quinta-feira, 14 de julho de 2022

Flamengo 2 x 0 Atlético-MG. Infernal no bom sentido.

 Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

"O inferno de seu adversário é um paraíso". 

E o Flamengo, contra todos os prognósticos mais pessimistas, arrancou sua classificação na Copa do Brasil para a próxima fase vencendo o Atlético-MG por 2 a 0. E com isto evitando os malfadados pênaltis que este elenco já provou ter sérios problemas a respeito. 

Foi um ótimo jogo do Flamengo em termos de espetáculo. Um time raçudo, diria até bem equilibrado entre defesa, meio de campo e ataque, com todos indo muito bem. Com destaque especial a linha de quatro defensiva: Rodinei, Felipe Luiz, David Luiz e Leo Pereira. Aliás, todos eles já foram (e mesmo são) motivos do chatíssimo "haterismo" da torcida, sempre atrás de próximo "Judas" para malhar no próximo sábado. Rodinei, depois do erro incrível de seu gol contra no jogo contra o Corinthians, atuou como isto não fosse com ele, fazendo talvez sua melhor exibição pela lateral direita do Flamengo até aqui. Felipe Luiz primoroso ao fechar a porta na lateral esquerda defensivamente. E David Luiz sendo "o xerife" da zaga, atuando mais uma vez muito bem, escorado pelo agora muito bom zagueiro Leo Pereira, que ninguém (ou a maioria) não queria ver mais pelas costas. No meio João Gomes e Thiago Maia fechando o meio e fazendo transições rápidas. Nenhum dos dois querendo ser o reserva do Vidal, que se apresentou ao público ontem. E, obviamente, espera ser o titular.

E no ataque, Everton Ribeiro, com ótimo dinamismo na parte ofensiva e defensiva, aparecia bem nos setores de campo em que atua. Arrascaeta, mais livre pelo campo, costurava pela esquerda e direita, possibilitando que Pedro e Gabigol se movimentassem com lógica. 

E Pedro? Com a sequência de jogos reapareceu aquele Pedro que a torcida espera sempre ver. Decisivo, determinante, embora errasse nas finalizações fez todos os passes para gol e ainda deixou o Gabigol cara a cara com o goleiro, para finalizar mal, como é de praxe ultimamente.

Enfim, a torcida do Flamengo deu um show no estádio. Gritando muito, fazendo um ambiente de muita pressão. Porém do lado de fora fez um espetáculo deplorável. Primeiro atirando fogos na madrugada perto do hotel em que os jogadores adversários estavam hospedados, tirando a tranquilidade do local em que moram muitos velhinhos, crianças e gente doente. E sem despertar os adversários, que dormem tranquilamente atrás de janelas de 2 a 3 camadas antirruído, como de qualquer hotel de luxo. Depois apedrejou o ônibus do Atlético MG e com isto podendo ferir gravemente alguém, causando a interrupção do jogo. Fora a invasão no estádio e pancadaria. Futebol muitas vezes desperta o pior no instinto das pessoas especialmente quando estão em grupo. Então todos ficam valentes. Os covardões de meio de semana. Mas qual a culpa do Atlético MG no cartório? Trataram lá a torcida do Flamengo com violência com direito a polícia local atropelar com cavalo um casal de rubro negros, jogando-os ao chão, para a risadas dos covardes de sempre. Isto gerou um sentimento de revolta coletivo. A Polícia Mineira, ao contrário da Carioca, simplesmente adere ao clima de jogo e se comporta mais como torcida organizada local do que exercita seu papel institucional de segurança. Sendo uma vergonha.

Enfim, e o Flamengo? Jogou torto. Não se tinha jogadas pela esquerda. Falta profundidade pelo setor. Hoje o Flamengo é um time que basicamente sai da direita e vai pro centro. Por algum motivo deixaram o Rodinei mais livre no primeiro tempo, o que acarretou vários jogadas do lateral, seguidas por Everton Ribeiro. E justamente na frente do Turco, o técnico do Atlético MG. Não temos nada com isto e o Flamengo perdeu gols em sequencia, até marcar o seu em linda jogada de Pedro e mais espetacular complemento do Arrascaeta.

Veio o segundo tempo. Times voltam iguais. Mas, o lado direito do Flamengo estava mais ocupado e o Atlético começou a se criar por ali. Logo o Flamengo equilibrou o jogo, Marinho entrou para dar uma correria, e Arrascaeta marcou um gol que os botafoguenses de Minas reclamarão até o século XXX, pois a bola pareceu que não entrou, mas entrou em cabeçada do Arraxca. 

Depois os gandulas  agiram de forma torpe, a mando de um imbecil, talvez, escondendo as bolas do jogo, e com isto o Flamengo sendo penalizado por mais tempo de prorrogação pela incrível ótima e assertiva arbitragem de jogo. Quem dera que todas fossem assim.

Flamengo classificado e agora esperar a próxima batalha.