quinta-feira, 30 de junho de 2022

Tolima 0 x 1 Flamengo. A despedida de Pitico


Torcida do Flamengo nunca foi de perdoar. Particularmente quando o time vem em má fase. Modo "hater" assume e começa o estado persecutório em relação a jogadores-alvos de ataques. Andreas Pereira, vulgo "Pitico", é um deles. Um dos poucos jogadores do time que faz transição ofensiva com velocidade, tem bom passe e um chute razoável. Neste elenco meia-boca de hoje do Flamengo era um valor. Mas foi estigmatizado pela falha na decisão contra o Palmeiras na Libertadores de 2021 e sua compra foi cancelada devido ao repúdio demonstrado pela torcida também indignada com a destruição do conceito de profissionalismo por esta (indi)gestão atual, que culminou na renovação de jogadores fim de linha mas "donos do vestiário", porque é assim que a mente arcaica do dirigente amador de clube brasileiro ainda trabalha. E temos no Flamengo o representante-mor desta categoria em vias de extinção, o Marcos Braz. O vereador que nunca está na Câmara e sim desfilando sua incompetência no Flamengo.

E pela incompetência deste dirigente, o  Flamengo foi a campo com Diego Ribas de volante, meia, sabe-se lá a função deste fantasma giratório. E Felipe Luiz, um jogador que não tem mais físico para ser lateral. Junte a isto um Arrascaeta que não se encontrou ainda sob Dorival e o Gabigol, que parece emular Neymar na pior maneira possível, perdendo sua relevância. Um Everton Ribeiro água com salsicha e inesperadamente Leo Pereira e Rodinei fazendo boas partidas. E o Santos. Finalmente um bom goleiro para chamarmos de nosso depois de um longo inverno com eliminações e derrotas humilhantes graças aos goleiros perebas Diego Alves e Hugo.

E quanto ao jogo? Flamengo jogou mal e confuso. Mas achou seu gol em um ótimo chute de Andreas Pereira. Goleiro devia ter assistido jogos anteriores do Flamengo e achou que jamais se acertaria uma finalização de longe, sendo uma impossibilidade técnica. Mas acertou. E o Flamengo, contra os prognósticos da maioria da torcida aterrorizada pela escalação inicial, aliás, mais uma vez vazada com grande antecedência, começou vencendo.

Tolima não é lá estas coisas. Time fracote. Mas fez um gol anulado. Flamengo com Dorival ao menos aprendeu a fazer linha de impedimento. Nem isto o português conseguia. Tolima tentou ir ao ataque mas o Flamengo armou um bom bloqueio de última linha no primeiro tempo, criando, portanto, poucas chances de gol.

Veio o segundo tempo, Flamengo mal consegue passar do meio de campo. Claro que voltou com o mesmo time e Diego Ribas atuando mal por onde passava. Andreas corria de lá para cá perseguindo os rápidos jogadores do Tolima. Santos começou a fazer boas defesas. Eles estavam chegando. Porém, antes tarde que nunca, vieram as substituições, entrada de Marinho, Lázaro e Ayrton Lucas que deram outra motivação. No final Pedro entrou no lugar do ciscador cai-cai do Gabigol e quase fez um gol. Talvez no esquema simplório do Dorival, o Pedro, afinal, seja um jogador mais relevante que Gabigol no time. Gabigol se movimenta muito e isto pode atrapalhar inclusive o Arrascaeta que se encontra hoje mais perdido que cebola em salada de fruta.

Ao final venceu. E é isto que queremos. Vitórias. Que uma vitória venha no jogo de volta do Flamengo. Sem Diego Ribas, por favor.