segunda-feira, 20 de junho de 2022

Faltam 30 Pontos

 

Salve, Buteco! É realmente uma pena que a nossa semana comece de maneira tão melancólica. O cenário é desolador. A tristeza começou com essas imagens deploráveis as quais, infelizmente, não foram repercutidas por quem transmitiu a partida e por outros meios de comunicação que cobriram o evento:


A passividade da Diretoria em relação a deploráveis eventos como esse, que formam no conjunto uma escalada de ódio contra a Nação Rubro-Negra, é um espelho da acomodação e da omissão que marcam a gestão do futebol, bem como de quem deveria supervisioná-la.

***

Sejamos francos, o Flamengo passará em branco na temporada de 2022. Não existe a mais remota chance de título em qualquer das três competições. Pior ainda, se por um milagre avançar nas Copas correrá risco ainda maior de rebaixamento para a Série B.

Vocês podem não concordar e espero que não me levem a mal, mas a eliminação na Copa do Brasil, para mim, seria um livramento. Numa conta bem simples, descontando um dia de jogo e outro de folga de uma semana "normal" ou com dois jogos, e os deslocamentos, o Flamengo teria 6 (seis) meios de semana com 4 (quatro) a 5 (cinco) dias livres para preparação, que somariam ao todo mais ou menos um mês. Portanto, nesse cenário, curiosamente o Atlético pode ser ao mesmo tempo algoz e salvador.

Não vejo outro caminho para evitar o pior.  Os indícios estão à nossa frente, claros como a luz do sol. Como alerta a jornalista Raisa Simplício (@simpraisa) neste tuite, como visitante, o Flamengo, em 7 (sete) jogos, tem 2 (dois) empates e 5 (cinco) derrotas. E no total são 6 derrotas em 13 jogos.

Campanha de rebaixado. Vejam o levantamento do rubro-negro @eulucas_crf neste tuite, comparando o desempenho de rebaixados em temporadas anteriores na 13ª Rodada:

Vasco da Gama (2013) - 18 pontos

 Botafogo (2014) - 13 pontos

Internacional (2016) - 20 pontos

Cruzeiro (2019) - 10 pontos

Botafogo (2020) - 12 pontos

Vasco da Gama (2020) - 19 pontos

Grêmio (2021) - 10 pontos  

Como disse o rubro-negro Patrick (@Patrick_1972) neste tuite, atualmente "o Flamengo tem o time mais desorganizado, menos intenso e com a pior mentalidade da Série A". Todos os adversários seguiram o exemplo tático e científico (estrutural, extracampo) do Flamengo de antes da pandemia, enquanto a irresponsável (indi) gestão de Rodolfo Landim e Marcos Braz retardou além do limite a reformulação do elenco e ainda destruiu a estrutura científica do Departamento de Futebol do clube, como bem explicado nesta matéria do jornalista Diogo Dantas (@diogodantas), publicada ontem em O Globo (para quem não conseguir abrir, transcrevi a íntegra em comentário pela manhã no Ficha Técnica de ontem).

É preciso abrir os olhos antes que seja tarde demais.

***

O jogo de ontem, de certa maneira, repetiu o Flamengo de Paulo Sousa. Resquícios de bom futebol até mais ou menos a metade do primeiro tempo e queda brutal de rendimento no restante da partida. O primeiro gol atleticano saiu de uma falha de marcação de Vitinho, que sequer acompanhou Nacho Fernández e sua penetração na grande área rubro-negra. Estou longe de ser hater do jogador e inclusive me incluo entre aqueles que veem qualidades em seu futebol, mas é compreensível a repulsa que a torcida manifesta por conta de lances como esse (excetuados episódios de agressões pessoais).

Ayrton Lucas acompanhava Hulk e Vitinho deixou Nacho livre de marcação
A não ser por duas finalizações na primeira metade dos 45 minutos iniciais, o Flamengo foi absolutamente burocrático e inofensivo enquanto teve a bola no restante da partida. As substituições de Dorival Junior pioraram ainda mais a equipe, pois bem ou mal Andreas Pereira, mesmo com os defeitos exibidos na marcação, era um dos jogadores mais voluntariosos.

Aliás, o time colecionou atuações individuais pífias durante os 90 minutos. A situação de Gabigol precisa ser enfrentada com coragem e franqueza tanto pela Diretoria, quanto pela torcida. Não adianta reclamar só do Vitinho, do Arão ou de outros já "marcados" há anos. A estrela da companhia há tempos mal se sustenta em pé e não consegue mais ganhar um duelo individual. Vive e entra em campo escorando-se na fama e arrasta-se como uma alma penada. Fora de campo, desrespeita o clube e a torcida se autointitulando debochadamente como "artista". Merece não só um banco, como até mesmo não ser relacionado para as partidas até demonstrar alguma reação nos treinamentos. E ainda digo mais: no estado em que se encontra, não acrescenta absolutamente nada e só atrapalha como líder negativo. Por isso mesmo, uma negociação inclusive seria bem vinda.

Prosseguindo com as análises individuais, Everton Ribeiro e De Arrascaeta estiveram muito, muito abaixo, com vergonhosas atuações. Marinho parecia estar entorpecido e seu comportamento dentro de campo foi e vem sendo anormal, para dizer o mínimo. Arão nada acrescentou ao time e Lázaro demorou para entrar, sendo incompreensíveis tanto a demora de Dorival para colocá-lo em campo, como a entrada de Diego Ribas no final da partida. É difícil imaginar o que o treinador esperava com essa substituição.

No frigir dos ovos, com um pouco de boa vontade, salvaram-se Ayrton Lucas, bem na defesa e no apoio, João Gomes e, pelos vinte minutos iniciais, Andreas Pereira.

Everton "Cebolinha" Soares é muito bem vindo e agregará muito, mas se o Flamengo não abrir o cofre de maneira séria, trazendo reforços por critério técnico e não por relações mal explicadas com empresários, estará flertando de maneira irresponsável com o rebaixamento para a Série B.

***


Faltam 2 anos, 6 meses e 10 dias para terminar o segundo mandato de Rodolfo Landim na Presidência do Clube de Regatas do Flamengo.

Fé, irmãs e irmãos.


A palavra está com vocês.

Bom die SRa tod@s.