sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Alfarrábios do Melo

Saudações flamengas a todos.

Após um “exílio forçado” por conta de questões pessoais já resolvidas, seguimos de volta com uma curiosidade sobre o adversário do Flamengo da próxima quarta-feira. Pois. Como foi bastante noticiado, os 3-1 no Morumbi significaram a quinta vitória seguida do Flamengo sobre o São Paulo, algo bastante incomum quando se analisa o histórico do confronto. Mas houve outro momento em que o Flamengo, num curto espaço de tempo, também anotou cinco triunfos contra os paulistas do Morumbi. E justo numa época inesperada, a década de 1990, tida como uma das mais felizes da história do tricolor. Foi em 1997. Flamengo e São Paulo se enfrentaram 7 vezes, o rubro-negro venceu 5, registrando-se ainda um empate e uma vitória paulista. E são essas cinco vitórias que serão detalhadas um pouco mais a seguir.

 

O ANO DAS CINCO VITÓRIAS

 

FLAMENGO 1-0 SÃO PAULO

Maracanã-RJ, 28/01 - Torneio Rio-São Paulo, Semifinal



Antes da partida, a expectativa do treinador Júnior é construir um placar folgado. Mas o jogo contra o São Paulo de Muricy Ramalho se revela muito mais complicado. O time até faz bom primeiro tempo, mas sofre com os problemas físicos de Romário, a apatia de Sávio e, principalmente, a grande atuação de Denílson, que inferniza Fábio Baiano. Mas Sávio, em um raro momento de brilho, faz jogada individual e sofre pênalti, que Romário, o aniversariante do dia, converte com categoria. A alegria quase dura pouco. Minutos após o gol rubro-negro, Denílson é derrubado por Fábio Baiano na área, mas Valdir explode a bola no travessão, desperdiçando o pênalti. Na segunda etapa, o São Paulo exerce pressão intensa, chega a mandar duas bolas na trave (Rogério Ceni cobrando falta e Denílson), mas o Flamengo, em grande atuação de Junior Baiano, segura a magra vantagem que levará para o Morumbi.

 

SÃO PAULO 1-3 FLAMENGO

Morumbi-SP, 01/02 - Torneio Rio-São Paulo, Semifinal



O São Paulo, tido como favorito, começa pressionando e faz um primeiro tempo agressivo, empurrando o Flamengo para seu campo, mas desperdiça muitas chances. A história do jogo e do confronto muda completamente quando Romário faz jogada individual, livra-se de um marcador e serve Lúcio, que bate mascado para defesa parcial de Rogério Ceni. Na sobra, Sávio abre o marcador, aos 8’ da segunda etapa. O gol desequilibra os paulistas, que se tornam presa fácil para os contragolpes rubro-negros. Em um desses lances, Romário, imparável mesmo com dores lombares, recebe lindo passe de Lúcio e fuzila para ampliar. O tricolor ameaça ressuscitar quando o Flamengo estoura o limite de faltas (regra “importada” do basquete, em teste no torneio) e Adriano, em tiro livre sem barreira, diminui. Mas Romário quer jogo. Na saída de bola, o Baixinho avança, livra-se de um defensor e emenda rasteiro, por entre as pernas de Rogério Ceni. Com a fatura liquidada, o Flamengo “tira o pé” e o time da casa escapa de derrota mais contundente. O Flamengo volta a vencer no Morumbi depois de 13 anos e está na final do Rio-São Paulo.

 

FLAMENGO 1-0 SÃO PAULO

Mané Garrincha, Brasília-DF, 01/07 - Copa dos Campeões Mundiais, Final



Apelidada jocosamente de “Copa Silvio Santos”, a Copa dos Campeões Mundiais, torneio promovido pelo SBT reunindo as quatro equipes que, até então, são as únicas brasileiras vencedoras do Mundial Interclubes (Flamengo, São Paulo, Santos e Grêmio), parte para sua terceira edição, e é decidida justamente pelas duas que, em 1997, a levam a sério. Flamengo e São Paulo, que já haviam protagonizado um belo jogo na fase inicial, um empate em 2-2, prometem colocar a força máxima disponível para a decisão, em Brasília. É bem verdade que o rubro-negro não tem Romário e Sávio, lesionados, mas o time aposta no jovem e veloz conjunto formado pelo treinador Sebastião Rocha, que tem acumulado resultados expressivos, como os recentes 5-0 aplicados no Vitória, em torneio amistoso na Fonte Nova. O São Paulo, dirigido por Darío Pereyra, acena com os retornos de Denilson (sua estrela máxima) e Aristizábal, após o encerramento da Copa América. Mas o jogo por pouco não se realiza, uma vez que a FERJ, em litígio com o Flamengo, tenta impedir o rubro-negro de atuar, alegando já ter marcado um compromisso contra o Americano, pelo Estadual (que o Flamengo diz ter abandonado). Mas a partida acontece normalmente, e o Flamengo, mais intenso e veloz, consegue se impor e vence por 1-0, com um gol de Iranildo, que escora cruzamento rasteiro de Fábio Baiano. Destaque para o jovem goleiro Júlio César e o zagueiro Júnior Baiano, que seguram a pressão final tricolor e garantem o título do torneio para o Flamengo, que parece simbolizar o início de um novo momento. Mas a turbulência logo virá.

 

FLAMENGO 3-2 SÃO PAULO

Maracanã-RJ, 26/08 - Supercopa Libertadores, Primeira Fase



Após a demissão de Sebastião Rocha, desgastado pela perda da Copa do Brasil, pela vexatória participação no Torneio Centenário de Belo Horizonte (eliminado pelos reservas do Cruzeiro) e pelo péssimo início no Brasileiro, o Flamengo contrata Paulo Autuori, que enfim estreia no Brasil, depois de amistosos no exterior (destaque para os 3-0 no Real Madrid). E o jogo vale pelo início da participação na Supercopa Libertadores, em que dessa vez os times são divididos em grupos. O Flamengo tem a companhia de Olimpia-PAR, Velez Sarsfield-ARG e São Paulo. Na primeira rodada, confronto contra os paulistas, no Maracanã. O Flamengo, diante de 4 mil pagantes, começa melhor, chega a perder um pênalti (Sávio bate para defesa de Rogério Ceni), mas o primeiro tempo termina sem gols. Na volta, logo no início, Fábio Baiano recebe passe de Iranildo e bate cruzado, abrindo o placar. Mas o São Paulo empata de imediato, com Denilson. O Flamengo sente o gol e é pressionado, mas Iranildo, em atuação espetacular, dribla vários marcadores e cruza na cabeça de Renato Gaúcho, que não perdoa: 2-1. A seguir, Iranildo, imparável, dá passe açucarado a Sávio, que bate na saída de Rogério Ceni. A vitória parece encaminhada, mas Clemer, que vinha bem, falha num cruzamento, e França diminui. Mas não há tempo para reação. O Flamengo confirma os 3-2 e larga bem na competição. Mas perderá pontos preciosos em casa e acabará eliminado, um ponto atrás do próprio São Paulo, que no Morumbi consegue sua única vitória no ano contra o rubro-negro, 1-0 gol de Aristizábal.

 

FLAMENGO 1-0 SÃO PAULO

Maracanã-RJ, 11/10 - Campeonato Brasileiro, Primeira Fase



Sob Paulo Autuori, o Flamengo engata recuperação excepcional no Brasileiro, acumula onze jogos invictos e sai da Zona do Rebaixamento para o G-8 que indicará os classificados à Segunda Fase. A partida contra o São Paulo, no Maracanã, é tratada como chave, a ponto da Diretoria transferir o último treinamento para a Gávea, ritual tradicional em grandes jogos, para receber a energia da torcida. Nem mesmo a má fase do adversário, estacionado no meio da tabela, sensibiliza a comissão técnica, que prevê um jogo com “cara de final”. E, com efeito, o jogo é de ótimo nível. O ataque tricolor, com Marcelinho Paraíba, Dodô e Aristizábal, inferniza a defesa rubro-negra, e Clemer faz ótimas defesas. Outra atração é o veterano meia Silas, de volta ao São Paulo. O Flamengo responde com Sávio, Iranildo e Lúcio criando dificuldades para a pesada zaga adversária. Na segunda etapa, cada equipe acerta a trave uma vez, e o gol parece iminente para qualquer lado. Até que, na reta final do confronto, o jovem Athirson, que entrara pouco antes, escora uma cobrança de falta rasteira e marca o gol da vitória. Não sem antes o São Paulo, já nos descontos, acertar uma cabeçada no travessão de Clemer. A vitória coloca definitivamente o Flamengo na rota da classificação, que acabará se confirmando rodadas depois.