quarta-feira, 18 de maio de 2022

Dois Dedos de Prosa

Salve, Buteco! O Mais Querido venceu bem e isso sempre nos traz muita alegria. A vitória vale dois dedos de prosa nessa fria manhã de maio.

***

1) O Flamengo de Paulo Sousa tem excertos de bom futebol, muito embora sem regularidade e nem sempre com bons resultados correspondentes. Um dos pontos fortes, até aqui, vem sendo o desempenho no Maracanã. Por conta disso, se o treinador prosseguir no comando da equipe até o final da temporada e se o desempenho for mantido, jogar em casa a segunda partida dos mata-matas da Libertadores pode ser uma boa vantagem, que não deve ser desprezada.

Dificilmente alguém tirará o primeiro lugar geral do Palmeiras. O concorrente do Flamengo ao segundo lugar geral é o Estudiantes de La Plata, que tem um gol a menos de saldo e jogará fora de casa contra o Vélez Sarsfield na última rodada do Grupo C, no qual a disputa pela segunda vaga é acirrada.

2) A torcida do Flamengo, historicamente, sempre vaiou com bola rolando os jogadores que individualmente comprometem o time. Na conceitual visão dos Paulos Sousa e Grilo (Falante) sobre o potencial e o desenvolvimento do Hugo, talvez jamais um goleiro que falha tanto tenha tido tantas oportunidades de ser titular. As vaias eram esperadas dentro desse contexto, até porque houve muitas falhas recentes. Ser a favor ou contra varia de acordo com a opinião de cada um. Pessoalmente, não gosto de vaias durante os jogos. Insinuar racismo é canalhice e covardia.

3) Circula um vídeo do comentarista Pedrinho sobre desgaste físico e a maneira como o time do Flamengo corre. Meu amigo Ricardiola, o Mestre da Tática, lembra que o programa é contemporâneo aos tempos de Renato Portaluppi como treinador do time. Apesar disso, pode se aproveitado para o momento atual. Bom, ruim, certo ou errado varia de acordo com critérios como tempo de trabalho, qualidade de jogo e resultados. O tempo se encarregará de trazer uma melhor avaliação.

4) Paulo Sousa precisa assimilar a profundidade da relação histórica do Flamengo com o Campeonato Brasileiro, até para poder cobrar do time a mesma dedicação que vem mostrando na Libertadores. A torcida não aceitará nada menos do que disputa pelo título, por conta dos elenco e orçamento que o clube possui. O treinador será cobrado para que entregue resultados na competição. Nada poderia ser mais justo e natural. É tolice e "cagação de regra" esperar o contrário.

5) Curtam a vitória e seus pequenos sabores. Igualamos o retrospecto contra a Universidad Católica e os ultrapassamos no saldo de gols. Tivemos ótimas atuações de Everton Ribeiro e Rodrigo Caio. O ambiente ficou mais leve para buscar três pontos no sábado, contra o Goiás, segundo jogo da sequência do Rio, iniciando a recuperação no Campeonato Brasileiro. A temporada é longa e tudo pode melhorar.

***

Acabaram sendo cinco dedos de prosa.

Aproveitem o dia.

SRN a tod@s.