolha". Então o cunhado faz um comentário e isto dispara seu alerta mental que liga os mísseis e a reunião familiar vira um campo minado de explosões entre parentes. Porque tudo se transformou tão tóxico em meio a um momento que vivemos de excesso de informações? Em que justamente argumentos contrários deveriam ser objeto de ponderações? Porque não há empatia. É a cultura do eu elevado à décima potência. Um eu extremamente sensível. Extremamente inseguro e medroso. Que justamente por não ter exatamente segurança no que "comprou" mentalmente não suporta a ideia disso diminuir no confronto com outra ideia e o faça refletir por si mesmo. Então vemos extremistas chamando os outros de extremistas e vice-versa. E começa o ano novo.

Flamengo em 2023. Novo técnico. O Vitor Pereira. Mais um português. Já dissecado por muitos, porém vem com uma carga emocional a mais. Dispensou o Corinthians e veio fechar com o Flamengo. E sabemos como funciona a imprensa brasileira completamente centralizada em São Paulo. Inclusive a imprensa carioca, esta invariavelmente ainda mais cruel e injusta com os times locais, numa sanha inigualável de se mostrar ainda mais capacho de São Paulo. Vitor Pereira já chega como vilão, e certamente toda experimentação que fizer que não der resultado veremos o mesmo que aconteceu com muitos craques que vieram pro Flamengo. Um ataque sem igual de toda a mídia nacional. Vão atacar, atacar, até a própria torcida ficar em dúvidas. E sabemos que ele deve sim, experimentar. Já estamos a 4 anos de 2019. O elenco envelheceu. É preciso rotacionar. É preciso novos caminhos e outras abordagens. Felizmente a Direção do Flamengo trocou de técnico, Dorival não seria o nome para uma outra abordagem. Tal como Tite é um técnico "de grupo". E o Flamengo precisa quebrar esta barreira para encontrar um novo time. Vitor Pereira pode ser este nome. Tem qualidade. Tem pavio curto. Jogadores sabem que terão que fazer por onde. Paneleiros do elenco foram embora. Agora começa uma nova ordem.

E que esta nova ordem seja boa e feliz. Terá problemas, terá raiva, terá desespero e gritaria. Mas pode haver explosões de alegria e triunfo. A vida é um mar tempestuoso em meio a um ciclone. Não controlamos o mar, só controlamos nossa reação perante a ele.

Que seja um excelente 2023 para todos nós e para o Flamengo.