segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Fúria em Tópicos

Salve, Buteco! Vocês me desculpem, mas o post de hoje não trará uma análise aprofundada do jogo. Não tenho cabeça para isso. Vou tentar me segurar, mas será o modo desabafo mesmo, em tópicos:

1) o Flamengo jogou melhor do que o Atlético/MG durante os 90 minutos. O receio de que o treinador ainda não tivesse arrumado o time não foi confirmado. Paulo Sousa é claramente superior a Domènec Torrent e Rogério Ceni, seus antecessores adeptos do jogo de posição, assim como a Renato Gaúcho, em todos os aspectos. Todos. Agrada-me a postura firme e a maneira direta e sincera pela qual aborda os problemas.

2) Mister Paulo está certo quando afirma que "para melhorar é melhorar essa fome, essa determinação de querer ganhar, acho que esse é o grande desafio que todos nós temos que ter. É esse espírito que temos que ter. A humildade de perceber que nada ganhamos, tudo aquilo que ganhamos ficou para trás. O presente é importante, e é o desafio para cada um de nós." Trata-se de um diagnóstico preciso da situação atual do elenco do Flamengo. Porém...

3) De nada adianta Mister Paulo diagnosticar corretamente se, ao virar o jogo, substitui Bruno Henrique por Diego Ribas, tendo Marinho e Pedro no banco de reservas. Foi uma das piores substituições que já vi em partidas decisivas do Flamengo, comparável à de Everton Cardoso por Mattheus Oliveira na semifinal da Copa do Brasil em 2014, contra o mesmo Atlético/MG. Diego Ribas não tem mais condições de competir em alto nível no futebol brasileiro. Desde que foi barrado por Dorival Junior em 2018, não joga futebol para ser titular no Flamengo, mas começou titular com Jorge Jesus (até a contusão em Guayaquil) e voltou a ser titular com Rogério Ceni e Renato Gaúcho (não se esqueçam dos 0x3 contra o Athletico/PR ano passado). Paulo Sousa parece querer repetir o erro ou, no mínimo, tratá-lo como uma espécie de 12º jogador. Por quê? O que justifica esse prestígio e essa vergonhosa renovação?

4) De nada adianta Mister Paulo falar em "fome de ganhar" se suas substituições deixam potenciais bons batedores de pênalti, como Marinho e Pedro, de fora da decisão. Se é conivente e omisso com a absurda pipocada de Gabigol no pênalti perdido por Vitinho. Qual é a explicação para Gabigol não ter cobrado o pênalti? O jogador precisa ser chamado à responsabilidade, assim como o treinador, pela omissão.

5) Até quando os Heróis de Lima viverão dos créditos de 2019? Ser vice-campeão se tornou rotina, agora é normal? Quando é que Gabigol e Bruno Henrique criarão vergonha na cara e voltarão a jogar bola? A chama vencedora de 2019 se apagou. Mister Paulo quer reacendê-la, mas é cada vez mais duvidoso que o elenco tenha motivação para tanto.

6) Qual é o problema com Rodrigo Caio, David Luiz e Bruno Henrique? Por que jogam tão pouco? Há erro de diagnóstico do Departamento Médico? O que sustenta Márcio Tannure no cargo? O que mais precisa acontecer para haver uma mudança no setor?

7) Por que o Flamengo não tem um goleiro de ponta, à altura do seu orçamento e de suas metas esportivas? Por que o contrato de Diego Alves foi renovado? Como um goleiro frágil emocionalmente como Hugo Souza permanece no elenco sem assistência psicológica? 

8) Aliás, como é que um elenco que desperdiça quatro chances de conquistar um título não tem profissionais para cuidar de sua estrutura emocional e psicológica? A instabilidade do elenco é o espelho de sua Diretoria e seus bate-bocas inúteis na imprensa e nas redes sociais, que cada vez mais atraem antipatia e resistência ao Flamengo, dentro e fora das quatro linhas.

9) O que faz o vice-presidente de futebol na Europa? Qual é a justificativa? Qual é o ganho para o clube com essa viagem? Onde estão as contratações? Goleiro, zagueiro, lateral/ala esquerdo, meia box-to-box, atacante de lado? O que justifica a contratação de Andreas Pereira? O presidente Landim assistirá a tudo de braços cruzados?

10) Meu respeito a Giorgian De Arrascaeta e João Gomes, o primeiro por mais uma atuação com garra e alto padrão técnico em um jogo decisivo, e o segundo por ser a alma do time e cada vez mais merecedor da titularidade. Foram os dois melhores em campo, na minha opinião.

Bom dia e SRN a tod@s.