sexta-feira, 4 de março de 2022

A Visão Míope


A miopia é um erro refrativo bastante comum em que os olhos podem ver nitidamente de perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.

Qual a visão do Flamengo, enquanto instituição, referente ao futebol? Atualmente é gerenciado por um Vice Presidente não-remunerado, que rapidamente se torna amigo de jogadores, auxiliado por um Conselho de outros amadores que invariavelmente demonstram nada aprender com a experiência.

Flamengo entrou 2019 com uma ótima estrutura, capital e um elenco de primeira grandeza. Contratações que deram super certo, além da troca de um técnico claudicante por outro muito superior e estrangeiro. Parecia que apesar do Marcos Braz, o Flamengo tinha um rumo. Um norte voltado a conquistas em que gestão de elenco, condições de treinamento e atratividade salarial seriam as características de uma era vencedora. 

Mas tudo isto foi enganoso. Vemos hoje que o dirigente amador e o séquito de palpiteiros boquirrotos são míopes em termos de futebol. Incapazes de avaliar o fim do momentum de jogadores no time, pois se tornaram amigos e talvez dependentes da habilidade dos mesmos de "comandar o vestiário". Brasileiro tem esta questão de relacionamento embutida em suas relações profissionais. Vimos isto em vários setores. É o primo medíocre que faz o design, é o cunhado encostado chamado para gerenciar o que não sabe, enfim, é o costume local. Mas uma instituição quase bilionária tem a obrigação junto aos seus associados e no caso de clube de futebol, aos seus torcedores, de entregar o melhor possível. Dinheiro não falta para contratar os melhores profissionais para análise técnica de jogadores, comissão técnica, etc.

Mas contratar melhores profissionais exigiria o afastamento dos amadores. E isto no caso do Flamengo não funciona. Porque os amadores participam da política para poderem dar pitacos no que não sabem no futebol. 

Temos então um time sem goleiro, sem zagueiros de qualidade suficiente, recheado de ex-jogadores que ganham uma fortuna para nos envergonhar em campo e principalmente, com 2 anos seguidos de técnicos horrorosos, medíocres, porém mais fáceis para os amadores assustados lidarem. 

Flamengo não tem, portanto, na pessoa do Landim e dos associados que o elegeram, uma preocupação de ser a instituição mais profissional possível na condução de seu core business, o futebol. E isto paga seu preço. Até contra a Fluminense hoje, um time de bem menos investimento, não podemos dizer que somos favoritos. E eles com Abel. Flamengo está em franca decadência, não conquistando mais títulos e sendo facilmente batido por qualquer time com um pouco mais de qualidade no futebol. Paulo Sousa, que parece, enfim, um técnico de mais qualidade depois desta sequência horrorosa de escolhas patéticas do Marcos Braz & Cia, terá um imenso trabalho, até porque conta agora com um elenco envelhecido e cheio de lacunas para poder formar um time verdadeiramente competitivo. 

Espero que a próxima gestão seja mais responsável e profissional em relação ao clube mas mantendo este modelo de VP amador cheio de poderes, será impossível.