terça-feira, 14 de junho de 2022

IncaívelFla


Olá Buteco, bom dia!

Média histórica dos rebaixados: 44 pontos.


Pontuação segura para escapar: 47 pontos.


Não imaginávamos passar por essa vergonha de estudar pontuação para escapar de rebaixamento tão cedo, não é? Infelizmente, é o que tem para hoje. Talvez estejamos sendo alarmistas e o time dê um jeito com Dorival, mas a história mostra que as quedas de times grandes não se resumem ao endividamento excessivo acumulado por estes clubes. O caso do Grêmio, ano passado, é o episódio a ser considerado, quando tentamos entender o que está acontecendo com o futebol do Flamengo.

Grêmio foi campeão da Libertadores com a melhor dupla de zaga do país, naquela época: Kannemann e Geromel. 5 anos depois, continuam a formar juntos, só que agora na Série B. Além deles, o Grêmio ainda tem Edilson, Thiago Santos e Diego Souza aparecendo frequentemente entre os titulares.  Alguma semelhança com o Flamengo de Diego Alves, Isla, David Luiz, Felipe Luís, Arão, Everton Ribeiro e Bruno Henrique???

Ninguém imaginava um Grêmio rebaixado, até porque não existia problemas financeiros lá. Mas, como cá, eles tiveram um ciclo vitorioso com o departamento de futebol comandado por um treinador histórico (para eles). Quando o treinador saiu, o modelo desandou. Soa familiar para vocês???

E quanto às trocas de treinadores? Renato saiu do Grêmio em Abril de 2021, há pouco mais de 1 ano, portanto. De lá para cá, eles tiveram Tiago Nunes, Felipão, Vagner Mancini e agora Roger (que já balança no cargo), fora os interinos. Flamengo, após JJ, teve Domenec, Ceni, Renato, Paulo Sousa e agora Dorival Jr, que já chegou balançando.

Enfim, a cartilha do rebaixamento está sendo seguida direitinho pelo Flamengo. No mais, depois de relativizarmos os vice-campeonatos, só falta mesmo é ouvir que “muitos outros times grandes já caíram e não sumiram por isso”.  Desculpem-me, amigos, mas eu sou da época do “Deixou chegar, fudeu!” e do “Time grande não cai!”. A primeira expressão já foi pro saco, a segunda está indo.

O Flamengo é incaível. Até deixar de ser.

Saudações RubroNegras