segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Túnel do Tempo: Vélez Sarsfield x Flamengo em Buenos Aires

Foto: Juan Mabromata/Reuters
 

Salve, Buteco! Escrevo esse texto na quinta-feira, 25 de agosto, pois a partir da sexta-feira, 26/8, estarei fora de Brasília para comemorar os 80 anos de vida do meu pai, que me ensinou a amar o Flamengo, tradição que passou para as netas (minhas filhas). Portanto, não tenho ideia do que acontecerá no domingo e nem de qual formação Dorival levará a campo. 

Então é melhor falar sobre o próximo jogo.

***

Tenho uma convicção e gostaria de partilhá-la com vocês.

Nesta particularmente complexa e difícil temporada, com um semestre de fracasso do treinador anterior em um calendário ainda mais apertado do que o costume, a chegada de Dorival Júnior coincidiu com o início de uma longa sequência de jogos muito difíceis, cujo auge ocorrerá justamente no último dia de agosto, na partida da próxima quarta-feira (31/8), em Buenos Aires, contra o Vélez Sarsfield, pelas semifinais da Copa Libertadores da América/2022.

É bem verdade que a cada semana vem sendo dito que "é a pior sequência da temporada", mas se vocês pararem para olhar o calendário e as tabelas, constatarão facilmente que, desde o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil (13/7), à exceção da goleada sobre o Juventude em Brasília (20/7), o time titular, nos meios de semana, só disputou jogos decisivos e extremamente tensos e "pegados" pelas duas copas.

Então, existe um "desgaste acumulado", o qual, na minha opinião, é mais de ordem mental, claro que também causando efeitos na parte física dos jogadores. Como todo mundo sabe, estresse é um mal pandêmico na atualidade e esse fator pode coexistir com excessos no extracampo por parte de alguns atletas. Logo, uma causa não exclui a outra e até acho que ambas se fazem presentes.

Neste blog, cansamos de de bater na tecla de que ninguém jamais venceu as três competições - duas copas e o Campeonato Brasileiro. Em 2017, chegamos às finais de duas copas, mas a vaga na Libertadores/2018 veio pelo Brasileiro, na última rodada, no limite extremo (6º lugar). 

Comparando com o exemplo mais recente, a temporada/2021, concluo que, por mais que ano passado tenhamos chegado às semifinais das duas maiores copas (e final da Libertadores), e mesmo descontando os problemas estruturais no Departamento de Futebol, 2022 parece trazer um cenário ainda mais desafiador, por conta do calendário mais espremido e de um semestre extremamente conflituoso com Paulo Sousa. 

Apesar disso, temos concretas chances de, pela primeira vez na História, chegarmos às finais das duas Copas e possivelmente ainda vivos na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Observem que, graças à boa campanha na fase de grupos da Libertadores, bem como ao sorteio da ordem de jogos na Copa do Brasil, a partir do confronto contra o Ceará no Maracanã, pela 25ª Rodada do Campeonato Brasileiro (4/9, 11:00h), o Mais Querido passará a disputar maior quantidade de jogos no Maracanã, justamente o contrário do que ocorre no momento, especialmente no corrente mês de agosto, no qual, até a próxima quarta-feira (31/8), terão sido disputados nada menos do que 7 jogos fora de casa e apenas 4 no Maracanã (!).


Data

Quarta-feira 2/8


Sábado 6/8


Quarta-feira 9/8


Adversário

Corinthians (f - 2x0)


São Paul(f - 3x1)


Corinthians (c - 1x0)

Competição

Libertadores da América – Oitavas de final, ida (f)

Campeonato Brasileiro – 21ª Rodada

Libertadores da América – Oitavas de final, volta (c)

Estádio

Itaquerão


Morumbi


Maracanã

Domingo 12/8


Athlético/PR (c - 5x0)

Campeonato Brasileiro – 22ª Rodada

Maracanã

4ª Feira 17/8

Athlético/PR (f - 1x0)

Copa do Brasil – Quartas de Final – Volta (f)

Arena da Baixada

Domingo 21/8

Palmeiras (f - 1x1)

Campeonato Brasileiro – 23ª Rodada

Allianz Arena

4ª Feira 24/8


São Paulo (f - 3x1)

Copa do Brasil – Semifinal (Ida)

Morumbi

Domingo 28/8, 18:00h


Botafogo (f)

Campeonato Brasileiro – 24ª Rodada

Nílton Santos

4ª Feira 31/8, 21:30h

Vélez Sarsfield (f)

Libertadores da América – Semifinal, ida (f)


José Amaflitani

Domingo 4/9, 11:00h

Ceará (c)

Campeonato Brasileiro – 25ª Rodada


Maracanã

4ª Feira 7/9, 21:45h

Vélez Sarsfield (c)

Libertadores da América – Semifinal, volt(c)


Maracanã

FDS 11/9

Goiás (f)

Campeonato Brasileiro – 26ª Rodada


Serra Dourada ou Serrinha

4ª Feira 14/9

 

São Paul(c)

Copa do Brasil – Semifinal (Volta)

Maracanã

FDS 18/9

Fluminens(f)

Campeonato Brasileiro – 27ª Rodada


Maracanã

DATA FIFA


MDS 28/9

Fortaleza (f)

Campeonato Brasileiro – 28ª Rodada


Castelão

FDS 1º/10

Bragantino (c)

Campeonato Brasileiro – 29ª Rodada


Maracanã

MDS 5/10

Internacional (c)

Campeonato Brasileiro – 30ª Rodada


Maracanã

FDS 9/10

Cuiabá (f)

Campeonato Brasileiro – 31ª Rodada


Arena Pantanal

4ª Feira 12/10


Indefinido

Copa do Brasil – Final (Ida)

Indefinido

FDS 16/10

AtléticMineiro (c)

Campeonato Brasileiro – 32ª Rodada


Maracanã

4ª Feira 10/10

A se confirmar

Indefinido

Copa do Brasil – Final (Volta)

Indefinido

FDS 23/10

América/MG (f)

Campeonato Brasileiro – 33ª Rodada


Independência

3ª/4ª Feira 25-26/10*

Santos (c)

Campeonato Brasileiro – 34ª Rodada


Maracanã

Sábado 29/10

Indefinido

A se confirmar

Libertadores da América – Final – Jogo Único (n)


Monumental Isidro Romero Carbo

3ª Feira 2/11*

Corinthians (c)

Campeonato Brasileiro – 35ª Rodada


Maracanã

FDS 6/11

Coritiba (f)

Campeonato Brasileiro – 36ª Rodada


Couto Pereira

MDS 9/10

Juventude (f)

Campeonato Brasileiro – 37ª Rodada


Alfredo Jaconi

FDS 13/11

Avaí (c)

Campeonato Brasileiro – 38ª Rodada

Maracanã

* Não se pode descartar o adiamento do jogo da 34ª Rodada do (s) finalista (s) brasileiro (s) para a semana seguinte à final da Libertadores, prevista como de “escape” no calendário oficial da CBF.


Somado a isso, temos ainda o fator "Data Fifa", que, se por um lado nos tirará alguns jogadores, por outro trará providenciais dias de descanso e recondicionamento para o restante do elenco. Logo, é fácil perceber que, com a chegada de setembro, o cenário passará a ser mais favorável ao Mais Querido do Brasil (e do Mundo). Não é absurdo confiar em uma subida de produção do elenco.

Tudo na vida é contexto e, em razão disso, penso que as úteis e necessárias avaliações que corretamente apontam problemas táticos e individuais do time precisam ser postas dentro do difícil cenário julho e, especialmente, de agosto.

***

O mais legal da retrospectiva dos jogos contra o Vélez Sarsfield em Buenos Aires é poder celebrar o ídolo Sávio, que, nas edições da Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1995 e 1997, fustigou o nosso próximo rival com duas grandes atuações.

1) 14 de Setembro/1995 - Vélez Sarsfield 2x3 Flamengo (Supercopa/1995)

2) 28 de Outubro/1997 - Vélez Sarsfield 0xFlamengo (Supercopa/1995)


A vitória mais recente veio com o treinador Rogério Ceni, nosso adversário na última quarta-feira, e campeão, pelo Mais Querido, do Brasileiro/2020, bem como do Estadual e da Supercopa do Brasil de 2021. 

3) 20 de Abril/2021 - Vélez Sarsfield 2xFlamengo (Libertadores/2021)



***

O jogo da próxima quarta-feira é de difícil prognóstico, eis que o adversário não parece ter seu foco no Campeonato Argentino. Além disso, o elenco que enfrentou o Flamengo pelo Grupo G da Libertadores/2021 parece ter sofrido uma profunda reformulação, somada à troca de treinador. Por isso mesmo, qualquer análise que se faça do atual Vélez deverá ter por melhor parâmetro os dez jogos pela Libertadores/2022, além de alguns outros pontuais do certame portenho.



O treinador uruguaio Alexandre "El Cacique" Medina, de efêmera passagem pelo Internacional no início da temporada (durou menos do que o Paulo Sousa), gosta de aplicar o jogo de posição, mas com uma "pitada Felipão", fugindo do perfil mais "fair play" dos adeptos do mesmo sistema tático, haja vista a quantidade de confusões em que se envolve, inclusive agressão (chute) em um jogador do Godoy Cruz, em recente partida pelo Campeonato Argentino. O vídeo viralizou nas redes sociais.

Diante disso, acho razoável esperar algo em torno da pressão exercida pelo São Paulo na quarta-feira passada, pela Copa do Brasil, condensada com um "clima típico de Libertadores", bem "das antigas", dentro e fora de campo.

É preciso foco e atenção máxima para terminar bem esse especialmente complicado mês de agosto. O desafio é enorme, até porque coincidirá com o pico do desgaste físico e principalmente mental do time.

***

A palavra está com vocês.

Boa semana e SRN a tod@s.