sexta-feira, 15 de abril de 2022

Alfarrábios do Melo

 

Saudações flamengas a todos.

Há algumas semanas, a conta do Twitter do Flamengo celebrou o aniversário de Tita, numa ação que causou espécie e gerou certa repercussão (não necessariamente positiva). Essa homenagem, que se soma a recentes cumprimentos a nomes como Bebeto e Luiz Antonio “Processinho”, suscitou-me ganas de ajudar o pessoal do Flamengo, no sentido de promover futuras lembranças de índole compatível à dos citados. Afinal de contas, engajamento é tudo...

Então, aí vai minha humilde contribuição. Um time inteiro de possíveis “aniversariantes”, com direito a treinador de bônus.

* * *

MURALHA

O nome já sintetiza a passagem marcante desse goleiro de Seleção Brasileira. Com atuações tecnicamente rumorosas, onde demonstrou toda a qualidade do seu controle emocional, jamais recebeu a indiferença da torcida, tendo várias vezes seu nome gritado nos estádios. Sua destreza na defesa de cobranças de pênaltis ficou marcada na história. Então, 10 de novembro é dia de seguir o coração e registrar o aniversário de Alex Muralha.


COCADA

Mais do que reserva de ninguém menos que Leandro, mais do que participante do tricampeonato brasileiro, mais do que isso tudo, é o precursor de uma era que já dura 34 anos. Por isso, 16 de abril é dia de parabenizar Lucas Cocada ao som de 34 primaveras cantando “ô, ô, ô, vice de novo!”


RODRIGO

Um homem. Um dedo. Um dedo guerreiro. Figura robusta e impositiva, frequentemente com o dedo apontado para o adversário, sempre fez questão de demonstrar toda a sua classe e elegância em campo. Assim, 27 de julho é para ser celebrado com gritaria e dedo no... teclado, saudando e parabenizando esse ícone do fair-play.


GONÇALVES

Um jogador à frente do seu tempo. Um atleta que, mais de trinta anos antes, já prestava serviços de entrega antes disso virar convênio com a Pereira & Pereira Delivery Ltda. Zagueiro especializado em gols por cobertura, merece, portanto, que lhe sejam entregues todas as homenagens no dia 22 de fevereiro.


BRANCO

Todo o viço e o frescor exibidos pelo lateral do tetra ainda estão presentes na nossa memória. Afinal, não há como esquecer aquele 1995, o Ano do Centenário. Além disso, até hoje Branco, agora lidando com as convocações para as Seleções da CBF, demonstra-se acessível e solícito com as demandas do Flamengo a níveis que chamam atenção. 04 de abril é seu dia!


VAMPETA

Profissional com alma de amador, inebriou o Maracanã com demonstrações inequívocas da raça e do amor à camisa que exalou em suas atuações. Suas declarações sinceras ainda são largamente lembradas. Então, não vamos fingir que 13 de abril é um dia qualquer. Que seja uma data com muitas saudações e bons fluidos. Mas nada de Vampetaço...


EDERSON

Jogador que ajudou muito em um período de transição, com sua presença constante em campo e sua notável resistência física. Podemos perceber o quanto uma passagem é marcante pela forma como ela é relembrada após virar parte do passado. E o carinho e o reconhecimento mostrados por Ederson ao se referir à sua experiência flamenga demonstram como essa premissa é verdadeira. Em 13 de janeiro, parabéns para você!


CONCA

É nos pequenos frascos que estão os melhores perfumes. Clichês à parte, Darío, nos 27 minutos que esteve em campo defendendo as cores preta e vermelha, convenceu a todos do tipo de custo-benefício de que se revestiu sua contratação. Sua condição física indiscutível, inclusive, invoca a vontade de estender manifestações enérgicas a todo o Departamento de Futebol do Flamengo da época, responsável por esta inolvidável experiência. Em 11 de maio, vida longa a Conca!


MARCELINHO CARIOCA

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. É disso que se lembra ao falar de um jogador com carisma e simpatia relevantes, notório espírito de grupo e, acima de tudo, fiel às cores flamengas, dentro e fora de campo. Decisivo nos grandes momentos, deve, sim, ser celebrado quando o calendário marcar 01 de fevereiro. Vai, Marcelinho!


BORGHI

Muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o fracasso está na expectativa. E um nome sintetiza essa singela frase: Claudio Borghi. Chegou para ser grande. Veio para liderar. E, de certa forma, tornou-se um símbolo de um Flamengo pós-Zico. É bem verdade que não foram muitas (a rigor, foi apenas uma), mas as tardes no Maracanã em que ostentou sua condição atlética e sua capacidade física eriçaram os pelos de toda uma Nação. 28 de setembro, feliz cumple, Claudio!


EDMUNDO

Vértice do mortal triângulo que se eternizou como o ataque dos sonhos, em sua fugaz história no Flamengo defendeu com ardor e denodo o rubro-negro. Deu a cara pra bater, estampou gestos eloquentes ao rival, encarnou a essência de um período que jamais será ignorado. Quando chegar o dia 02 de abril, pare um pouquinho, descanse um pouquinho, suspire e dê seu afago ao Animal.


MANO MENEZES

Treinador de convicções sólidas, dotado de uma peculiar rigidez no cumprimento de compromissos, incapaz de deixar o clube na mão. Foi de um gesto altruísta e visionário de Mano que emergiu a mobilização que valeu ao Flamengo o tricampeonato da Copa do Brasil. Todo 11 de junho é o momento, pois, de deixar um sincero abraço neste tão corajoso comandante.