quinta-feira, 28 de julho de 2022

Flamengo 0 x 0 Athlético PR - Ataque contra defesa e arbitragem



Mais uma vez o torcedor rubro negro foi contemplado com a péssima arbitragem de Luiz Flávio Oliveira, que, profundamente amador, carrega o vício do clubismo e tem com ele uma raiva atroz do Flamengo que o faz expulsar em todo jogo que apita um jogador do clube. Ontem foi David Luiz, outro dia foi Diego. Podem xingá-lo à vontade menos se for jogador do Flamengo e para isto nem precisa xingá-lo de verdade que até para isto ele inventa. Mais um motivo deste modelo de arbitragem amadora acabar. Assim como dirigentes de futebol profissional. Não podem ser amadores. Tem que ser especialistas, frios e cobrados pela melhor eficiência.

Enfim, e o jogo em si de ontem? O CAP "ganhou". Isto é, conseguiu o resultado esperado pelo arcaico técnico Felipão. Que manda sua equipe bater e parar o jogo porque sabe que tem a ajuda da arbitragem brasileira para isto. Até o Fernandinho, que jogava como profissional na Inglaterra, mal chega no Brasil se transforma em um jogador diferente. Distribuindo cotoveladas, fazendo cera, tudo que ele não fazia na Europa, mostrando enfim seu verdadeiro caráter. Mas porque? Porque a Europa preza por seus campeonatos que vende mundo afora. E um jogador assim torna o produto invendável. Mas aqui podem ser violentos à vontade. Podem se comportar como marginais em campo e tudo bem. A CBF é uma instituição podre, cuja eleição é combinada entre Federações podres. Logo o sistema inteiro é uma ruína.

Tão ruína quanto o Maracanã. Que um juiz de primeira instância disse que é aberto para todos os clubes, dane-se quem seja o responsável administrativo e o estado ótimo de campo. Como tudo no Brasil, a decisão é populista, nada técnica e intempestiva. E então alguns poucos ainda se admiram como um país tão cheio de recursos continua tão atrasado. Vendendo matéria prima e comprando elas transformadas bem mais caras. Porque forma instituições horrorosas. Formação educacional esdrúxula. Tudo é carregado no sentimentalismo, na emoção, e jogam a razão sempre na lata de lixo em pró do que "eu sinto". Então às vésperas da eleição, o governador age de forma populista, o juiz também e a imprensa nem preciso dizer, e chega enfim a um modelo de gestão de estádio inexequível. Enquanto isto e o Engenhão? Ninguém toca no assunto. Porque o que gera clicks é o Flamengo.

E ontem? Flamengo tentou, tentou. Bola bateu na trave duas vezes. Gabigol continua errando todas as finalizações, porém, ao menos uma ontem, chegou mais perto com uma bola explodindo no travessão e outra com um jogador tirando em cima da linha. Tite no estádio pode ter influenciado a urucubaca (também sou brasileiro e creio no sobrenatural). Mas se movimentou bem demais e criou bastante. Pedro quase não teve oportunidades mas conseguiu finalizar algumas vezes. Enfim, foi dia de ataque contra defesa, com direito a um pênalti claro em cima de Leo Pereira, que chegaram a arrancar a camisa dele dentro da área. Mas nem o juiz viu, nem o VAR, que no Brasil piora a cada dia. E ninguém questiona o porque. Mas Deus tá vendo. Dizem. Como não viu também a comentarista de arbitragem da sempre péssima Globo. Que precisou rever 10 vezes um puxão claro na área para finalmente chegar a conclusão que foi pênalti. Mas o vermelho pro Arrascaeta viu na mesma hora. Que aliás, sendo justo, deveria ter levado. Cometeu uma falta por trás perigosa.  Mas isto foi o "bode expiatório". O juiz pode cometer mil falhas contra o Flamengo mas o discurso dos antis sempre irá focar na falha em que o Flamengo "foi ajudado". 

Flamengo muito bem no primeiro tempo e no segundo tempo, Dorival substituiu mal tirando Everton Ribeiro que era o cérebro do time. Arrascaeta jogou mal todo o tempo. Colocou Cebolinha que, sem espaço na lateral, nada pôde fazer. Era mais jogo pro Vitinho inclusive, que tem um chute de meia distância melhor e sabe jogar por dentro. Ou pro Lázaro, Vitor Hugo, que seja. Vidal entrou mais uma vez bem no jogo e no próximo deve entrar como titular no lugar. 

Enfim, empatamos. Próximo jogo no tapetinho sintético molhado, com direito ao show de agressão dos torcedores deste time pequeno aos nossos torcedores no entorno do estádio e toda pressão na arbitragem. Precisamos jogar melhor porque duvido que saiam pro jogo lá também. Vão querer os pênaltis.