quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Flamengo 1 x 0 São Paulo - Pragmático

Foto: Reprodução TV Globo

Em um jogo pragmático, automático, previsível, Flamengo derrotou São Paulo por 1 a 0, sem grandes atuações individuais ou brilhante performance coletiva. Jogou como se fosse uma partida qualquer porque podia. Flamengo tem hoje um elenco tecnicamente muito superior e o São Paulo bem que tentava atabalhoadamente mas esbarrava na última linha do Flamengo, com David Luiz e Leo Pereira muito seguros. Chegou a colocar uma bola na trave, inclusive, em um raro momento de perigo. Mas o Flamengo sempre teve a partida controlada depois do 3 a 1 da vantagem construída em São Paulo. Agora espera o vencedor do confronto Corinthians x Fluminense. Ambos mais perigosos que o São Paulo, e com dois técnicos muito bons, que podem atrapalhar o hoje já previsível esquema tático do Dorival, que precisa "mudar para tudo permanecer igual", como já diria Lampedusa. 

No primeiro tempo Gabigol tentou muito. Finalizou bem, se movimentou, mas esbarrou no goleiro do São Paulo. E em um lance brilhante de movimentação do Flamengo. David Luiz inicia a jogada, Everton Ribeiro costura pelo meio e dá uma bola mortífera para Arrascaeta prevendo sua movimentação. Um time que já se conhece. Arrascaeta só toca pro lado, e vê a bola deslizando para o fundo do gol, em um destino irreversível. Logo depois Gabigol quase marca o segundo, tocando de cobertura, para uma bela defesa a la voleibol do goleiro de São Paulo, que por algum motivo tinha saído do gol cedo demais. 

Depois disso, no segundo tempo, bola na trave do São Paulo. E só. Jogo poderia ter terminado aí que ninguém sentiria falta.

Flamengo agora, finalmente, pode jogar com força máxima no campeonato Brasileiro que abandonou em benefício do Palmeiras. Resta saber a motivação dos jogadores. Serão depois 10 dias de treinos. Quem sabe Dorival sai do previsível e encontra uma nova forma tática que seja competitiva?  

Flamengo tem o problema de renovação que não estão sendo feitas. Que deveriam. Talvez traumatizado com as críticas da torcida às renovações dos ex-jogadores Diego Alves e Diego Ribas. Mas hoje Filipe Luis, David Luiz e Rodinei são titulares absolutos. Acho que cabem em uma renovação sim, tem lenha para queimar estes jogadores. Seria triste vê-los em outro time. Já os Diegos seriam um alívio. Esta é a diferença.