segunda-feira, 18 de abril de 2022

Sinergia

Salve, Buteco! A vitória de ontem me trouxe alívio. Como havíamos conversado durante a semana, ela inaugurou uma sequência de jogos muito difícil, com dois clássicos interestaduais contra São Paulo e Palmeiras, e ainda o Athletico/PR na Arena da Baixada e a Universidad Católica em Santiago. Em outros tempos, dos quais não tenho saudades, o Flamengo marcaria entre 2 a 4 pontos nesses jogos. Hoje a perspectiva é de, quem sabe, ao menos oito. 

2019 ainda é um parâmetro muito alto, o qual, por isso mesmo, não faz bem a ninguém - torcida, elenco e o treinador Paulo Sousa. Mas com os pés no chão, não é exagero dizer que a vitória de ontem remete a boas campanhas do Mais Querido no Brasileiro, algumas culminando com título, outras não, como, por exemplo, a recuperação da Tropa de Elite do Papai Joel no Brasileiro/2007 e as arrancadas para o hexa, em 2009, e para o octa, em 2020. Foi a melhor partida sob o comando do português, superior até mesmo à sequência Atlético/MG e Botafogo.

O mais importante, entretanto, é que a sinergia está de volta. Torcida jogando com o time, time focado em vencer. Dá para ao menos começar a sonhar novamente.

***

Gostei muito da volta pressão que o time exerceu sobre a saída de bola do São Paulo, especialmente no primeiro tempo. Desde que Jorge Jesus se foi, nunca havia sido tão bem executada, a ponto de conferir até maior solidez defensiva ao time. Por isso mesmo, o jogo do Flamengo voltou a fluir, com duas grandes chances criadas e perigosas conclusões a gol de Everton Ribeiro e Gabigol, ambas defendidas pelo arqueiro são-paulino, antes do próprio Gabigol abrir o placar, após lindo passe de Arrascaeta e uma precisa assistência de Lázaro. Quanto ao gol do São Paulo, é bom lembrar que a marcação da bola aérea também não é o forte de Matheuzinho e Isla, que apresentam a mesma deficiência de Rodinei. Contudo, parece claro que o cria da base e o chileno são melhores opções para disputar a titularidade. O gol tricolor foi marcado na primeira finalização do adversário no jogo, e por isso, sem condescendência, é justo afirmar que o time só desceu para o vestiário em igualdade no placar contra o São Paulo porque o goleiro Jandrei teve atuação primorosa.

Já no início do segundo tempo o São Paulo cresceu no jogo. Alguns analistas, durante a semana, apontaram a semelhança entre os esquemas táticos de Rogério Ceni e Paulo Sousa no Flamengo. Curiosamente, na etapa final de ontem ambos os treinadores trocaram os dois alas e a partir dessas substituições o Flamengo voltou a retomar o controle da partida. Foi assim que, dois minutos após Arrascaeta acertar a trave esquerda de Jandrei em cobrança de falta, João Gomes deu um lindo passe de trivela para Isla, que marcou um golaço batendo de esquerda e recolocando o Mais Querido na frente do placar. Apenas três minutos depois, Marinho fez grande jogada pela esquerda, cortou para o meio, penetrou e chutou. Arrascaeta, agachado, com um leve desvio de cabeça deu números finais à partida. 

Individualmente, João Gomes foi o melhor em campo, tendo merecidamente sido eleito como tal pela transmissão da Rede Globo. O cria demonstrou desenvoltura não apenas na marcação, como de costume, mas também na construção das jogadas. Outros destaques foram Arão, com grande partida na zaga, Arrascaeta, com a genialidade de sempre, e Lázaro, até se cansar. Thiago Maia foi um leão no combate no meio de campo. Além deles, Isla renasceu no Flamengo.

***

O Palestra talvez seja o time mais entrosado no Brasil, mas ainda não embalou no Campeonato Brasileiro, contrastando com o início fulminante na Libertadores. Em duas rodadas, foi derrotado em casa pelo Ceará, força mediana do certame, e empatou em Goiânia com um dos candidatos ao rebaixamento, o Goiás. Apesar da evolução rubro-negra demonstrada contra o São Paulo, pode-se dizer que a "Vara" ainda está em melhores condições, além de ser bem superior ao próprio tricolor paulista.

Felizmente, a sinergia promete estar novamente presente na quarta-feira, contra o Palmeiras, também no Maracanã, provavelmente com casa cheia. E ela será fundamental para o Mais Querido somar mais três pontos e se colocar de vez na luta pelo título.

Além disso, é bom lembrar que será o primeiro confronto com o rival após a fatídica final da Libertadores/2021. Também por esse motivo, é inegável que o confronto terá um caráter simbólico.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.