terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Tá melhorando!!!

Olá Buteco, bom dia!

Na coluna de hoje, vamos conversar sobre o planejamento do Novo Mister Paulo Sousa para este Flamengo 2022. Começaremos apresentando as escalações desses 4 primeiros jogos e o número de participações de cada jogador do elenco:


Flamengo 3x0 Boavista – Marinho, Gabigol e Pedro

Hugo

Gustavo Henrique – Noga – Cleiton

Mateuzinho – Thiago Maia – Gomes – Renê

Vitinho – Marinho – Pedro

Entraram: David Luiz, Everton Ribeiro, William Arão, Gabigol e Rodinei

 

Flamengo 0x1 Fluminense 

Hugo

Gustavo Henrique – Leo Pereira – Filipe Luís

Rodinei – William Arão – Andreas – Everton Ribeiro

Diego – Arrascaeta – Gabigol

Entraram: Isla, Gomes, Vitinho, Marinho e Lázaro

 

Flamengo 2x1 Audax – Gabigol, Gol Contra

Hugo

Isla – Leo Pereira – Filipe Luís

Mateuzinho – Thiago Maia – Andreas – Lázaro

Arrascaeta – Gabigol – Pedro

Entraram: Cleiton, Everton Ribeiro, William Arão, Marinho e Diego

 

Flamengo 5x0 Nova Iguaçu – Gustavo Henrique, Arrascaeta, Gabigol, Pedro e Diego

Hugo

Fabrício Bruno – Gustavo Henrique – Leo Pereira

Rodinei – William Arão – Gomes – Everton Ribeiro

Arrascaeta – Gabigol – Marinho

Entraram: Filipe Luís, Pedro, Diego, Renê e Vitinho

 



A amostragem é pequena, mas o sistema de jogo já é conhecido pelo Torcedor RubroNegro, assim como as disputas em cada posição. Já percebemos, por exemplo, que o time jogará com uma linha de 3 zagueiros, com dois alas mais avançados nas extremidades do campo e que todos devem saber desempenhar mais de uma função no sistema de jogo.

Quanto aos setores, havia uma preocupação com a linha de zaga, especialmente pelo pequeno número de zagueiros de ofício. Mas, com a contratação do Fabrício Bruno, a utilização do Filipe Luís como zagueiro pela esquerda e o aproveitamento do jovem Cleiton (que, por sinal, teve boas apresentações), o setor parece que será resolvido. Daqui, talvez a maior insegurança é no aproveitamento do Isla como zagueiro pela direita. Em todo caso, imagino que essa ideia seja cada vez menos utilizada, deixando o chileno na briga pela ala direita mesmo.

Aliás, a participação do Isla na seleção chilena acabou atrasando um pouco a integração dele no esquema. Na única partida em que foi titular, acabou entrando na zaga, o que não parece ser sua maior qualidade. Gostaria de vê-lo jogando de ala, mas Rodinei tem aproveitado bem as oportunidades na posição, com boas movimentações ofensivas, especialmente no último jogo. Na esquerda, um jogador mais cerebral como Everton Ribeiro traz uma dinâmica interessante ao time, assimétrica. E se quisermos mais velocidade, como na direita, temos o Ramon para entrar.

Na frente, a qualidade individual é absurda. Arrascaeta, Marinho, Gabigol, Pedro, Vitinho e ainda tem Bruno Henrique para estrear. Se conseguirmos deixar o esquema redondinho, esses jogadores têm tudo para fazer uma temporada avassaladora, em número de gols. Na verdade, mesmo após a saída do Mister JJ, o Flamengo foi uma máquina de fazer gols. Então, aqui na frente é só ajustar para não desperdiçarmos tantas chances quanto temos desperdiçado nesses últimos tempos. 

Tá melhorando! Olhando para a tabela acima, realmente é possível perceber a necessidade de um cara mais diferenciado para jogar nessa dupla de volantes. Nesse esquema, os volantes não podem ser burocráticos, naquela de recebe da zaga e toca para o meia, eles são volantes/meias. Precisam sair para o jogo quanto temos a bola e participar dos ataques. Nesse último jogo, vimos tanto Gomes (mais) quanto Arão (um pouco menos, depois foi até para zaga) arriscando os passes em profundidade e entrando na área. Interessante é que o Arão fazia bem essa função com JJ, mas depois acabou mais recuado e, desde então, parou de infiltrar. Andreas, no que eu vi, precisa aparecer mais, não me traz a confiança que poderá ser o dono do meio-campo. 

Amanhã tem Madureira, no Sol de três e meia da tarde, provavelmente um time bem alternativo, com mais jovens do que o habitual. Aposto em Mateuzinho, Cleiton, Lázaro, Gomes e Vitinho entre os titulares. E domingo, a Supercopa em Cuiabá, o grande jogo que encerra essa primeira parte da preparação para a temporada. Depois, serão mais 4 jogos (dois clássicos) e as finais do Estadual, encerrando a pré-temporada.

Vamos Flamengo!!!

Saudações RubroNegras!!!