quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Flamengo 1(6) x 1(5) Corinthians - O improvável



Um jogo marcado pela péssima e parcial arbitragem a favor do Corinthians. A choradeira descompensada e turbinada pela imprensa paulista no suposto pênalti que teria sido cometido jogo passado pelo Flamengo, que o VAR e qualquer pessoa de bom senso negou, fez valer um trunfo. Que nesta decisão contra o Flamengo a arbitragem estaria com as cores preta e branca.

Uma partida que o VAR tem lado não é justa. O juiz inverteu não só faltas, como marcações de saída de bola, invariavelmente ajudando apenas o Corinthians. Distribui cartões amarelos ao Flamengo em lances normais, enquanto guardava nas faltas em série dos corintianos. Enfim, uma vergonha, infelizmente já esperável para quem acompanha o futebol quando envolve qualquer time paulista.

Flamengo no entanto começou bem o primeiro tempo. Enquanto teve físico Flamengo pareceu até um time razoavelmente organizado. E rapidamente fez seu gol com Pedro em bela jogada envolvendo Arraxca e Everton Ribeiro. Nosso craques. Flamengo dominava a partida e o juiz arrancando escanteios em série pro Corinthians e deixando de marcar os do Flamengo. Enfim com o jogo controlado, Flamengo fez outro gol com Arrascaeta. Mas anulado, porque no VAR corintiano a regra de mesma linha não estar impedido não vale quando é o Flamengo. A transmissão mostrou as linhas sobrepostas e ainda assim a narração viu aquele absurdo sem comentar nada. 

Enfim, nos roubaram um gol assim na cara dura.

E veio o segundo tempo. A macumba do Vampeta enfim fez efeito, embora um tanto tardio. Flamengo voltou irreconhecível. Corinthians com todo ímpeto, lutou para fazer seu gol. Criou várias chances, uma com o atacante perdendo com gol vazio. O Flamengo morto e machucado em campo. Saindo Vidal, Thiago Maia, enfim nossos volantes e entrando Matheuzinho e Victor Hugo. Depois entrou Fabricio e o Flamengo ficou muito atrás. Tão atrás que levou seu gol à partir de uma não-marcação de falta de ataque do Corinthians em lance anterior. "Dane-se, é nóis", pensava o juizão.

Corinthians empatou o jogo. E satisfeito com a disputa de pênaltis, parou aí.

Eu também ficaria, diga-se. Flamengo em cobrança de pênaltis é triste. Santos nunca defendeu um pênalti pelo Flamengo e a rigor só o Gabigol que bate bem no elenco. E do outro lado, o goleirão Cássio. Confesso que já dava a disputa como perdida. Mas depois do pênalti perdido pelo Filipe Luis, em que Cássio adiantou a la Rogério Ceni para defender, todas as cobranças foram muito boas. E o Corinthians desperdiçou duas. Uma isolou e a outra bateu na trave. E no último pênalti, ele, Rodinei. "Meu Deus, logo quem, vai isolar". Pensei. E bateu muito bem. Rodinei. Rodilindo. 

Flamengo campeão. Uma Copa do Brasil que este elenco vencedor merecia. Agora para ele só falta a taça de Campeão do Mundo.